Insuficiência cardíaca - fluidos e diuréticos
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue mais bombear sangue rico em oxigênio para o resto do corpo de forma eficiente. Isso faz com que o fluido se acumule em seu corpo. Limitar a quantidade que você bebe e a quantidade de sal (sódio) que ingere pode ajudar a prevenir esses sintomas.
Quando você tem insuficiência cardíaca, seu coração não bombeia sangue suficiente. Isso faz com que os fluidos se acumulem em seu corpo. Se você beber muitos líquidos, poderá apresentar sintomas como inchaço, aumento de peso e falta de ar. Limitar a quantidade que você bebe e a quantidade de sal (sódio) que ingere pode ajudar a prevenir esses sintomas.
Os membros da sua família podem ajudá-lo a cuidar de si mesmo. Eles podem ficar de olho em quanto você bebe. Eles podem verificar se você está tomando os medicamentos da maneira certa. E eles podem aprender a reconhecer seus sintomas precocemente.
Seu médico pode pedir que você diminua a quantidade de líquidos que bebe:
- Quando sua insuficiência cardíaca não é muito grave, você pode não ter que limitar demais os seus fluidos.
- À medida que sua insuficiência cardíaca piora, pode ser necessário limitar os líquidos a 6 a 9 xícaras (1,5 a 2 litros) por dia.
Lembre-se de que alguns alimentos, como sopas, pudins, gelatina, sorvete, picolé e outros, contêm líquidos. Ao comer sopas grossas, use um garfo, se puder, e deixe o caldo para trás.
Use um copo pequeno em casa para os líquidos durante as refeições e beba apenas 1 xícara (240 mL). Depois de beber 1 xícara (240 mL) de líquido em um restaurante, vire a xícara para que o garçom saiba que você não quer mais. Encontre maneiras de evitar ficar com muita sede:
- Quando estiver com sede, masque chiclete, enxágue a boca com água fria e cuspa, ou chupe algo como bala dura, uma rodela de limão ou pequenos pedaços de gelo.
- Fique calmo. Superaquecer vai te deixar com sede.
Se você tiver problemas para acompanhar, anote o quanto você está bebendo durante o dia.
Comer muito sal pode causar sede, o que pode fazer com que você beba demais. O sal extra também faz com que mais fluido permaneça em seu corpo. Muitos alimentos contêm "sal escondido", incluindo alimentos preparados, enlatados e congelados. Aprenda a fazer uma dieta pobre em sal.
Os diuréticos ajudam o corpo a se livrar do fluido extra. Freqüentemente, são chamados de "pílulas de água". Existem muitas marcas de diuréticos. Alguns são tomados 1 vez por dia. Outros são tomados 2 vezes ao dia. Os três tipos comuns são:
- Tiazidas: clorotiazida (Diuril), clortalidona (Hygroton), indapamida (Lozol), hidroclorotiazida (Esidrix, HydroDiuril) e metolazona (Mykrox, Zaroxolyn)
- Diuréticos de alça: Bumetanida (Bumex), furosemida (Lasix) e torsemida (Demadex)
- Agentes poupadores de potássio: Amilorida (Midamor), espironolactona (Aldactona) e triamtereno (Dyrenium)
Existem também diuréticos que contêm uma combinação de duas das drogas acima.
Quando estiver tomando diuréticos, você precisará fazer exames regulares para que seu provedor possa verificar seus níveis de potássio e monitorar como seus rins estão funcionando.
Os diuréticos fazem com que você urine com mais frequência. Tente não tomá-los à noite, antes de ir para a cama. Tome-os todos os dias à mesma hora.
Os efeitos colaterais comuns dos diuréticos são:
- Fadiga, cãibras musculares ou fraqueza devido a baixos níveis de potássio
- Tontura ou vertigem
- Entorpecimento ou formigamento
- Palpitações cardíacas ou batimento cardíaco "trêmulo"
- Gota
- Depressão
- Irritabilidade
- Incontinência urinária (não ser capaz de segurar a urina)
- Perda do desejo sexual (devido a diuréticos poupadores de potássio) ou incapacidade de ter uma ereção
- Crescimento do cabelo, alterações menstruais e voz profunda em mulheres (devido a diuréticos poupadores de potássio)
- Inchaço mamário em homens ou sensibilidade mamária em mulheres (devido a diuréticos poupadores de potássio)
- Reações alérgicas - se você é alérgico a sulfas, não deve usar tiazidas.
Certifique-se de tomar o diurético da maneira que lhe foi prescrita.
Você saberá qual é o peso certo para você. Pesar-se ajudará você a saber se há muito líquido em seu corpo. Você também pode achar que suas roupas e sapatos estão mais apertados do que o normal quando há muito líquido em seu corpo.
Pese-se todas as manhãs na mesma balança ao se levantar - antes de comer e depois de usar o banheiro. Certifique-se de usar roupas semelhantes a cada vez que se pesar. Anote seu peso todos os dias em um gráfico para que você possa controlá-lo.
Ligue para o seu provedor se seu peso subir mais de 2 a 3 libras (1 a 1,5 kg, kg) em um dia ou 5 libras (2 kg) em uma semana. Ligue também para o seu provedor se perder muito peso.
Ligue para seu provedor se:
- Você está cansado ou fraco.
- Você sente falta de ar quando está ativo ou em repouso.
- Você sente falta de ar ao se deitar ou uma ou duas horas depois de adormecer.
- Você está ofegante e com dificuldade para respirar.
- Você tem uma tosse que não passa. Pode ser seco e cortante, ou pode parecer úmido e mostrar cuspe rosado e espumoso.
- Você tem inchaço nos pés, tornozelos ou pernas.
- Você tem que urinar muito, principalmente à noite.
- Você ganhou ou perdeu peso.
- Você tem dor e sensibilidade na barriga.
- Você tem sintomas que você acha que podem ser dos seus medicamentos.
- Seu pulso, ou batimento cardíaco, fica muito lento ou muito rápido, ou não está estável.
HF - fluidos e diuréticos; ICC - alta do CDI; Cardiomiopatia - descarga de CDI
Eckel RH, Jakicic JM, Ard JD, et al. Diretriz da AHA / ACC de 2013 sobre a gestão do estilo de vida para reduzir o risco cardiovascular: um relatório do American College of Cardiology / Força-tarefa da American Heart Association sobre as diretrizes de prática. J Am Coll Cardiol. 2014; 63 (25 Pt B): 2960-2984. PMID: 2423992 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24239922/.
Mann DL. Manejo de pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 25.
Yancy CW, Jessup M, Bozkurt B, et al. Atualização do ACC / AHA / HFSA de 2017 da diretriz ACCF / AHA de 2013 para o manejo da insuficiência cardíaca: um relatório do American College of Cardiology / Força-Tarefa da American Heart Association sobre as Diretrizes de Prática Clínica e da Heart Failure Society of America. Circulação. 2017; 136 (6): e137-e161. PMID: 28455343 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28455343/.
Zile MR, Litwin SE. Insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 26.
- Doença coronariana
- Insuficiência cardíaca
- Níveis elevados de colesterol no sangue
- Pressão alta - adultos
- Aspirina e doenças cardíacas
- Colesterol e estilo de vida
- Controlando sua pressão alta
- Dicas de fast food
- Insuficiência cardíaca - descarga
- Insuficiência cardíaca - monitoramento residencial
- Insuficiência cardíaca - o que perguntar ao seu médico
- Dieta pobre em sal
- Insuficiência cardíaca