Proteinose alveolar pulmonar
A proteinose alveolar pulmonar (PAP) é uma doença rara em que um tipo de proteína se acumula nos sacos de ar (alvéolos) dos pulmões, dificultando a respiração. Pulmonar significa relacionado aos pulmões.
Em alguns casos, a causa da PAP é desconhecida. Em outros, ocorre com infecção pulmonar ou um problema imunológico. Também pode ocorrer com cânceres do sistema sanguíneo e após exposição a altos níveis de substâncias ambientais, como sílica ou pó de alumínio.
Pessoas entre 30 e 50 anos são as mais afetadas. PAP é visto em homens com mais freqüência do que em mulheres. Uma forma da doença está presente no nascimento (congênita).
Os sintomas de PAP podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Falta de ar
- Tosse
- Fadiga
- Febre, se houver infecção pulmonar
- Pele azulada (cianose) em casos graves
- Perda de peso
Às vezes, não há sintomas.
O profissional de saúde ouvirá os pulmões com um estetoscópio e poderá ouvir estertores (estertores) nos pulmões. Freqüentemente, o exame físico é normal.
Os seguintes testes podem ser feitos:
- Broncoscopia com solução salina dos pulmões (lavagem)
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada do tórax
- Testes de função pulmonar
- Biópsia pulmonar aberta (biópsia cirúrgica)
O tratamento envolve a remoção da substância proteica do pulmão (lavagem pulmonar total) de vez em quando. Algumas pessoas podem precisar de um transplante de pulmão. Evitar poeiras que possam ter causado a doença também é recomendado.
Outro tratamento que pode ser tentado é uma droga estimuladora do sangue chamada fator estimulador de colônia de granulócitos-macrófagos (GM-CSF), que está ausente em algumas pessoas com proteinose alveolar.
Esses recursos podem fornecer mais informações sobre o PAP:
- Organização Nacional para Doenças Raras - rarediseases.org/rare-diseases/pulmonary-alveolar-proteinosis
- Fundação PAP - www.papfoundation.org
Algumas pessoas com PAP entram em remissão. Outros apresentam um declínio na infecção pulmonar (insuficiência respiratória) que piora e podem precisar de um transplante de pulmão.
Ligue para o seu provedor se desenvolver sintomas respiratórios graves. A falta de ar que piora com o tempo pode indicar que sua condição está se transformando em uma emergência médica.
PAP; Proteinose alveolar; Fosfolipoproteinose alveolar pulmonar; Fosfolipidose de lipoproteinose alveolar
- Doença pulmonar intersticial - adultos - secreção
- Sistema respiratório
Levine SM. Distúrbios do enchimento alveolar. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 85.
Trapnell BC, Luisetti M. Pulmonary alveolar proteinose syndrome. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 70.