Autor: Judy Howell
Data De Criação: 27 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
Quantos dentes nós temos?  | plantão de dúvidas
Vídeo: Quantos dentes nós temos? | plantão de dúvidas

Contente

Você sabe quantos dentes você tem? Dependendo se todos os dentes de um adulto entraram ou se os dentes foram removidos ou danificados, todos os adultos têm aproximadamente o mesmo número de dentes. Os dentes são uma parte importante da estrutura óssea e da digestão.

Todo dente tem três camadas: esmalte, dentina e polpa.

  • Esmalte. O esmalte é a camada externa visível, branca,. Essa superfície dura protege as camadas internas de cada dente contra danos causados ​​por cáries ou ferimentos. O esmalte é o tecido mais duro do corpo.
  • Dentina. Esta é a camada média do dente, que é a mais semelhante ao tecido ósseo. Dentina compõe a maior parte da estrutura dentária. Possui milhões de minúsculos tubos conectando-o à fonte de vida do dente: a polpa.
  • Polpa. A polpa é o núcleo vivo de cada dente e a camada mais interna. A polpa é composta de sangue e nervos.

A parte do dente acima da linha da gengiva é chamada de coroa. E a parte do dente abaixo da linha da gengiva é chamada raiz, que liga o dente ao maxilar.


Quantos dentes os bebês têm?

Em média, os bebês começam a receber novos dentes por volta dos 6 meses. Mas não é inédito ver uma criança de 3 meses com um dente ou uma de 1 ano com apenas um dente ainda. Todos os "dentes de leite" de uma criança devem ter entre 2 e 3 anos de idade.

Os dentes de leite também são chamados dentes decíduos, porque são temporários e caem. Um conjunto completo de dentes de leite é composto por 20 dentes: 10 na parte superior e 10 na parte inferior.

Temos dentes de leite porque, quando criança, nossas bocas não são grandes o suficiente para um conjunto completo de dentes adultos, mas as crianças ainda precisam de dentes para mastigar. Então, todas as pessoas nascem com os dentes completos na mandíbula. Primeiro vêm os dentes do bebê e, mais tarde, à medida que as crianças crescem, elas os perdem e ganham seus dentes adultos maiores, um por um.

Mesmo que os dentes de leite sejam "temporários", é importante que eles sejam mantidos limpos para serem saudáveis, para manter a saúde bucal ao longo da vida. A cárie dentária na infância pode afetar adversamente os dentes adultos.


Escove os dentes de leite do seu filho por 2 minutos inteiros, assim como você.

Como cuidar de dentes de leite

  • Comece uma rotina de escovação assim que o primeiro dente do seu bebê aparecer.
  • Use uma toalha de bebê limpa com água morna para esfregar cada dente. Você também pode esfregar para limpar as gengivas.
  • Deixe seu filho mastigar uma toalha fria e molhada. Isso pode aliviar a dor da dentição.
  • Quando a criança estiver com a maioria dos dentes, você pode passar a escovar com uma escova de dentes infantil (geralmente uma com cerdas macias). Certifique-se de usar um com uma cabeça pequena para poder escovar com conforto e eficácia todos os dentes.

Quantos dentes os adultos têm?

As pessoas começam a perder os dentes de leite e a colocar os adultos já aos 5 anos de idade. Os adultos têm 32 dentes. Você deve ter esse conjunto completo de dentes adultos no final da adolescência.


Dentes adultos incluem incisivos, caninos, pré-molares e molares:

  • 8 incisivos. Seus quatro dentes da frente na parte superior e inferior são afiados para segurar e cortar alimentos. Os incisivos também ajudam a sentir a textura e o tipo de alimento que você come.
  • 4 caninos ou cúspides. Os dentes pontudos na parte superior e inferior são chamados dentes caninos, ou cúspides. Eles têm cúspides para agarrar e rasgar alimentos.
  • 8 pré-molares. Esses dentes estão entre as cúspides e os molares, tanto fisicamente quanto em forma. Os pré-molares parecem molares, mas têm duas cúspides e às vezes são chamados bicúspides. Os pré-molares cortam e rasgam os alimentos.
  • 12 molares. Você tem oito molares na parte superior e inferior. Eles têm grandes superfícies de mastigação para moer os alimentos antes de finalmente serem engolidos. Isso inclui dentes do siso, seu terceiro conjunto de molares, que pode aparecer até os 20 anos e geralmente são removidos.

Nem todos podem acomodar confortavelmente todos os 32 dentes adultos na boca. A ciência mostra que as mandíbulas humanas começaram a encolher na época em que os seres humanos passaram da sociedade de caçadores-coletores para agricultores sedentários. Isso pode ser porque os novos alimentos que os humanos podem comer foram cozidos mais macios e fáceis de mastigar, e, portanto, comer para sobreviver não exigia uma mandíbula grande e forte.

Ter muitos dentes ou superlotação pode causar:

  • dentes desalinhados
  • aumento da deterioração
  • dentes do siso impactados
  • risco de doença periodontal

É por isso que muitas pessoas têm seus dentes do siso removidos.

Cuide dos seus dentes

Você recebe dois conjuntos completos de dentes ao longo da sua vida. Quando bebê, você tem 20 dentes e, como adulto, deve ter 32 dentes.

Entre os 32 dentes, cada um tem sua própria função no processo de mastigação e alimentação. Cuide bem dos dentes e mantenha as gengivas saudáveis, a fim de evitar cáries e outros problemas de saúde em geral.

Interessante No Site

Cromolyn Oftálmico

Cromolyn Oftálmico

Cromolyn oftálmico é u ado para tratar o intoma de conjuntivite alérgica (uma condição em que o olho ficam com coceira, inchaço, vermelho e lacrimejante quando ão ex...
Fezes pretas ou de alcatrão

Fezes pretas ou de alcatrão

Feze preta ou alcatroada com mau cheiro ão um inal de um problema no trato dige tivo uperior. Na maioria da veze , indica que há angramento no e tômago, inte tino delgado ou lado direit...