Transplante de córnea - alta
A córnea é o cristalino externo transparente na parte frontal do olho. Um transplante de córnea é uma cirurgia para substituir a córnea por tecido de um doador. É um dos transplantes mais comuns realizados.
Você fez um transplante de córnea. Existem duas maneiras de fazer isso.
- Em um (penetrante ou PK), a maior parte do tecido da córnea (a superfície transparente na frente do olho) foi substituída por tecido de um doador. Durante a cirurgia, um pequeno pedaço redondo de sua córnea foi retirado. Em seguida, a córnea doada foi costurada na abertura do seu olho.
- No outro (lamelar ou DSEK), apenas as camadas internas da córnea são transplantadas. A recuperação costuma ser mais rápida com esse método.
Um medicamento entorpecente foi injetado na área ao redor do seu olho, de forma que você não sentiu nenhuma dor durante a cirurgia. Você pode ter tomado um sedativo para ajudá-lo a relaxar.
Se você fez uma PK, o primeiro estágio da cura levará cerca de 3 semanas. Depois disso, você provavelmente precisará de lentes de contato ou óculos. Pode ser necessário trocá-los ou ajustá-los várias vezes no primeiro ano após o transplante.
Se você teve um DSEK, a recuperação visual costuma ser mais rápida e você pode até usar seus óculos antigos.
Não toque ou esfregue seu olho.
Se você fez PK, seu médico provavelmente colocou um adesivo no olho no final da cirurgia. Você pode remover este adesivo na manhã seguinte, mas provavelmente terá uma proteção ocular para dormir. Isso protege a nova córnea de lesões. Durante o dia, provavelmente você precisará usar óculos escuros.
Se você teve um DSEK, provavelmente não terá um patch ou escudo após o primeiro dia. Os óculos de sol ainda serão úteis.
Você não deve dirigir, operar máquinas, beber álcool ou tomar qualquer decisão importante por pelo menos 24 horas após a cirurgia. O sedativo vai demorar muito para passar totalmente. Antes disso, pode deixá-lo com muito sono e incapaz de pensar com clareza.
Limite as atividades que podem fazer você cair ou aumentar a pressão sobre os olhos, como subir uma escada ou dançar. Evite levantar pesos. Tente não fazer coisas que colocam sua cabeça mais baixa do que o resto do corpo. Pode ser útil dormir com a parte superior do corpo elevada por alguns travesseiros. Fique longe de poeira e areia soprada.
Siga as instruções do seu provedor para o uso de colírios com cuidado. As gotas ajudam a prevenir infecções. Eles também ajudam a evitar que seu corpo rejeite sua nova córnea.
Acompanhe o seu provedor conforme as instruções. Pode ser necessário remover os pontos e o seu provedor irá verificar a sua cicatrização e visão.
Ligue para seu provedor se você tiver:
- Visão diminuída
- Flashes de luz ou flutuadores em seus olhos
- Sensibilidade à luz (luz solar ou luzes fortes machucam seus olhos)
- Mais vermelhidão em seus olhos
- Dor nos olhos
Ceratoplastia - alta; Ceratoplastia penetrante - secreção; Ceratoplastia lamelar - secreção; DSEK - descarga; DMEK - descarga
Boyd K. O que esperar quando você faz um transplante de córnea. Academia Americana de Oftalmologia. www.aao.org/eye-health/treatments/what-to-expect-when-you-have-corneal-transplant. Atualizado em 17 de setembro de 2020. Acessado em 23 de setembro de 2020.
Gibbons A, Sayed-Ahmed IO, Mercado CL, Chang VS, Karp CL. Cirurgia da córnea. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.27.
Shah KJ, Holland EJ, Mannis MJ. Transplante de córnea na doença da superfície ocular. In: Mannis MJ, Holland EJ, eds. Córnea. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 160.
- Transplante de córnea
- Problemas de visão
- Distúrbios da córnea
- Erros de refração