A "dança da perda de peso" viral da TikTok gera controvérsia entre os profissionais de saúde
Contente
Tendências problemáticas da Internet não são exatamente novas (três palavras: Tide Pod Challenge). Mas quando se trata de saúde e preparo físico, TikTok parece ter se tornado o terreno fértil preferido para orientação de exercícios questionáveis, conselhos sobre nutrição e muito mais. Portanto, talvez não seja nenhuma surpresa que o momento viral mais recente da plataforma esteja levantando sobrancelhas entre os profissionais de saúde. Eis a "Dança da Perda de Peso".
Reconhecidamente, em um cenário de mídia social cheio de falsas promessas de "chás para a barriga" a suplementos "desintoxicantes", pode ser difícil identificar os principais problemas de uma tendência à primeira vista - e a última moda de "entrar em forma" não é diferente. Aparentemente popularizada pelo usuário do TikTok, @ janny14906, a dança da perda de peso, quando vista em fragmentos isolados de um minuto ou menos, parece um pouco boba, meio divertida e não tão notável. Mas um mergulho mais profundo no perfil de @ janny14906 revela uma imagem maior e mais preocupante: a estrela um tanto anônima (que tem mais de 3 milhões de seguidores) apimenta suas postagens com todos os tipos de afirmações enganosas, clinicamente imprecisas e legendas totalmente ofensivas. (Para sua informação: embora os clipes indiquem que @ janny14906 é um tipo de instrutor de exercícios, não está claro se ele é realmente um instrutor de fitness e se possui alguma credencial específica devido, em grande parte, à falta de informações sobre sua conta.)
@@ janny14906
"Você se permite ser obeso?" lê o texto em um vídeo que mostra uma pessoa (que pode ser @ janny14906) realizando seu impulso de quadril característico ao lado de três alunos suados. "Este exercício de enrolar a barriga pode reduzir sua barriga", afirma outro vídeo. E não importa em qual vídeo você clique na página de @ janny14906, a legenda provavelmente será, "Contanto que você goste dos magros venha junto", acompanhada por hashtags como #exercise e #fit.
Novamente, tudo isso pode parecer mais uma tendência da internet um pouco ridícula, se não indutora de revirar os olhos - exceto pelo fato de que o público do TikTok é composto principalmente de adolescentes. E, embora oferecer garantias infundadas possa ser particularmente perigoso para um grupo impressionável de jovens, mas qualquer pessoa de qualquer idade está vulnerável aos efeitos prejudiciais desse tipo de conteúdo. Nos cenários menos problemáticos, esses tipos de vídeos podem deixar uma pessoa desapontada quando eles não alcançam a estética exata que foram prometidos. Na pior das hipóteses, esse tipo de conteúdo de cultura alimentar que normaliza a busca pela magreza a qualquer custo pode desencadear preocupações com a imagem corporal, alimentação desordenada e / ou comportamentos de exercícios compulsivos. (Relacionado: Por que me senti obrigado a excluir minhas fotos de transformação)
"Ainda é sempre chocante para mim como as plataformas de mídia social são muitas vezes o primeiro lugar que as pessoas procuram em busca de conselhos sobre saúde e nutrição, em vez de um profissional ou mesmo um amigo próximo", disse Shilpi Agarwal, M.D., médico da Universidade de Georgetown. "Depois que superei o humor dos movimentos desse TikToker, fiquei surpreso com quantas pessoas assistiram e provavelmente acreditaram, o que é assustador! Posso rir disso porque sei separar fatos médicos de ficção, mas a maioria das pessoas que estão assistindo não está ' t equipado com esse conhecimento para que eles acreditem. "
Existem muitos apoiadores @ janny14906 cantando elogios ao TikToker nas seções de comentários dos vídeos. "Você não consegue ver os resultados, olhe para ela, duh", escreveu um usuário. Outro disse: "Comecei hoje, sou um crente, porque posso sentir a queimadura, não é fácil, então isso significa que funciona." Mas as afirmações de @ janny14906, como "este exercício pode queimar a gordura da barriga" e "esta ação pode reparar o abdômen" (presumivelmente voltado para observadores pós-parto), são completamente infundadas e até perigosas, de acordo com os especialistas. (Aliás, é assim que os profissionais dizem que devem ser as primeiras semanas de exercícios pós-parto.)
"É impossível direcionar a gordura em uma área específica, então criar essa falsa expectativa leva ao sentimento inevitável que a maioria de nós obtém com dietas da moda e tendências de exercícios - há algo de errado com 'nós' porque não funcionou da maneira que estava era para ", diz Joanne Schell, treinadora de nutrição certificada e fundadora da Blueberry Nutrition."Postagens como esta valorizam principalmente a aparência externa; na verdade, um pacote de seis é geneticamente criado ou requer mudanças significativas na dieta e nos exercícios - muitas vezes a ponto de o sono, a vida social e os hormônios [podem ser] interrompidos e desordenados na alimentação [ pode] surgir. "
"As pessoas ficam muito focadas no objetivo de perder peso, mas o objetivo real deve ser criar uma base saudável baseada em bons hábitos alimentares e aumento da atividade física."
poonam desai, d.o.
Embora você possa obter um núcleo forte sem experimentar essas consequências negativas, o ponto é que trabalhar para alcançar, nas palavras de Schell, "esses corpos TikTok e Instagram" - que são frequentemente irrealistas (oi, filtros!) - pode ser muito perigoso para o seu saúde física e mental. É mais importante "se sentir confortável com [suas] próprias escolhas, fora da influência das mídias sociais", acrescenta ela. (Relacionado: A última tendência da mídia social é não ser filtrada)
Além do mais, este tipo de exercício de TikTok ab parece estar "capitalizando sobre o pequeno tamanho do dançarino para promover uma tendência que os espectadores são levados a acreditar que permitirá que eles se pareçam com a pessoa que dança", explica Lauren Mulheim, Psy.D., psicólogo, especialista certificado em transtornos alimentares e diretor da Eating Disorder Therapy LA. "Não leva em conta o fato de que os corpos são diversos e, naturalmente, vêm em diferentes tamanhos e formas e nem todos que fazem esse movimento de dança podem ser fisicamente assim." Mas quando a sociedade promove esse padrão de beleza focado no peso e "a cultura da dieta está viva e bem", pode ser difícil para o espectador comum lembrar que "condicionamento físico e saúde são muito mais do que forma corporal", diz ela.
E o médico do pronto-socorro e dançarino profissional, Poonam Desai, D.O., concorda: "Nenhum exercício sozinho nos dará abdominais retos", diz o Dr. Desai. "As pessoas ficam muito focadas no objetivo de perder peso, mas o objetivo real deve ser criar uma base saudável baseada em bons hábitos alimentares e aumento da atividade física."
Então, como é isso? "Uma receita simples para um estilo de vida de bem-estar é sono consistente, água, comida não processada, treinamento / exercícios de força, movimento consciente e meditação", diz Abi Delfico, personal trainer, professora de ioga e nutricionista holística.
Se construir um núcleo mais forte é uma meta (e se essa meta de forma alguma interfere ou impede sua saúde mental, bem-estar físico ou felicidade geral), girar junto com uma estrela de TikTok provavelmente não é a maneira de obter resultados, acrescenta Brittany Bowman, um instrutor de fitness na academia de Los Angeles, DOGPOUND. "[Em vez disso] seja consistente com seus treinos" e pense além dos abdominais, já que "fazer coisas como agachamentos, levantamento terra, flexões, flexões, etc. estão trabalhando seu core tanto quanto, se não mais." (E se você precisar de um impulso adicional para começar a sentir a queimadura, essas citações de treino inspiradoras com certeza ajudarão a mantê-lo motivado.)
Mas mesmo que a melhora na força e no condicionamento físico geral estejam em sua lista de desejos, é perigoso confundir esses objetivos com perda de peso ou estética. “Vídeos de tendência, especialmente relacionados à perda de peso, muitas vezes não vêm de fontes confiáveis de saúde ou têm qualquer pesquisa por trás deles, mas a popularidade geralmente supera a segurança e isso às vezes pode ser muito prejudicial”, compartilha Agarwal. “Ser 'magro' ou perder peso não é o único parâmetro da saúde, mas é o que muitos dos vídeos querem fazer as pessoas pensarem”.
Se você está decidido a cultivar um estilo de vida mais saudável (bom para você!), Dedique seu tempo e energia à pesquisa de profissionais credenciados (pense: médico, nutricionista, treinador, terapeuta) que podem ajudá-lo a trabalhar em direção a uma imagem holística do bem-estar - e aceite o fato de que isso pode não incluir alcançar qualquer estética corporal que esteja em alta no momento. (Relacionado: Como Encontrar o Melhor Personal Trainer para Você)
"Sua dieta também é o que você consome nas redes sociais, então, se influenciadores, celebridades, amigos ou qualquer pessoa estão fazendo você se sentir mal consigo mesmo, fazendo com que você não se sinta 'magro' o suficiente ou não tenha estômago o suficiente, sempre se dê permissão para pare de seguir ou silencie essas informações para que você possa se concentrar em fazer o seu melhor ", diz Agarwal. "A jornada de saúde de cada pessoa é tão diferente e relatos de apoio e edificação são os melhores a seguir."