Metástases hepáticas
![Moscow’s Nuke Threat Get Bigger, Meet The Monsters Which Can Devour The World | Putin Goes Nuclear](https://i.ytimg.com/vi/hbkk1_gNeSA/hqdefault.jpg)
As metástases hepáticas referem-se ao câncer que se espalhou para o fígado de qualquer outra parte do corpo.
As metástases hepáticas não são iguais ao câncer que começa no fígado, que é chamado de carcinoma hepatocelular.
Quase qualquer câncer pode se espalhar para o fígado. Os cânceres que podem se espalhar para o fígado incluem:
- Câncer de mama
- Câncer colorretal
- Câncer de esôfago
- Câncer de pulmão
- Melanoma
- Câncer de pâncreas
- Câncer de estômago
O risco de o câncer se espalhar para o fígado depende da localização (local) do câncer original. Uma metástase hepática pode estar presente quando o câncer original (primário) é diagnosticado ou pode ocorrer meses ou anos após a remoção do tumor primário.
Em alguns casos, não há sintomas. Quando ocorrem, os sintomas podem incluir:
- Apetite diminuído
- Confusão
- Febre, suor
- Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos)
- Náusea
- Dor, geralmente na parte superior direita do abdômen
- Perda de peso
Os testes que podem ser feitos para diagnosticar metástases hepáticas incluem:
- Tomografia computadorizada do abdômen
- Testes de função hepática
- Biópsia de fígado
- Ressonância magnética do abdômen
- PET scan
- Ultrassom do abdômen
O tratamento depende de:
- O local primário do câncer
- Quantos tumores de fígado você tem
- Se o câncer se espalhou para outros órgãos
- Sua saúde geral
Os tipos de tratamentos que podem ser usados são descritos a seguir.
CIRURGIA
Quando o tumor está em apenas uma ou algumas áreas do fígado, o câncer pode ser removido com cirurgia.
QUIMIOTERAPIA
Quando o câncer se espalhou para o fígado e outros órgãos, a quimioterapia de corpo inteiro (sistêmica) é geralmente usada. O tipo de quimioterapia usada depende do tipo original de câncer.
Quando o câncer se espalhou apenas no fígado, a quimioterapia sistêmica ainda pode ser usada.
A quimioembolização é um tipo de quimioterapia para uma área. Um tubo fino chamado cateter é inserido em uma artéria na virilha. O cateter é inserido na artéria do fígado. Remédios para matar o câncer são enviados através do cateter. Em seguida, outro medicamento é enviado através do cateter para bloquear o fluxo sanguíneo para a parte do fígado com o tumor. Isso "mata de fome" as células cancerosas.
OUTROS TRATAMENTOS
- Álcool (etanol) injetado no tumor hepático - uma agulha é enviada através da pele diretamente no tumor hepático. O álcool mata as células cancerosas.
- Calor, usando energia de rádio ou micro-ondas - uma grande agulha chamada sonda é colocada no centro do tumor hepático. A energia é enviada por meio de fios finos chamados eletrodos, que são presos à sonda. As células cancerosas são aquecidas e morrem. Este método é chamado de ablação por radiofrequência quando a energia de rádio é usada. É chamado de ablação de microondas quando a energia de microondas é usada.
- Congelamento, também chamado de crioterapia - uma sonda é colocada em contato com o tumor. Um produto químico é enviado através da sonda que faz com que cristais de gelo se formem ao redor da sonda. As células cancerosas são congeladas e morrem.
- Grânulos radioativos - esses grânulos liberam radiação para matar as células cancerosas e bloquear a artéria que vai para o tumor. Este procedimento é denominado radioembolização. É feito da mesma forma que a quimioembolização.
O quão bem você está depende da localização do câncer original e de quanto ele se espalhou para o fígado ou qualquer outro lugar. Em casos raros, a cirurgia para remover os tumores do fígado leva à cura. Geralmente, isso só é possível quando há um número limitado de tumores no fígado.
Na maioria dos casos, o câncer que se espalhou para o fígado não pode ser curado. Pessoas cujo câncer se espalhou para o fígado geralmente morrem de sua doença. No entanto, os tratamentos podem ajudar a reduzir os tumores, melhorar a expectativa de vida e aliviar os sintomas.
As complicações geralmente são o resultado de tumores que se espalham para uma grande área do fígado.
Eles podem incluir:
- Bloqueio do fluxo de bile
- Apetite diminuído
- Febre
- Insuficiência hepática (geralmente apenas nos estágios finais da doença)
- Dor
- Perda de peso
Qualquer pessoa que já teve um tipo de câncer que pode se espalhar para o fígado deve estar ciente dos sinais e sintomas listados acima e chamar o médico se algum deles surgir.
A detecção precoce de alguns tipos de câncer pode prevenir a propagação desses cânceres para o fígado.
Metástases para o fígado; Câncer de fígado metastático; Câncer de fígado - metastático; Câncer colorretal - metástases hepáticas; Câncer de cólon - metástases hepáticas; Câncer de esôfago - metástases hepáticas; Câncer de pulmão - metástases hepáticas; Melanoma - metástases hepáticas
Biópsia de fígado
Câncer hepatocelular - tomografia computadorizada
Metástases hepáticas, tomografia computadorizada
Órgãos do sistema digestivo
Mahvi DA. Mahvi DM. Metástases hepáticas. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 58.