Aprendendo sobre depressão
Depressão é sentir-se triste, triste, infeliz ou deprimido. A maioria das pessoas se sente assim de vez em quando.
A depressão clínica é um transtorno do humor. Ocorre quando sentimentos de tristeza, perda, raiva ou frustração atrapalham sua vida por um longo período de tempo. Ele também muda a forma como seu corpo funciona.
A depressão é causada por alterações nas substâncias químicas do cérebro. A condição pode começar durante ou após um evento doloroso em sua vida. Isso pode acontecer quando você toma certos medicamentos. Também pode começar durante ou após a gravidez.
Às vezes, não há um gatilho ou motivo claro.
Você pode notar alguns ou todos os problemas a seguir. Fale com o seu médico se tiver sintomas que durem 2 semanas ou mais.
Você sempre terá mudanças em seu humor ou sentimentos diários quando estiver deprimido. Você pode:
- Sinta-se triste ou triste a maior parte ou o tempo todo
- Sente-se mal-humorado ou irritado na maioria das vezes, com súbitas explosões de raiva
- Não gosta de atividades que normalmente te deixam feliz, incluindo sexo
- Sinta-se sem esperança ou desamparado
- Não se sentir bem consigo mesmo ou ter sentimentos de inutilidade, ódio por si mesmo e culpa
As atividades diárias normais também mudam quando você está deprimido. Você pode:
- Têm problemas para dormir ou dormem mais do que o normal
- Tenho dificuldade em me concentrar
- Mova-se mais devagar ou pareça "nervoso" ou agitado
- Sinta-se com muito menos fome do que antes, ou até mesmo perca peso
- Sente-se cansado e sem energia
- Torne-se menos ativo ou pare de fazer atividades normais
A depressão pode levar a pensamentos de morte ou suicídio, o que pode ser perigoso. Sempre converse com um amigo ou familiar e chame seu médico quando tiver esses sentimentos.
Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a controlar sua depressão, como:
- Durma o suficiente.
- Siga uma dieta saudável.
- Tome os medicamentos corretamente. Aprenda a gerenciar os efeitos colaterais.
- Fique atento aos primeiros sinais de que a depressão está piorando. Se isso acontecer, tenha um plano.
- Tente se exercitar mais.
- Procure atividades que o façam feliz.
Evite álcool e drogas ilegais. Isso pode piorar a depressão com o tempo. Eles também podem atrapalhar seu julgamento sobre o suicídio.
Converse com alguém de sua confiança sobre seus sentimentos de depressão. Tente estar perto de pessoas que são atenciosas e positivas. Ser voluntário ou envolver-se em atividades em grupo pode ajudar.
Se você está deprimido no outono ou inverno, pergunte ao seu médico sobre a fototerapia. Este tratamento utiliza uma lâmpada especial que atua como o sol.
Algumas pessoas podem se sentir melhor após algumas semanas de tomar medicamentos antidepressivos. Muitas pessoas precisam tomar esses medicamentos por 4 a 9 meses. Eles precisam disso para obter uma resposta completa e evitar que a depressão volte.
Se você precisar de medicamentos antidepressivos, deve tomá-los todos os dias. Seu médico pode precisar alterar o tipo de medicamento que você toma ou a dose.
NÃO pare de tomar o seu medicamento por conta própria, mesmo que se sinta melhor ou tenha efeitos colaterais. Sempre chame seu médico primeiro. Quando chegar a hora de interromper o uso do medicamento, o médico irá reduzir lentamente a quantidade que você toma ao longo do tempo.
A psicoterapia e o aconselhamento podem ajudar muitas pessoas com depressão. Também o ajuda a aprender maneiras de lidar com seus sentimentos e pensamentos.
Existem muitos tipos diferentes de psicoterapia. O tratamento eficaz geralmente combina:
- Terapia da conversa
- Mudancas de estilo de vida
- Medicamento
- Formas de depressão
American Psychiatric Association. Transtorno depressivo maior. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013: 160-168.
Fava M, Østergaard SD, Cassano P. Transtornos do humor: transtornos depressivos (transtorno depressivo maior). In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 29.
Site do Instituto Nacional de Saúde Mental. Depressão. www.nimh.nih.gov/health/topics/depression/index.shtml. Atualizado em fevereiro de 2018. Acessado em 15 de outubro de 2018.
- Depressão