Seu café da noite está custando exatamente esse sono
Contente
Você provavelmente não sabe, mas o café te acorda. Ah, e a cafeína tarde demais pode atrapalhar seu sono. Mas um novo estudo menos óbvio revelou exatamente como o café afeta seus ritmos diários, e pode estar custando mais z do que você pensa. A cafeína pode, na verdade, alterar seu ritmo circadiano, o relógio interno que o mantém em um ciclo de sono-vigília de 24 horas, de acordo com pesquisas em Ciência, Medicina Translacional.
Cada célula do seu corpo tem seu próprio relógio circadiano e a cafeína interrompe um "componente central" dele, disse o estudo Kenneth Wright Jr., Ph.D., co-autor do artigo e pesquisador do sono da Universidade do Colorado em Boulder . "[Café à noite] não está apenas mantendo você acordado", explicou Wright. "Também está atrasando seu relógio [interno], então você quer dormir mais tarde." (É provavelmente um dos nove motivos pelos quais você não consegue dormir.)
Quanto mais tarde? Uma única porção de cafeína três horas antes de dormir diminui o tempo de sono em 40 minutos. Mas se você comprar aquele café em uma cafeteria bem iluminada, a combinação de iluminação artificial e cafeína pode mantê-lo acordado por quase duas horas extras. Este jives com um estudo de 2013 no Journal of Clinical Sleep Medicine que descobriu que apenas um café afeta seu sono até seis horas após tomá-lo.
Mas esta notícia de que a cafeína pode alterar seus ritmos circadianos pode ter consequências mais amplas, já que seu relógio interno controla muito mais do que apenas seu sono. Na verdade, ele influencia tudo, desde seus hormônios até suas habilidades cognitivas e seus treinos, bagunçar tudo pode atrapalhar toda a sua vida.
Wright aconselhou retirar o café de sua dieta ou tomá-lo apenas pela manhã, caso esteja tendo problemas para dormir à noite. (O estudo de 2013 recomendou ingerir cafeína o mais tardar às 16h00, se você estiver planejando ir para as 22h00.) Mas, acrescentou Wright, o estudo foi bastante pequeno (apenas cinco pessoas!) E a cafeína afeta a todos de forma diferente, então o melhor estudo para confiar pode ser o que você faz em si mesmo.