Síndrome de Zollinger-Ellison
A síndrome de Zollinger-Ellison é uma condição em que o corpo produz uma quantidade excessiva do hormônio gastrina. Na maioria das vezes, um pequeno tumor (gastrinoma) no pâncreas ou no intestino delgado é a fonte da gastrina extra no sangue.
A síndrome de Zollinger-Ellison é causada por tumores. Esses crescimentos são encontrados com mais frequência na cabeça do pâncreas e na parte superior do intestino delgado. Os tumores são chamados de gastrinomas. Altos níveis de gastrina causam a produção de muito ácido estomacal.
Os gastrinomas ocorrem como tumores únicos ou vários tumores. Metade a dois terços dos gastrinomas únicos são tumores cancerosos (malignos). Esses tumores costumam se espalhar para o fígado e os gânglios linfáticos próximos.
Muitas pessoas com gastrinomas têm vários tumores como parte de uma condição chamada neoplasia endócrina múltipla tipo I (MEN I). Os tumores podem se desenvolver na glândula pituitária (cérebro) e glândula paratireóide (pescoço), bem como no pâncreas.
Os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal
- Diarréia
- Vômito de sangue (às vezes)
- Sintomas de refluxo esofágico grave (DRGE)
Os sinais incluem úlceras no estômago e no intestino delgado.
Os testes incluem:
- Tomografia computadorizada abdominal
- Teste de infusão de cálcio
- Ultrassom endoscópico
- Cirurgia exploratória
- Nível de Gastrina no sangue
- Cintilografia de octreotida
- Teste de estimulação de secretina
Medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons (omeprazol, lansoprazol e outros) são usados para tratar esse problema. Essas drogas reduzem a produção de ácido pelo estômago. Isso ajuda a cicatrizar as úlceras no estômago e no intestino delgado. Esses medicamentos também aliviam a dor abdominal e a diarreia.
A cirurgia para remover um único gastrinoma pode ser feita se os tumores não se espalharam para outros órgãos. A cirurgia do estômago (gastrectomia) para controlar a produção de ácido raramente é necessária.
O índice de cura é baixo, mesmo quando detectado precocemente e o tumor removido. No entanto, os gastrinomas crescem lentamente.Pessoas com essa condição podem viver por muitos anos após a descoberta do tumor. Os medicamentos supressores de ácido funcionam bem para controlar os sintomas.
As complicações podem incluir:
- Falha em localizar o tumor durante a cirurgia
- Sangramento intestinal ou orifício (perfuração) de úlceras no estômago ou duodeno
- Diarréia severa e perda de peso
- Propagação do tumor para outros órgãos
Ligue para o seu médico se você tiver dor abdominal forte que não passa, especialmente se ocorrer com diarreia.
Síndrome Z-E; Gastrinoma
- Glândulas endócrinas
Jensen RT, Norton JA, Oberg K. Neuroendocrine tumors. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 33.
Vella A. Hormônios gastrointestinais e tumores endócrinos do intestino. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 38.