Glucagonoma
O glucagonoma é um tumor muito raro das células das ilhotas do pâncreas, que leva a um excesso do hormônio glucagon no sangue.
O glucagonoma é geralmente canceroso (maligno). O câncer tende a se espalhar e piorar.
Este câncer afeta as células das ilhotas do pâncreas. Como resultado, as células das ilhotas produzem muito do hormônio glucagon.
A causa é desconhecida. Fatores genéticos desempenham um papel em alguns casos. A história familiar da síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo I (MEN I) é um fator de risco.
Os sintomas de glucagonoma podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Intolerância à glicose (o corpo tem problemas para quebrar os açúcares)
- Açúcar alto no sangue (hiperglicemia)
- Diarréia
- Sede excessiva (devido ao alto nível de açúcar no sangue)
- Micção frequente (devido ao alto nível de açúcar no sangue)
- Aumento do apetite
- Boca e língua inflamadas
- Micção noturna (noturna)
- Erupção cutânea no rosto, abdômen, nádegas ou pés que vai e vem e se move
- Perda de peso
Na maioria dos casos, o câncer já se espalhou para o fígado quando é diagnosticado.
O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico e sintomas.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Tomografia computadorizada do abdômen
- Nível de glucagon no sangue
- Nível de glicose no sangue
A cirurgia para remover o tumor é geralmente recomendada. O tumor geralmente não responde à quimioterapia.
Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Aproximadamente 60% desses tumores são cancerosos. É comum que esse câncer se espalhe para o fígado. Apenas cerca de 20% das pessoas podem ser curadas com cirurgia.
Se o tumor estiver apenas no pâncreas e a cirurgia para removê-lo for bem-sucedida, as pessoas têm uma taxa de sobrevivência de 5 anos de 85%.
O câncer pode se espalhar para o fígado. O nível elevado de açúcar no sangue pode causar problemas no metabolismo e danos nos tecidos.
Ligue para seu provedor se notar sintomas de glucagonoma.
MEN I - glucagonoma
- Glândulas endócrinas
Site do National Cancer Institute. Tratamento de tumores neuroendócrinos pancreáticos (tumores de células das ilhotas) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/pancreatic/hp/pnet-treatment-pdq. Atualizado em 8 de fevereiro de 2018. Acessado em 12 de novembro de 2018.
Schneider DF, Mazeh H, Lubner SJ, Jaume JC, Chen H. Câncer do sistema endócrino. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 71.
Vella A. Hormônios gastrointestinais e tumores endócrinos do intestino. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 38.