Vivendo com perda auditiva
Se você vive com perda auditiva, sabe que é necessário um esforço extra para se comunicar com outras pessoas.
Existem técnicas que você pode aprender para melhorar a comunicação e evitar o estresse. Essas técnicas também podem ajudá-lo:
- Evite ficar socialmente isolado
- Permaneça mais independente
- Esteja mais seguro onde você estiver
Muitas coisas ao seu redor podem afetar o quão bem você ouve e entende o que os outros estão dizendo. Esses incluem:
- O tipo de sala ou espaço em que você está e como a sala está organizada.
- A distância entre você e a pessoa que está falando. O som diminui com a distância, então você poderá ouvir melhor se estiver mais perto do alto-falante.
- A presença de sons de fundo que distraem a atenção, como aquecimento e ar-condicionado, ruídos do tráfego ou rádio ou TV. Para que a fala seja ouvida facilmente, ela deve ser 20 a 25 decibéis mais alta do que quaisquer outros ruídos circundantes.
- Pisos rígidos e outras superfícies que fazem com que os sons saltem e ecoem. É mais fácil ouvir em salas com carpete e móveis estofados.
Mudanças em sua casa ou escritório podem ajudá-lo a ouvir melhor:
- Certifique-se de que haja iluminação suficiente para ver as características faciais e outras pistas visuais.
- Posicione sua cadeira de forma que suas costas fiquem voltadas para uma fonte de luz em vez de seus olhos.
- Se sua audição estiver melhor em um ouvido, posicione sua cadeira de forma que a pessoa que está falando tenha maior probabilidade de falar em seu ouvido mais forte.
Para acompanhar melhor uma conversa:
- Fique alerta e preste muita atenção ao que a outra pessoa está dizendo.
- Notifique a pessoa com quem você está falando sobre sua dificuldade auditiva.
- Ouça o fluxo da conversa por um tempo, se houver coisas que você não captou a princípio. Certas palavras ou frases freqüentemente surgem novamente na maioria das conversas.
- Se você se perder, pare a conversa e peça que algo se repita.
- Use uma técnica chamada leitura de fala para ajudar a entender o que está sendo dito. Este método envolve observar o rosto, a postura, os gestos e o tom de voz de uma pessoa para entender o significado do que está sendo dito. Isso é diferente da leitura labial. Deve haver luz suficiente na sala para ver o rosto da outra pessoa a fim de usar esta técnica.
- Leve consigo um bloco de notas e um lápis e peça para escrever uma palavra ou frase-chave, caso não a compreenda.
Muitos dispositivos diferentes para ajudar pessoas com perda auditiva estão disponíveis. Se você estiver usando aparelhos auditivos, as visitas regulares ao seu audiologista são importantes.
As pessoas ao seu redor também podem aprender métodos para ajudá-las a falar com uma pessoa com perda auditiva.
Andrews J. Otimizando o ambiente construído para idosos frágeis. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 132.
Dugan MB. Vivendo com perda auditiva. Washington DC: Gallaudet University Press; 2003
Eggermont JJ. Aparelhos auditivos. In: Eggermont JJ, ed. Perda de audição. Cambridge, MA: Elsevier; 2017: cap 9.
Site do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD). Dispositivos de assistência para pessoas com distúrbios de audição, voz, fala ou linguagem. www.nidcd.nih.gov/health/assistive-devices-people-hearing-voice-speech-or-language-disorders. Atualizado em 6 de março de 2017. Acessado em 16 de junho de 2019.
Oliver M. Dispositivos de comunicação e auxiliares eletrônicos para atividades da vida diária. In: Webster JB, Murphy DP, eds. Atlas de órteses e dispositivos de assistência. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 40.
- Distúrbios da audição e surdez