Diabetes insípido
Diabetes insípido (DI) é uma condição incomum em que os rins são incapazes de prevenir a excreção de água.
DI não é o mesmo que diabetes mellitus tipos 1 e 2. No entanto, não tratados, ambos DI e diabetes mellitus causam sede constante e micção frequente. Pessoas com diabetes mellitus apresentam níveis elevados de açúcar no sangue (glicose) porque o corpo não consegue usar o açúcar no sangue para obter energia. Pessoas com DI têm níveis normais de açúcar no sangue, mas seus rins não conseguem equilibrar os fluidos do corpo.
Durante o dia, seus rins filtram todo o seu sangue muitas vezes. Normalmente, a maior parte da água é reabsorvida e apenas uma pequena quantidade de urina concentrada é excretada. A DI ocorre quando os rins não conseguem concentrar a urina normalmente e uma grande quantidade de urina diluída é excretada.
A quantidade de água excretada na urina é controlada pelo hormônio antidiurético (ADH). O ADH também é chamado de vasopressina. O ADH é produzido em uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Em seguida, é armazenado e liberado pela glândula pituitária. Esta é uma pequena glândula logo abaixo da base do cérebro.
A DI causada pela falta de ADH é chamada de diabetes insípido central. Quando a DI é causada por uma falha dos rins em responder ao ADH, a condição é chamada de diabetes insípido nefrogênico. Nefrogênico significa relacionado ao rim.
DI central pode ser causado por danos ao hipotálamo ou glândula pituitária como resultado de:
- Problemas genéticos
- Ferimento na cabeça
- Infecção
- Problema com as células produtoras de ADH devido a uma doença autoimune
- Perda de suprimento de sangue para a glândula pituitária
- Cirurgia na área da glândula pituitária ou hipotálamo
- Tumores dentro ou perto da glândula pituitária
O DI nefrogênico envolve um defeito nos rins. Como resultado, os rins não respondem ao ADH. Como o DI central, o DI nefrogênico é muito raro. DI nefrogênico pode ser causado por:
- Certos medicamentos, como o lítio
- Problemas genéticos
- Alto nível de cálcio no corpo (hipercalcemia)
- Doenças renais, como doença renal policística
Os sintomas de DI incluem:
- Sede excessiva que pode ser intensa ou incontrolável, geralmente com a necessidade de beber grandes quantidades de água ou desejo por água gelada
- Volume excessivo de urina
- Micção excessiva, muitas vezes com necessidade de urinar a cada hora ao longo do dia e da noite
- Urina muito diluída e clara
O médico perguntará sobre seu histórico médico e sintomas.
Os testes que podem ser solicitados incluem:
- Sódio sangüíneo e osmolalidade
- Desmopressina (DDAVP) desafio
- Ressonância magnética da cabeça
- Urinálise
- Concentração de urina e osmolalidade
- Saída de urina
Seu provedor pode solicitar que você consulte um médico especializado em doenças da hipófise para ajudar no diagnóstico de DI.
A causa da doença subjacente será tratada quando possível.
DI central pode ser controlado com vasopressina (desmopressina, DDAVP). Você toma vasopressina sob a forma de injeção, spray nasal ou comprimidos.
Se o DI nefrogênico for causado por um medicamento, a interrupção do medicamento pode ajudar a restaurar a função renal normal. Mas depois de muitos anos de uso de alguns medicamentos, como o lítio, o DI nefrogênico pode ser permanente.
DI nefrogênico hereditário e DI nefrogênico induzido por lítio são tratados com a ingestão de líquidos suficientes para corresponder à produção de urina. Medicamentos que reduzem a produção de urina também precisam ser tomados.
DI nefrogênico é tratado com medicamentos antiinflamatórios e diuréticos (pílulas de água).
O resultado depende do distúrbio subjacente. Se tratada, a DI não causa problemas graves nem resulta em morte prematura.
Se o controle da sede do seu corpo é normal e você é capaz de beber líquidos suficientes, não há efeitos significativos nos fluidos corporais ou equilíbrio de sal.
Não beber líquidos suficientes pode levar à desidratação e desequilíbrio eletrolítico, o que pode ser muito perigoso.
Se o DI for tratado com vasopressina e o controle da sede do seu corpo não for normal, beber mais líquidos do que o seu corpo precisa também pode causar desequilíbrio eletrolítico perigoso.
Ligue para o seu provedor se desenvolver sintomas de DI.
Se você tiver DI, entre em contato com o seu provedor se a micção frequente ou a sede extrema retornarem.
- Glândulas endócrinas
- Teste de osmolalidade
Hannon MJ, Thompson CJ. Vasopressina, diabetes insípido e a síndrome da antidiurese inadequada. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 18.
Verbalis JG. Distúrbios do equilíbrio da água. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 16.