Mantenha-se ativo e faça exercícios quando tiver artrite
Quando você tem artrite, ser ativo é bom para sua saúde geral e para sua sensação de bem-estar.
O exercício mantém os músculos fortes e aumenta a amplitude de movimento. (Isso é o quanto você pode dobrar e flexionar suas articulações). Os músculos cansados e fracos aumentam a dor e a rigidez da artrite.
Músculos mais fortes também ajudam a manter o equilíbrio para evitar quedas. Ser mais forte pode lhe dar mais energia e ajudá-lo a perder peso e dormir melhor.
Se você for fazer uma cirurgia, os exercícios podem ajudá-lo a se manter forte, o que acelerará sua recuperação. Os exercícios na água podem ser o melhor exercício para a sua artrite. Natação, hidroginástica ou até mesmo caminhar na parte rasa de uma piscina tornam os músculos ao redor da coluna e das pernas mais fortes.
Pergunte ao seu médico se você pode usar uma bicicleta ergométrica. Esteja ciente de que se você tiver artrite no quadril ou na rótula, andar de bicicleta pode piorar seus sintomas.
Se você não conseguir fazer exercícios aquáticos ou andar de bicicleta ergométrica, tente caminhar, desde que não cause muita dor. Ande em superfícies lisas e uniformes, como calçadas perto de sua casa ou dentro de um shopping center.
Peça ao seu fisioterapeuta ou médico para lhe mostrar exercícios suaves que aumentarão sua amplitude de movimento e fortalecerão os músculos ao redor dos joelhos.
Contanto que você não exagere, permanecer ativo e praticar exercícios não fará com que sua artrite piore mais rapidamente.
É normal tomar paracetamol (como Tylenol) ou outro analgésico antes de fazer exercícios. Mas não exagere nos exercícios porque você tomou o remédio.
Se os exercícios fizerem com que a sua dor piore, tente diminuir a duração ou a intensidade dos exercícios na próxima vez. No entanto, não pare completamente. Permita que seu corpo se ajuste ao novo nível de exercício.
Artrite - exercício; Artrite - atividade
- Envelhecimento e exercício
Felson DT. Tratamento da osteoartrite. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O’Dell JR, eds. Livro didático de reumatologia de Kelly e Firestein. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 100.
Hsieh LF, Watson CP, Mao HF. Reabilitação reumatológica. In: Cifu DX, ed. Medicina física e reabilitação de Braddom. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 31.
Iversen MD. Introdução à medicina física, fisioterapia e reabilitação. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O’Dell JR, eds. Livro didático de reumatologia de Kelly e Firestein. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 38.