Tireoidite silenciosa
A tireoidite silenciosa é uma reação imunológica da glândula tireóide. O distúrbio pode causar hipertireoidismo, seguido de hipotireoidismo.
A glândula tireóide está localizada no pescoço, logo acima de onde as clavículas se encontram no meio.
A causa da doença é desconhecida. Mas está relacionado a um ataque do sistema imunológico contra a tireoide. A doença afeta mais as mulheres do que os homens.
A doença pode ocorrer em mulheres que acabaram de ter um bebê. Também pode ser causado por medicamentos, como interferon e amiodarona, e alguns tipos de quimioterapia, que afetam o sistema imunológico.
Os primeiros sintomas resultam de uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo). Esses sintomas podem durar até 3 meses.
Os sintomas costumam ser leves e podem incluir:
- Fadiga, sensação de fraqueza
- Evacuações intestinais frequentes
- Intolerância ao calor
- Aumento do apetite
- Aumento da transpiração
- Períodos menstruais irregulares
- Mudanças de humor, como irritabilidade
- Cãibras musculares
- Nervosismo, inquietação
- Palpitações
- Perda de peso
Os sintomas posteriores podem ser de tireoide hipoativa (hipotireoidismo), incluindo:
- Fadiga
- Prisão de ventre
- Pele seca
- Ganho de peso
- Intolerância ao frio
Esses sintomas podem persistir até que a tireoide recupere a função normal. A recuperação da tireoide pode levar muitos meses em algumas pessoas. Algumas pessoas só notam os sintomas de hipotireoidismo e não apresentam sintomas de hipertireoidismo para começar.
O médico irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas e histórico médico.
Um exame físico pode mostrar:
- Glândula tireóide aumentada que não é dolorosa ao toque
- Frequência cardíaca rápida
- Aperto de mão (tremor)
- Reflexos rápidos
- Pele quente e suada
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Absorção de iodo radioativo
- Hormônios tireoidianos T3 e T4
- TSH
- Taxa de sedimentação de eritrócitos
- proteína C-reativa
Muitos provedores agora rastreiam doenças da tireoide antes e depois de iniciar os medicamentos que comumente causam essa condição.
O tratamento é baseado em sintomas. Os medicamentos chamados beta-bloqueadores podem ser usados para aliviar o aumento da frequência cardíaca e a transpiração excessiva.
A tireoidite silenciosa geralmente desaparece por conta própria em 1 ano. A fase aguda termina em 3 meses.
Algumas pessoas desenvolvem hipotireoidismo com o tempo. Eles precisam ser tratados por um tempo com um medicamento que substitua o hormônio da tireoide. Recomenda-se o acompanhamento regular com um provedor.
A doença não é infecciosa. As pessoas não podem pegar a doença de você. Também não é herdado dentro das famílias, como algumas outras doenças da tireoide.
Ligue para o seu provedor se você tiver sintomas dessa condição.
Tireoidite linfocítica; Tireoidite linfocítica subaguda; Tireoidite indolor; Tireoidite pós-parto; Tireoidite - silenciosa; Hipertireoidismo - tireoidite silenciosa
- Glândula tireóide
Hollenberg A, Wiersinga WM. Distúrbios hipertireoidianos. In: Melmed S, Auchus RJ, Golfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 12.
Jonklaas J, Cooper DS. Tireoide. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 213.
Lakis ME, Wiseman D, Kebebew E. Management of tireoiditis. In: Cameron AM, Cameron JL, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 764-767.