Prostatite - bacteriana - autocuidado
Você foi diagnosticado com prostatite bacteriana. Esta é uma infecção da próstata.
Se você tem prostatite aguda, seus sintomas começaram rapidamente. Você ainda pode se sentir mal, com febre, calafrios e rubor (vermelhidão da pele). Pode doer muito quando você urina nos primeiros dias. A febre e a dor devem começar a melhorar nas primeiras 36 horas.
Se você tem prostatite crônica, é provável que seus sintomas comecem lentamente e sejam menos graves. Os sintomas provavelmente irão melhorar lentamente ao longo de várias semanas.
É provável que você precise de antibióticos para levar para casa. Siga as instruções na garrafa com cuidado. Tome os antibióticos à mesma hora todos os dias.
Para prostatite aguda, os antibióticos são administrados por 2 a 6 semanas. A prostatite crônica pode ser tratada com antibióticos por 4 a 8 semanas se for encontrada uma infecção.
Termine todos os antibióticos, mesmo que comece a se sentir melhor. É mais difícil para os antibióticos entrarem no tecido da próstata para tratar a infecção. Tomar todos os antibióticos reduzirá a chance de retorno da doença.
Os antibióticos podem causar efeitos colaterais. Isso inclui náuseas ou vômitos, diarreia e outros sintomas. Relate isso ao seu médico. NÃO pare de tomar seus comprimidos.
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, podem ajudar com dor ou desconforto. Pergunte ao seu médico se você pode tomá-los.
Banhos quentes podem aliviar um pouco a dor perineal e na região lombar.
Evite substâncias que irritam a bexiga, como álcool, bebidas com cafeína, sucos cítricos e alimentos ácidos ou condimentados.
Beba muitos líquidos, 64 ou mais onças (2 ou mais litros) por dia, se o seu médico disser que está tudo bem. Isso ajuda a eliminar as bactérias da bexiga. Também pode ajudar a prevenir a constipação.
Para reduzir o desconforto com movimentos intestinais, você também pode:
- Faça algum exercício todos os dias. Comece devagar e aumente pelo menos 30 minutos por dia.
- Coma alimentos com alto teor de fibra, como grãos inteiros, frutas, vegetais.
- Experimente amaciantes de fezes ou suplementos de fibras.
Consulte o seu médico para um exame depois de terminar de tomar os antibióticos para ter certeza de que a infecção foi eliminada.
Se você não melhorar ou se estiver tendo problemas com seu tratamento, converse com seu médico mais cedo.
Ligue para seu provedor se:
- Você não consegue urinar de jeito nenhum ou é muito difícil urinar.
- Febre, calafrios ou dor não começam a melhorar após 36 horas ou estão piorando.
McGowan CC. Prostatite, epididimite e orquite. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 110.
Nickel JC. Condições inflamatórias e de dor do trato geniturinário masculino: prostatite e condições de dor relacionadas, orquite e epididimite. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 13.
Yaqoob MM, Ashman N. Kidney and urinary tract disease. In: Kumar P, Clark M, eds. Medicina Clínica de Kumar e Clarke. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 20.
- Doenças da Próstata