Síndrome de quilomicronemia
A síndrome de quilomicronemia é uma doença em que o corpo não decompõe as gorduras (lipídios) corretamente. Isso faz com que partículas de gordura chamadas quilomícrons se acumulem no sangue. A doença é transmitida por meio de famílias.
A síndrome de quilomicronemia pode ocorrer devido a um distúrbio genético raro no qual uma proteína (enzima) chamada lipase lipoproteica (LpL) está quebrada ou ausente. Também pode ser causada pela ausência de um segundo fator denominado apo C-II, que ativa a LpL. LpL é normalmente encontrado na gordura e nos músculos. Ajuda a quebrar certos lipídios. Quando o LpL está ausente ou quebrado, partículas de gordura chamadas quilomícrons se acumulam no sangue. Esse acúmulo é chamado de quilomicronemia.
Defeitos na apolipoproteína CII e apolipoproteína AV também podem causar a síndrome. É mais provável de ocorrer quando as pessoas predispostas a ter triglicerídeos elevados (como aquelas que têm hiperlipidemia familiar combinada ou hipertrigliceridemia familiar) desenvolvem diabetes, obesidade ou estão expostas a certos medicamentos.
Os sintomas podem começar na infância e incluem:
- Dor abdominal devido a pancreatite (inflamação do pâncreas).
- Sintomas de lesões nervosas, como perda de sensibilidade nos pés ou nas pernas e perda de memória.
- Depósitos amarelos de matéria gordurosa na pele chamados xantomas. Esses crescimentos podem aparecer nas costas, nádegas, solas dos pés ou joelhos e cotovelos.
Um exame físico e testes podem mostrar:
- Fígado e baço aumentados
- Inflamação do pâncreas
- Depósitos de gordura sob a pele
- Possivelmente depósitos de gordura na retina do olho
Uma camada cremosa aparecerá quando o sangue girar em uma máquina de laboratório. Essa camada é causada por quilomícrons no sangue.
O nível de triglicerídeos é extremamente alto.
É necessária uma dieta sem gordura e sem álcool. Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos que podem piorar os sintomas. Não pare de tomar nenhum medicamento sem primeiro falar com seu médico. Condições como desidratação e diabetes podem piorar os sintomas. Se diagnosticadas, essas condições precisam ser tratadas e controladas.
Uma dieta sem gordura pode reduzir drasticamente os sintomas.
Quando não tratado, o excesso de quilomícrons pode causar crises de pancreatite. Esta condição pode ser muito dolorosa e até mesmo fatal.
Procure atendimento médico imediatamente se tiver dor abdominal ou outros sinais de pancreatite.
Ligue para o seu provedor se você tiver um histórico pessoal ou familiar de níveis elevados de triglicérides.
Não há como impedir que alguém herde essa síndrome.
Deficiência familiar de lipoproteína lipase; Síndrome de hipercilomicronemia familiar, hiperlipidemia tipo I
- Hepatomegalia
- Xantoma no joelho
Genest J, Libby P. Lipoprotein disorder and cardiovascular disease. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 48.
Robinson JG. Distúrbios do metabolismo lipídico. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 195.