Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 22 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Anafilaxia a veneno de insetos
Vídeo: Anafilaxia a veneno de insetos

A dor que ocorre após a cirurgia é uma preocupação importante. Antes da cirurgia, você e seu cirurgião podem ter discutido quanta dor você deve esperar e como ela será tratada.

Vários fatores determinam quanta dor você tem e como controlá-la:

  • Diferentes tipos de cirurgias e cortes cirúrgicos (incisões) causam diferentes tipos e quantidades de dor posteriormente.
  • Uma cirurgia mais demorada e invasiva, além de causar mais dor, pode tirar mais de você. A recuperação desses outros efeitos da cirurgia pode tornar mais difícil lidar com a dor.
  • Cada pessoa sente e reage à dor de maneira diferente.

Controlar sua dor é importante para sua recuperação. É necessário um bom controle da dor para que você possa se levantar e começar a se mover. Isso é importante porque:

  • Reduz o risco de coágulos sanguíneos nas pernas ou nos pulmões, bem como de infecções pulmonares e urinárias.
  • Você terá um período de internação mais curto para que você vá para casa mais cedo, onde é provável que se recupere mais rapidamente.
  • É menos provável que você tenha problemas persistentes de dor crônica.

Existem muitos tipos de medicamentos para a dor. Dependendo da cirurgia e de sua saúde geral, você pode receber um único medicamento ou uma combinação de medicamentos.


Estudos mostram que as pessoas que usam analgésicos após a cirurgia para controlar a dor geralmente usam menos analgésicos do que aquelas que tentam evitar os analgésicos.

Seu trabalho como paciente é dizer a seus profissionais de saúde quando você está sentindo dor e se os medicamentos que está recebendo controlam sua dor.

Logo após a cirurgia, você pode receber medicamentos para a dor diretamente nas veias por meio de uma linha intravenosa (IV). Esta linha passa por uma bomba. A bomba está configurada para fornecer uma certa quantidade de medicamento para a dor.

Freqüentemente, você pode apertar um botão para obter mais alívio da dor quando precisar. Isso é chamado de anestesia controlada pelo paciente (PCA) porque você controla a quantidade de medicamento extra que recebe. Ele é programado para que você não possa se dar muito.

Os medicamentos para a dor peridural são administrados por meio de um tubo flexível (cateter). O tubo é inserido em suas costas no pequeno espaço fora da medula espinhal. O analgésico pode ser administrado continuamente ou em pequenas doses através do tubo.


Você pode sair da cirurgia com este cateter já colocado. Ou um médico (anestesiologista) insere o cateter na parte inferior das costas enquanto você deita de lado na cama do hospital após a cirurgia.

Os riscos de bloqueios epidurais são raros, mas podem incluir:

  • Queda da pressão arterial. Os fluidos são administrados por uma veia (IV) para ajudar a manter a pressão arterial estável.
  • Dor de cabeça, tontura, dificuldade em respirar ou convulsão.

Medicamentos narcóticos (opióides) para a dor, tomados na forma de pílulas ou injeção, podem proporcionar alívio da dor suficiente. Você pode receber este medicamento imediatamente após a cirurgia. Mais frequentemente, você o recebe quando não precisa mais de medicamento peridural ou intravenoso contínuo.

As formas de receber pílulas ou injeções incluem:

  • Em uma programação regular, onde você não precisa pedir por eles
  • Só quando você pede a sua enfermeira por eles
  • Apenas em determinados momentos, como quando você se levanta da cama para andar no corredor ou ir à fisioterapia

A maioria dos comprimidos ou injeções proporcionam alívio por 4 a 6 horas ou mais. Se os medicamentos não controlarem sua dor bem o suficiente, pergunte ao seu provedor sobre:


  • Recebendo uma pílula ou injeção com mais frequência
  • Recebendo uma dose mais forte
  • Mudar para um medicamento diferente

Em vez de usar analgésicos opióides, seu cirurgião pode indicar que você tome paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil ou Motrin) para controlar a dor. Em muitos casos, esses analgésicos não opioides são tão eficazes quanto os narcóticos. Eles também ajudam a evitar o risco de uso indevido e dependência de opioides.

Alívio da dor pós-operatória

  • Remédios para dor

Benzon HA, Shah RD, Benzon HT. Infusões não opióides perioperatórias para controle da dor pós-operatória. Em: Benzon HT, Raja SN, Liu SS, Fishman SM, Cohen SP, eds. Essentials of Pain Medicine. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.

Chou R, Gordon DB, de Leon-Casasola OA, et al. Tratamento da dor pós-operatória: uma diretriz de prática clínica da Sociedade Americana de Dor, da Sociedade Americana de Anestesia Regional e Medicina da Dor e do Comitê de Anestesia Regional, Comitê Executivo e Conselho Administrativo da Sociedade Americana de Anestesiologistas. J Pain. 2016; 17 (2): 131-157. PMID: 26827847 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26827847.

Gabriel RA, Swisher MW, Sztain JF, Furnish TJ, Ilfeld BM, Said ET. Estratégias de preservação de opióides de última geração para dor pós-operatória em pacientes cirúrgicos adultos. Expert Opin Pharmacother. 2019; 20 (8): 949-961. PMID: 30810425 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30810425.

Hernandez A, Sherwood ER. Princípios de anestesiologia, controle da dor e sedação consciente. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery: The Biological Basis of Modern Surgical Practice. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 14.

  • Depois da cirurgia

Popular Hoje

O que é CC Cream e é melhor que BB Cream?

O que é CC Cream e é melhor que BB Cream?

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.O creme CC é...
10 maneiras comprovadas de se tornar mais inteligente

10 maneiras comprovadas de se tornar mais inteligente

É comum penar em inteligência como algo com o qual você implemente naceu. Afinal, alguma peoa fazem com que er inteligente pareça fácil.Inteligência não é um tr...