Hiperplasia adrenal congênita
Hiperplasia adrenal congênita é o nome dado a um grupo de doenças hereditárias da glândula adrenal.
As pessoas têm 2 glândulas supra-renais. Um está localizado no topo de cada um de seus rins. Essas glândulas produzem hormônios, como o cortisol e a aldosterona, essenciais para a vida. Pessoas com hiperplasia adrenal congênita não possuem uma enzima de que as glândulas adrenais precisam para produzir os hormônios.
Ao mesmo tempo, o corpo produz mais androgênio, um tipo de hormônio sexual masculino. Isso faz com que as características masculinas apareçam precocemente (ou inadequadamente).
A hiperplasia adrenal congênita pode afetar meninos e meninas. Cerca de 1 em 10.000 a 18.000 crianças nascem com hiperplasia adrenal congênita.
Os sintomas variam, dependendo do tipo de hiperplasia adrenal congênita da pessoa e da idade em que o distúrbio foi diagnosticado.
- Crianças com formas mais leves podem não ter sinais ou sintomas de hiperplasia adrenal congênita e podem não ser diagnosticadas até a adolescência.
- As meninas com a forma mais grave costumam ter genitais masculinizados ao nascer e podem ser diagnosticadas antes do aparecimento dos sintomas.
- Os meninos parecem normais ao nascer, mesmo que tenham uma forma mais grave.
Em crianças com a forma mais grave da doença, os sintomas geralmente se desenvolvem em 2 ou 3 semanas após o nascimento.
- Má alimentação ou vômito
- Desidratação
- Alterações eletrolíticas (níveis anormais de sódio e potássio no sangue)
- Ritmo cardíaco anormal
As meninas com a forma mais branda geralmente têm órgãos reprodutivos femininos normais (ovários, útero e trompas de falópio). Eles também podem ter as seguintes alterações:
- Períodos menstruais anormais ou falha na menstruação
- Aparecimento precoce de pelos púbicos ou nas axilas
- Crescimento excessivo de pelos ou pelos faciais
- Algum aumento do clitóris
Os meninos com a forma mais branda costumam parecer normais ao nascer. No entanto, podem parecer que entram na puberdade precocemente. Os sintomas podem incluir:
- Aprofundando a voz
- Aparecimento precoce de pelos púbicos ou nas axilas
- Pênis aumentado, mas testículos normais
- Músculos bem desenvolvidos
Tanto os meninos quanto as meninas serão altos como crianças, mas muito mais baixos do que o normal como adultos.
O profissional de saúde do seu filho solicitará alguns exames. Os exames de sangue comuns incluem:
- Eletrólitos séricos
- Aldosterona
- Renin
- Cortisol
O raio-X da mão e do pulso esquerdos pode mostrar que os ossos da criança parecem ser os de alguém mais velho do que sua idade real.
Os testes genéticos podem ajudar a diagnosticar ou confirmar o distúrbio, mas raramente são necessários.
O objetivo do tratamento é retornar os níveis hormonais ao normal ou próximo do normal. Isso é feito tomando uma forma de cortisol, mais frequentemente hidrocortisona. As pessoas podem precisar de doses adicionais de remédios em momentos de estresse, como doenças graves ou cirurgia.
O provedor determinará o sexo genético do bebê com genitália anormal verificando os cromossomos (cariótipo). Meninas com órgãos genitais de aparência masculina podem fazer uma cirurgia em seus órgãos genitais durante a infância.
Os esteróides usados para tratar a hiperplasia adrenal congênita geralmente não causam efeitos colaterais, como obesidade ou ossos fracos, porque as doses substituem os hormônios que o corpo da criança não pode produzir. É importante que os pais relatem sinais de infecção e estresse ao provedor de seus filhos porque a criança pode precisar de mais medicamentos. Os esteróides não podem ser interrompidos repentinamente porque isso pode causar insuficiência adrenal.
Essas organizações podem ser úteis:
- National Adrenal Diseases Foundation - www.nadf.us
- The MAGIC Foundation - www.magicfoundation.org
- Fundação CARES - www.caresfoundation.org
- Adrenal Insufficiency United - aiunited.org
Pessoas com esse transtorno devem tomar remédios por toda a vida. Na maioria das vezes, eles têm boa saúde. No entanto, eles podem ser mais baixos do que os adultos normais, mesmo com tratamento.
Em alguns casos, a hiperplasia adrenal congênita pode afetar a fertilidade.
As complicações podem incluir:
- Pressão alta
- Baixo teor de açúcar no sangue
- Baixo sódio
Os pais com histórico familiar de hiperplasia adrenal congênita (de qualquer tipo) ou uma criança com a doença devem considerar aconselhamento genético.
O diagnóstico pré-natal está disponível para algumas formas de hiperplasia adrenal congênita. O diagnóstico é feito no primeiro trimestre por biópsia de vilosidade coriônica. O diagnóstico no segundo trimestre é feito pela dosagem de hormônios como a 17-hidroxiprogesterona no líquido amniótico.
Um teste de triagem neonatal está disponível para a forma mais comum de hiperplasia adrenal congênita. Pode ser feito com sangue obtido no calcanhar (como parte dos exames de rotina feitos em recém-nascidos). Este teste é executado atualmente na maioria dos estados.
Síndrome adrenogenital; Deficiência de 21-hidroxilase; CAH
- Glândulas adrenais
Donohoue PA. Distúrbios do desenvolvimento sexual. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 606.
Yau M, Khattab A, Pina C, Yuen T, Meyer-Bahlburg HFL, New MI. Defeitos da esteroidogênese andrenal. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 104.