Fenômeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual temperaturas frias ou emoções fortes causam espasmos dos vasos sanguíneos. Isso bloqueia o fluxo sanguíneo para os dedos das mãos, dos pés, das orelhas e do nariz.
O fenômeno de Raynaud é denominado "primário" quando não está relacionado a outro transtorno. Na maioria das vezes, começa em mulheres com menos de 30 anos. O fenômeno de Raynaud secundário está relacionado a outras condições e geralmente ocorre em pessoas com mais de 30 anos.
As causas comuns do fenômeno de Raynaud secundário são:
- Doenças das artérias (como aterosclerose e doença de Buerger)
- Medicamentos que causam estreitamento das artérias (como anfetaminas, certos tipos de beta-bloqueadores, alguns medicamentos contra o câncer, certos medicamentos usados para enxaquecas)
- Artrite e doenças autoimunes (como esclerodermia, síndrome de Sjögren, artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico)
- Certos distúrbios do sangue, como doença da aglutinina fria ou crioglobulinemia
- Lesões ou uso repetido, como o uso pesado de ferramentas manuais ou máquinas vibratórias
- Fumar
- Queimadura por frio
- Síndrome de compressão torácica
A exposição ao frio ou a emoções fortes trazem as mudanças.
- Primeiro, os dedos das mãos e dos pés, orelhas ou nariz ficam brancos e depois azuis. Os dedos são mais comumente afetados, mas os dedos dos pés, as orelhas ou o nariz também podem mudar de cor.
- Quando o fluxo sanguíneo retorna, a área fica vermelha e depois retorna à cor normal.
- Os ataques podem durar de minutos a horas.
Pessoas com fenômeno de Raynaud primário têm problemas nos mesmos dedos de ambos os lados. A maioria das pessoas não sente muita dor. A pele dos braços ou pernas desenvolve manchas azuladas. Isso desaparece quando a pele é aquecida.
Pessoas com fenômeno de Raynaud secundário têm maior probabilidade de sentir dor ou formigamento nos dedos. Úlceras dolorosas podem se formar nos dedos afetados se os ataques forem muito fortes.
O seu médico pode muitas vezes descobrir a condição que causa o fenômeno de Raynaud fazendo perguntas e fazendo um exame físico.
Os testes que podem ser feitos para confirmar o diagnóstico incluem:
- Exame dos vasos sanguíneos nas pontas dos dedos usando uma lente especial chamada microscopia capilar da dobra ungueal
- Ultrassom vascular
- Exames de sangue para detectar doenças artríticas e autoimunes que podem causar o fenômeno de Raynaud
Seguir essas etapas pode ajudar a controlar o fenômeno de Raynaud:
- Mantenha o corpo aquecido. Evite a exposição ao frio em qualquer forma. Use luvas ou luvas ao ar livre e ao manusear gelo ou alimentos congelados. Evite ficar resfriado, o que pode acontecer depois de qualquer esporte recreativo ativo.
- Pare de fumar. Fumar faz com que os vasos sanguíneos se estreitem ainda mais.
- Evite cafeína.
- Evite tomar medicamentos que causem o aperto ou espasmo dos vasos sanguíneos.
- Use sapatos confortáveis e largos e meias de lã. Quando estiver fora, sempre use sapatos.
Seu provedor pode prescrever medicamentos para dilatar as paredes dos vasos sanguíneos. Estes incluem creme tópico de nitroglicerina que você passa na pele, bloqueadores dos canais de cálcio, sildenafil (Viagra) e inibidores da ECA.
A aspirina em baixas doses é freqüentemente usada para prevenir coágulos sanguíneos.
Para doenças graves (como quando a gangrena começa nos dedos das mãos ou dos pés), podem ser usados medicamentos intravenosos. A cirurgia também pode ser feita para cortar os nervos que causam espasmos nos vasos sanguíneos. As pessoas são hospitalizadas com mais frequência quando a condição é tão grave.
É vital tratar a doença que causa o fenômeno de Raynaud.
O resultado varia. Depende da causa do problema e da gravidade dele.
As complicações podem incluir:
- Podem ocorrer gangrena ou úlceras cutâneas se uma artéria ficar completamente bloqueada. Esse problema é mais provável em pessoas que também têm artrite ou doenças auto-imunes.
- Os dedos podem se tornar finos e cônicos, com pele lisa e brilhante e unhas que crescem lentamente.Isso se deve ao baixo fluxo sanguíneo para as áreas.
Ligue para seu provedor se:
- Você tem um histórico de fenômeno de Raynaud e a parte afetada do corpo (mão, pé ou outra parte) infecciona ou desenvolve feridas.
- Seus dedos mudam de cor, especialmente branco ou azul, quando estão frios.
- Seus dedos das mãos ou dos pés ficam pretos ou a pele se rompe.
- Você tem uma ferida na pele dos pés ou das mãos que não cicatriza.
- Você tem febre, articulações inchadas ou doloridas ou erupções cutâneas.
Fenômeno de Raynaud; Doença de Raynaud
- Fenômeno de Raynaud
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Sistema circulatório
Giglia JS. Fenômeno de Raynaud. In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: 1047-1052.
Landry GJ. Fenômeno de Raynaud. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 141.
Roustit M, Giai J, Gaget O, et al. Sildenafil sob demanda como tratamento para o fenômeno de Raynaud: uma série de ensaios n-de-1. Ann Intern Med. 2018; 169 (10): 694-703. PMID: 30383134 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30383134.
Stringer T, Femia AN. Fenômeno de Raynaud: conceitos atuais. Clin Dermatol. 2018; 36 (4): 498-507. PMID: 30047433 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30047433.