Tomar medicamentos para tratar a tuberculose
A tuberculose (TB) é uma infecção bacteriana contagiosa que envolve os pulmões, mas pode se espalhar para outros órgãos. O objetivo do tratamento é curar a infecção com medicamentos que combatem a bactéria da tuberculose.
Você pode ter uma infecção de TB, mas nenhuma doença ou sintomas ativos. Isso significa que a bactéria da TB permanece inativa (dormente) em uma pequena área de seus pulmões. Esse tipo de infecção pode estar presente por anos e é chamado de TB latente. Com TB latente:
- Você não pode transmitir tuberculose para outras pessoas.
- Em algumas pessoas, a bactéria pode se tornar ativa. Se isso acontecer, você pode ficar doente e transmitir os germes da tuberculose para outra pessoa.
- Mesmo que você não se sinta doente, você precisa tomar medicamentos para tratar a tuberculose latente por 6 a 9 meses. Esta é a única maneira de garantir que todas as bactérias da tuberculose em seu corpo sejam mortas e que você não desenvolva uma infecção ativa no futuro.
Quando você tem TB ativa, você pode se sentir mal ou ter tosse, perder peso, sentir-se cansado ou ter febre ou suores noturnos. Com TB ativa:
- Você pode transmitir tuberculose para as pessoas ao seu redor. Isso inclui pessoas com quem você vive, trabalha ou tem contato próximo.
- Você precisa tomar muitos medicamentos para tuberculose por pelo menos 6 meses para livrar seu corpo da bactéria da tuberculose. Você deve começar a se sentir melhor um mês após o início dos medicamentos.
- Durante as primeiras 2 a 4 semanas após o início dos medicamentos, pode ser necessário ficar em casa para evitar a transmissão da TB a outras pessoas. Pergunte ao seu médico quando é normal estar perto de outras pessoas.
- Seu provedor é obrigado por lei a relatar sua TB ao departamento de saúde pública local.
Pergunte ao seu provedor se as pessoas com quem você mora ou trabalha devem ser testadas para TB.
Os germes da tuberculose morrem muito lentamente. Você precisa tomar vários comprimidos diferentes em horários diferentes do dia durante 6 meses ou mais. A única maneira de se livrar dos germes é tomar seus remédios para tuberculose da maneira que seu provedor instruiu. Isso significa tomar todos os seus medicamentos todos os dias.
Se você não toma seus medicamentos para tuberculose da maneira certa ou para de tomá-los mais cedo:
- Sua infecção por TB pode piorar.
- Sua infecção pode se tornar mais difícil de tratar. Os medicamentos que você está tomando podem não funcionar mais. Isso é chamado de tuberculose resistente a medicamentos.
- Pode ser necessário tomar outros medicamentos que causam mais efeitos colaterais e são menos capazes de remover a infecção.
- Você pode espalhar a infecção para outras pessoas.
Se o seu provedor estiver preocupado com a possibilidade de você não estar tomando todos os medicamentos conforme as instruções, ele pode marcar uma reunião com alguém todos os dias ou algumas vezes por semana para observar você tomar os medicamentos para tuberculose. Isso é chamado de terapia diretamente observada.
Mulheres que podem estar grávidas, que estão grávidas ou que estão amamentando devem conversar com seu provedor antes de tomar esses medicamentos. Se você estiver usando pílulas anticoncepcionais, pergunte ao seu provedor se seus medicamentos para TB podem tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes.
A maioria das pessoas não tem efeitos colaterais muito ruins com os medicamentos contra a tuberculose. Os problemas a serem observados e informar ao seu provedor sobre incluem:
- Articulações doloridas
- Hematomas ou sangramento fácil
- Febre
- Pouco apetite ou sem apetite
- Formigamento ou dores nos pés, dedos ou ao redor da boca
- Estômago virado, náuseas ou vômitos e cólicas ou dores estomacais
- Pele ou olhos amarelos
- A urina é da cor do chá ou laranja (a urina laranja é normal com alguns dos medicamentos)
Ligue para seu provedor se você tiver:
- Qualquer um dos efeitos colaterais listados acima
- Novos sintomas de tuberculose ativa, como tosse, febre ou suores noturnos, falta de ar ou dor no peito
Tuberculose - medicamentos; PONTO; Terapia diretamente observada; TB - medicamentos
Ellner JJ, Jacobson KR. Tuberculose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 308.
Hopewell PC, Kato-Maeda M, Ernst JD. Tuberculose. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 35.
- Tuberculose