Puxando um paciente para a cama
O corpo de um paciente pode deslizar lentamente quando a pessoa fica na cama por um longo tempo. A pessoa pode pedir para ser elevada para maior conforto ou pode precisar ser elevada para que um profissional de saúde possa fazer um exame.
Você deve mover ou puxar alguém da cama da maneira certa para evitar ferir os ombros e a pele do paciente. Usar o método certo também ajudará a proteger suas costas.
São necessárias pelo menos 2 pessoas para mover um paciente da cama com segurança.
O atrito causado pela fricção pode arranhar ou rasgar a pele da pessoa. As áreas comuns de risco de atrito são os ombros, costas, nádegas, cotovelos e calcanhares.
Nunca mova os pacientes segurando-os por baixo dos braços e puxando-os. Isso pode machucar seus ombros.
Uma folha de slide é a melhor maneira de evitar atrito. Se você não tiver um, pode fazer um lençol dobrado ao meio. Siga estas etapas para preparar o paciente:
- Diga ao paciente o que você está fazendo.
- Se puder, eleve a cama a um nível que reduza a tensão nas suas costas.
- Faça a cama plana.
- Role o paciente para o lado e, em seguida, coloque uma folha de slide enrolada ou meia contra as costas da pessoa.
- Role o paciente sobre o lençol e estenda-o sob a pessoa.
- Certifique-se de que a cabeça, os ombros e os quadris estão no lençol.
O objetivo é puxar, não levantar, o paciente em direção à cabeceira da cama. As 2 pessoas que movem o paciente devem ficar em lados opostos da cama. Para puxar a pessoa para cima, ambas devem:
- Pegue a lâmina deslizante ou desenhe a parte superior das costas e quadris do paciente na lateral da cama mais próxima de você.
- Coloque um pé à frente enquanto se prepara para mover o paciente. Coloque o peso na perna de trás.
- Na contagem de três, mova o paciente transferindo seu peso para a perna da frente e puxando o lençol em direção à cabeceira da cama.
- Pode ser necessário fazer isso mais de uma vez para colocar a pessoa na posição certa.
Se estiver usando uma folha de slide, certifique-se de removê-la quando terminar.
Se o paciente puder ajudá-lo, peça ao paciente para:
- Traga o queixo até o peito e dobre os joelhos. Os calcanhares do paciente devem permanecer na cama.
- Faça com que o paciente empurre com os calcanhares enquanto você puxa para cima.
Movendo um paciente na cama
Cruz Vermelha Americana. Auxiliar no posicionamento e transferência. In: Cruz Vermelha americana. Livro didático de treinamento de auxiliares de enfermagem da Cruz Vermelha Americana. 3ª ed. Cruz Vermelha Americana; 2013: cap 12.
Craig M. Fundamentos de atendimento ao paciente para o ultrassonografista. In: Hagen-Ansert S, ed. Livro didático de ultrassonografia diagnóstica. 8ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 2.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M. Mecânica corporal e posicionamento. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. New York, NY: Pearson; 2017: cap 12.
- Cuidadores