Transfusões de sangue
Existem muitos motivos pelos quais você pode precisar de uma transfusão de sangue:
- Após cirurgia de substituição de joelho ou quadril, ou outra cirurgia importante que resulte em perda de sangue
- Depois de uma lesão grave que causa muito sangramento
- Quando seu corpo não consegue produzir sangue suficiente
Uma transfusão de sangue é um procedimento seguro e comum durante o qual você recebe sangue por meio de uma linha intravenosa (IV) colocada em um de seus vasos sanguíneos. Demora de 1 a 4 horas para receber o sangue, dependendo de quanto você precisa.
Existem várias fontes de sangue, que são descritas a seguir.
A fonte mais comum de sangue é de voluntários do público em geral. Esse tipo de doação também é chamado de doação de sangue homólogo.
Muitas comunidades têm um banco de sangue no qual qualquer pessoa saudável pode doar sangue. Este sangue é testado para ver se corresponde ao seu.
Você pode ter lido sobre o perigo de se infectar com hepatite, HIV ou outros vírus após uma transfusão de sangue. As transfusões de sangue não são 100% seguras. Mas acredita-se que o suprimento de sangue atual esteja mais seguro do que nunca. O sangue doado é testado para muitas infecções diferentes. Além disso, os centros de sangue mantêm uma lista de doadores inseguros.
Os doadores respondem a uma lista detalhada de perguntas sobre sua saúde antes de serem autorizados a doar. As perguntas incluem fatores de risco para infecções que podem ser transmitidas pelo sangue, como hábitos sexuais, uso de drogas e histórico de viagens atual e anterior. Este sangue é então testado para doenças infecciosas antes de ser autorizado a ser usado.
Este método envolve um membro da família ou amigo doando sangue antes de uma cirurgia planejada. Este sangue é então separado e retido apenas para você, se você precisar de uma transfusão de sangue após a cirurgia.
O sangue desses doadores deve ser coletado pelo menos alguns dias antes de ser necessário. O sangue é testado para ver se corresponde ao seu. Ele também é rastreado para infecções.
Na maioria das vezes, você precisa combinar com seu hospital ou banco de sangue local antes da cirurgia para direcionar o sangue de um doador.
É importante notar que não há evidências de que receber sangue de familiares ou amigos seja mais seguro do que receber sangue do público em geral. Em casos muito raros, porém, o sangue de membros da família pode causar uma doença chamada doença do enxerto contra o hospedeiro. Por esse motivo, o sangue precisa ser tratado com radiação antes de ser transfundido.
Embora o sangue doado pelo público em geral e usado pela maioria das pessoas seja considerado muito seguro, algumas pessoas escolhem um método chamado doação de sangue autólogo.
Sangue autólogo é o sangue doado por você, que você receberá posteriormente se precisar de uma transfusão durante ou após a cirurgia.
- Você pode colher sangue de 6 semanas a 5 dias antes da cirurgia.
- Seu sangue é armazenado e é válido por algumas semanas a partir do dia em que é coletado.
- Se o seu sangue não for usado durante ou após a cirurgia, ele será descartado.
Hsu Y-MS, Ness PM, Cushing MM. Princípios da transfusão de glóbulos vermelhos. Em: Hoffman R, Benz EJ Jr, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 111.
Miller RD. Terapia de sangue. In: Pardo MC, Miller RD, eds. Noções básicas de anestesia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 24.
Site da U.S. Food and Drug Administration. Sangue e hemoderivados. www.fda.gov/vaccines-blood-biologics/blood-blood-products. Atualizado em 28 de março de 2019. Acessado em 5 de agosto de 2019.
- Transfusão e Doação de Sangue