Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 30 Marchar 2025
Anonim
Após a exposição a perfurocortantes ou fluidos corporais - Medicamento
Após a exposição a perfurocortantes ou fluidos corporais - Medicamento

Ser exposto a objetos cortantes (agulhas) ou fluidos corporais significa que o sangue de outra pessoa ou outro fluido corporal toca seu corpo. A exposição pode ocorrer após um acidente com agulha ou objetos cortantes. Também pode ocorrer quando sangue ou outro fluido corporal toca sua pele, olhos, boca ou outra superfície mucosa.

A exposição pode colocá-lo em risco de infecção.

Após uma picada de agulha ou corte exposto, lave a área com água e sabão. Para uma exposição de respingos no nariz, boca ou pele, lave com água. Se ocorrer exposição aos olhos, irrigue com água limpa, solução salina ou irrigante estéril.

Relate a exposição imediatamente ao seu supervisor ou à pessoa responsável. NÃO decida por si mesmo se precisa de mais cuidados.

Seu local de trabalho terá uma política sobre quais etapas você deve tomar após ser exposto. Freqüentemente, há uma enfermeira ou outro profissional de saúde que é especialista no que fazer. Você provavelmente precisará de testes de laboratório, medicamentos ou uma vacina imediatamente. NÃO demore a contar a alguém depois de ter sido exposto.


Você precisará relatar:

  • Como ocorreu a picada de agulha ou exposição ao fluido
  • A que tipo de agulha ou instrumento você foi exposto
  • A qual fluido você foi exposto (como sangue, fezes, saliva ou outro fluido corporal)
  • Quanto tempo o fluido ficou em seu corpo
  • Quanto fluido havia
  • Se havia sangue da pessoa visível na agulha ou instrumento
  • Se algum sangue ou fluido foi injetado em você
  • Se o fluido tocou uma área aberta em sua pele
  • Onde em seu corpo estava a exposição (como pele, membrana mucosa, olhos, boca ou outro lugar)
  • Se a pessoa tem hepatite, HIV ou resistente à meticilina Staphylococcus aureus (MRSA)

Após a exposição, existe o risco de ser infectado por germes. Isso pode incluir:

  • Vírus da hepatite B ou C (causa infecção do fígado)
  • HIV, o vírus que causa a AIDS
  • Bactérias, como estafilococos

Na maioria das vezes, o risco de infecção após a exposição é baixo. Mas você precisa relatar qualquer exposição imediatamente. Não espere.


Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Segurança de perfurocortantes para ambientes de saúde. www.cdc.gov/sharpssafety/resources.html. Atualizado em 11 de fevereiro de 2015. Acessado em 22 de outubro de 2019.

Riddell A, Kennedy I, Tong CY. Gerenciamento de ferimentos por materiais cortantes no ambiente de saúde. BMJ. 2015; 351: h3733. PMID: 26223519 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26223519.

Wells JT, Perrillo R. Hepatitis B. Em: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 79.

  • Controle de infecção

Novos Artigos

Quais são os melhores pães para pessoas com diabetes?

Quais são os melhores pães para pessoas com diabetes?

A comida pode er um do prazere imple da vida. Quando você vive com diabete, decidir o que comer pode ficar complicado. Alimento que contêm muito carboidrato podem aumentar o nívei de a&...
Como a imunoterapia funciona para tratar o melanoma?

Como a imunoterapia funciona para tratar o melanoma?

A imunoterapia é um tipo de tratamento que ajuda o itema imunológico a trabalhar de maneira mai eficaz contra o câncer. À veze é conhecido como terapia biológica.O tratam...