Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 20 Marchar 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Aprenda a calçar a luva cirúrgica sem contaminar!
Vídeo: Aprenda a calçar a luva cirúrgica sem contaminar!

Luvas são um tipo de equipamento de proteção individual (EPI). Outros tipos de EPI são batas, máscaras, sapatos e coberturas para a cabeça.

As luvas criam uma barreira entre os germes e as suas mãos. O uso de luvas no hospital ajuda a prevenir a propagação de germes.

O uso de luvas ajuda a proteger os pacientes e os profissionais de saúde contra infecções.

Luvas ajudam a manter as mãos limpas e diminuem a chance de pegar germes que podem causar doenças.

Use luvas sempre que tocar em sangue, fluidos corporais, tecidos corporais, membranas mucosas ou pele ferida. Você deve usar luvas para esse tipo de contato, mesmo que o paciente pareça saudável e não tenha sinais de germes.

Recipientes de luvas descartáveis ​​devem estar disponíveis em qualquer sala ou área onde ocorre o atendimento ao paciente.

As luvas vêm em tamanhos diferentes, então certifique-se de escolher o tamanho certo para um bom ajuste.

  • Se as luvas forem muito grandes, é difícil segurar os objetos e mais fácil para os germes entrarem nas luvas.
  • Luvas muito pequenas têm maior probabilidade de rasgar.

Alguns procedimentos de limpeza e cuidados requerem luvas esterilizadas ou cirúrgicas. Estéril significa "livre de germes". Essas luvas vêm em tamanhos numerados (5,5 a 9).Conheça o seu tamanho com antecedência.


Se você for manusear produtos químicos, verifique a folha de dados de segurança do material para ver que tipo de luvas você vai precisar.

NÃO use cremes ou loções à base de óleo para as mãos, a menos que sejam aprovados para uso com luvas de látex.

Se você tem alergia ao látex, use luvas sem látex e evite o contato com outros produtos que contenham látex.

Ao tirar as luvas, certifique-se de que a parte externa das luvas não toque em suas mãos desprotegidas. Siga esses passos:

  • Usando a mão esquerda, segure o lado externo da luva direita pelo pulso.
  • Puxe em direção às pontas dos dedos. A luva vai virar do avesso.
  • Segure a luva vazia com a mão esquerda.
  • Coloque 2 dedos da mão direita na luva esquerda.
  • Puxe na direção da ponta dos dedos até puxar a luva do avesso e da mão. A luva direita estará dentro da luva esquerda agora.
  • Jogue as luvas em um recipiente de lixo aprovado.

Sempre use luvas novas para cada paciente. Lave as mãos entre os pacientes para evitar a passagem de germes.


Controle de infecção - uso de luvas; Segurança do paciente - usar luvas; Equipamento de proteção individual - usar luvas; EPI - usar luvas; Infecção hospitalar - uso de luvas; Infecção adquirida no hospital - usar luvas

Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Site do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH). Equipamento de proteção pessoal. www.cdc.gov/niosh/ppe. Atualizado em 31 de janeiro de 2018. Acessado em 11 de janeiro de 2020.

Palmore TN. Prevenção e controle de infecções no ambiente de saúde. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 298.

Sokolove PE, Moulin A. Precauções padrão e gerenciamento de exposição infecciosa. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 68.

Site da US Food and Drug Administration. Luvas médicas. www.fda.gov/medical-devices/personal-protective-equipment-infection-control/medical-gloves. Atualizado em 20 de março de 2020. Acessado em 5 de junho de 2020.


Artigos Do Portal.

O que saber e fazer sobre o inchaço de Kybella

O que saber e fazer sobre o inchaço de Kybella

A injeçõe de Kybella (ácido deoxicólico) ão coniderada não invaiva e potencialmente têm meno rico do que o procedimento cirúrgico para remover a gordura. Ainda ...
Ghrelin: O "hormônio da fome" explicado

Ghrelin: O "hormônio da fome" explicado

A perda de peo pode er difícil, ma manter o peo apó uma dieta é ainda mai difícil.Pequia motram que uma grande porcentagem de peoa que fazem dieta recuperam todo o peo que perderam...