Glomerulonefrite Membranoproliferativa
A glomerulonefrite membranoproliferativa é uma doença renal que envolve inflamação e alterações nas células renais. Isso pode levar à insuficiência renal.
A glomerulonefrite é uma inflamação dos glomérulos. Os glomérulos renais ajudam a filtrar os resíduos e fluidos do sangue para formar a urina.
A glomerulonefrite membranoproliferativa (MPGN) é uma forma de glomerulonefrite causada por uma resposta imune anormal. Depósitos de anticorpos se acumulam em uma parte dos rins chamada membrana basal glomerular. Essa membrana ajuda a filtrar resíduos e fluidos extras do sangue.
Danos a esta membrana afetam a capacidade do rim de criar urina normalmente. Pode permitir que sangue e proteínas vazem para a urina. Se houver vazamento de proteína suficiente na urina, o fluido pode vazar dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais, causando inchaço (edema). Os resíduos de nitrogênio também podem se acumular no sangue (azotemia).
As 2 formas desta doença são MPGN I e MPGN II.
A maioria das pessoas com a doença tem o tipo I. MPGN II é muito menos comum. Também tende a piorar mais rápido do que MPGN I.
As causas de MPGN podem incluir:
- Doenças autoimunes (lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, síndrome de Sjögren, sarcoidose)
- Câncer (leucemia, linfoma)
- Infecções (hepatite B, hepatite C, endocardite, malária)
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Sangue na urina
- Mudanças no estado mental, como diminuição do estado de alerta ou diminuição da concentração
- Urina turva
- Urina escura (cor de fumaça, cola ou chá)
- Diminuição do volume de urina
- Inchaço de qualquer parte do corpo
O médico irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas. O provedor pode descobrir que você tem sinais de muito líquido no corpo, como:
- Inchaço, geralmente nas pernas
- Sons anormais ao ouvir seu coração e pulmões com um estetoscópio
- Você pode ter pressão alta
Os seguintes testes ajudam a confirmar o diagnóstico:
- Exame sanguíneo de BUN e creatinina
- Níveis de complemento sanguíneo
- Urinálise
- Proteína urinária
- Biópsia renal (para confirmar GN I ou II membranoproliferativa)
O tratamento depende dos sintomas. Os objetivos do tratamento são reduzir os sintomas, prevenir complicações e retardar a progressão do distúrbio.
Você pode precisar de uma mudança na dieta. Isso pode incluir limitar o sódio, os líquidos ou as proteínas para ajudar a controlar a pressão alta, o inchaço e o acúmulo de resíduos no sangue.
Os medicamentos que podem ser prescritos incluem:
- Remédios para pressão arterial
- Dipiridamol, com ou sem aspirina
- Diuréticos
- Medicamentos para suprimir o sistema imunológico, como a ciclofosfamida
- Esteróides
O tratamento é mais eficaz em crianças do que em adultos. A diálise ou o transplante de rim podem eventualmente ser necessários para controlar a insuficiência renal.
O distúrbio costuma piorar lentamente e, eventualmente, resulta em insuficiência renal crônica.
Metade das pessoas com essa condição desenvolve insuficiência renal de longo prazo (crônica) em 10 anos. Isso é mais provável em pessoas que têm níveis mais elevados de proteína na urina.
As complicações que podem resultar desta doença incluem:
- Síndrome nefrítica aguda
- Insuficiência renal aguda
- Doença renal crônica
Ligue para uma consulta com seu provedor se:
- Você tem sintomas desta condição
- Seus sintomas pioram ou não desaparecem
- Você desenvolve novos sintomas, incluindo diminuição da produção de urina
Prevenir infecções como hepatite ou controlar doenças como lúpus pode ajudar a prevenir NMPM.
GN I membranoproliferativa; GN II membranoproliferativa; Glomerulonefrite mesangiocapilar; Glomerulonefrite membranoproliferativa; GN Lobular; Glomerulonefrite - membranoproliferativa; MPGN tipo I; MPGN tipo II
- Anatomia renal
Roberts ISD. Doenças renais. In: Cross SS, ed. Patologia de Underwood: Uma Abordagem Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 21.
Saha MK, Pendergraft WF, Jennette JC, Falk RJ. Doença glomerular primária. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 31.
Sethi S, De Vriese AS, Fervenza FC. Glomerulonefrite membranoproliferativa e glomerulonefrite crioglobulinêmica. In: Feehally J, Floege J, Tonelli M, Johnson RJ, eds. Nefrologia Clínica Abrangente. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 21.