Estreptococo do grupo B - gravidez
O estreptococo do grupo B (GBS) é um tipo de bactéria que algumas mulheres carregam no intestino e na vagina. Não é transmitido por contato sexual.
Na maioria das vezes, o GBS é inofensivo. No entanto, o GBS pode ser transmitido a um recém-nascido durante o nascimento.
A maioria dos bebês que entram em contato com o GBS durante o parto não fica doente. Mas os poucos bebês que ficam doentes podem ter problemas graves.
Depois que seu bebê nasce, o GBS pode causar infecções em:
- O sangue (sepse)
- Os pulmões (pneumonia)
- O cérebro (meningite)
A maioria dos bebês que contraem GBS começará a ter problemas durante a primeira semana de vida. Alguns bebês só ficam doentes mais tarde. Os sintomas podem demorar até 3 meses para aparecer.
As infecções causadas por GBS são graves e podem ser fatais. No entanto, o tratamento imediato pode levar à recuperação completa.
As mulheres que carregam GBS muitas vezes não sabem disso. É mais provável que você transmita a bactéria GBS para seu bebê se:
- Você entra em trabalho de parto antes da semana 37.
- Sua bolsa estourou antes da semana 37.
- Já se passaram 18 horas ou mais desde que sua bolsa estourou, mas você ainda não teve seu bebê.
- Você tem febre de 100,4 ° F (38 ° C) ou mais durante o trabalho de parto.
- Você teve um bebê com SGB durante outra gravidez.
- Você teve infecções do trato urinário causadas por GBS.
Quando você está com 35 a 37 semanas de gravidez, seu médico pode fazer um teste para GBS. O médico fará uma cultura esfregando a parte externa da vagina e do reto. O cotonete será testado para GBS. Os resultados geralmente ficam prontos em alguns dias.
Alguns médicos não fazem testes para GBS. Em vez disso, eles tratarão qualquer mulher que esteja em risco de ter seu bebê afetado pela SGB.
Não existe vacina para proteger mulheres e bebês do GBS.
Se um teste mostrar que você é portador de SGB, seu médico lhe dará antibióticos por via intravenosa durante o trabalho de parto. Mesmo que você não faça o teste de SGB, mas tenha fatores de risco, seu médico lhe dará o mesmo tratamento.
Não há como evitar o GBS.
- As bactérias estão disseminadas. As pessoas que são portadoras de GBS geralmente não apresentam sintomas. GBS pode ir e vir.
- O teste positivo para GBS não significa que você o terá para sempre. Mas você ainda será considerado um portador para o resto de sua vida.
Nota: Strep garganta é causada por uma bactéria diferente. Se você teve estreptococo na garganta ou durante a gravidez, isso não significa que você tem SGB.
GBS - gravidez
Duff WP. Infecção materna e perinatal na gravidez: bacteriana. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 58.
Esper F. Infecções bacterianas pós-natais. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 48.
Pannaraj PS, Baker CJ. Infecções estreptocócicas do grupo B. In: Cherry J, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 83.
Verani JR, McGee L, Schrag SJ; Divisão de Doenças Bacterianas, Centro Nacional para Imunização e Doenças Respiratórias, Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Prevenção da doença estreptocócica perinatal do grupo B - diretrizes revisadas do CDC, 2010. Rel de recomendação MMWR. 2010; 59 (RR-10): 1-36. PMID: 21088663 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21088663/.
- Infecções e gravidez
- Infecções estreptocócicas