Cistite - não infecciosa
A cistite é um problema no qual há dor, pressão ou queimação na bexiga. Na maioria das vezes, esse problema é causado por germes, como bactérias. A cistite também pode estar presente quando não há infecção.
A causa exata da cistite não infecciosa geralmente não é conhecida. É mais comum em mulheres do que em homens.
O problema está relacionado a:
- Uso de banhos e sprays de higiene feminina
- Uso de geléias, géis, espumas e esponjas espermicidas
- Radioterapia para a área pélvica
- Certos tipos de drogas quimioterápicas
- História de infecções vesicais graves ou repetidas
Certos alimentos, como alimentos picantes ou ácidos, tomates, adoçantes artificiais, cafeína, chocolate e álcool, podem causar sintomas na bexiga.
Os sintomas comuns incluem:
- Pressão ou dor na pelve inferior
- Dor ao urinar
- Necessidade frequente de urinar
- Necessidade urgente de urinar
- Problemas para segurar a urina
- Precisa urinar à noite
- Urina de cor anormal, urina turva
- Sangue na urina
- Odor fétido ou forte de urina
Outros sintomas podem incluir:
- Dor durante a relação sexual
- Dor peniana ou vaginal
- Fadiga
A urinálise pode revelar glóbulos vermelhos (RBCs) e alguns glóbulos brancos (WBCs). A urina pode ser examinada ao microscópio para procurar células cancerígenas.
Uma cultura de urina (coleta limpa) é feita para procurar uma infecção bacteriana.
Uma cistoscopia (uso de instrumento iluminado para olhar dentro da bexiga) pode ser feita se você tiver:
- Sintomas relacionados à radioterapia ou quimioterapia
- Sintomas que não melhoram com o tratamento
- Sangue na urina
O objetivo do tratamento é controlar seus sintomas.
Isso pode incluir:
- Medicamentos para ajudar a relaxar a bexiga. Eles podem reduzir a forte vontade de urinar ou a necessidade de urinar com frequência. São os chamados medicamentos anticolinérgicos. Os possíveis efeitos colaterais incluem aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial baixa, boca seca e prisão de ventre. Outra classe de drogas é conhecida como bloqueador do receptor beta 3. O possível efeito colateral pode ser um aumento da pressão arterial, mas isso não ocorre com frequência.
- Um medicamento chamado fenazopiridina (pirídio) para ajudar a aliviar a dor e ardor ao urinar.
- Medicamentos para ajudar a reduzir a dor.
- A cirurgia raramente é feita. Pode ser realizado se uma pessoa apresentar sintomas que não desaparecem com outros tratamentos, dificuldade para urinar ou sangue na urina.
Outras coisas que podem ajudar incluem:
- Evitar alimentos e líquidos que irritam a bexiga. Isso inclui alimentos picantes e ácidos, bem como álcool, sucos cítricos e cafeína, e alimentos que os contenham.
- Realizar exercícios de treinamento da bexiga para ajudá-lo a programar horários para tentar urinar e para atrasar a micção em todos os outros momentos. Um método é forçar-se a adiar a urina, apesar da vontade de urinar entre esses horários. Conforme você se torna melhor em esperar tanto, aumente lentamente os intervalos de tempo em 15 minutos. Tente atingir a meta de urinar a cada 3 a 4 horas.
- Evite exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos chamados exercícios de Kegel.
A maioria dos casos de cistite é desconfortável, mas os sintomas geralmente melhoram com o tempo. Os sintomas podem melhorar se você for capaz de identificar e evitar os gatilhos alimentares.
As complicações podem incluir:
- Ulceração da parede da bexiga
- Sexo doloroso
- Perda de sono
- Depressão
Ligue para seu médico se:
- Você tem sintomas de cistite
- Você foi diagnosticado com cistite e seus sintomas pioraram, ou você tem novos sintomas, especialmente febre, sangue na urina, dor nas costas ou nos flancos e vômitos
Evite produtos que podem irritar a bexiga, como:
- Banhos de espuma
- Sprays de higiene feminina
- Tampões (especialmente produtos perfumados)
- Geléias espermicidas
Se você precisar usar esses produtos, tente encontrar aqueles que não lhe causem irritação.
Cistite bacteriana; Cistite por radiação; Cistite química; Síndrome uretral - aguda; Síndrome da dor na bexiga; Complexo de doença da bexiga dolorosa; Disúria - cistite não infecciosa; Micção frequente - cistite não infecciosa; Micção dolorosa - não infecciosa; Cistite intersticial
Site da American Urological Association. Diagnóstico e tratamento da cistite intersticial / síndrome da dor na bexiga. www.auanet.org/guidelines/interstitial-cystitis/bladder-pain-syndrome-(2011-amended-2014). Acessado em 13 de fevereiro de 2020.
Site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Cistite intersticial (síndrome da bexiga dolorosa). www.niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases/interstitial-cystitis-painful-bladder-syndrome. Atualizado em julho de 2017. Acessado em 13 de fevereiro de 2020.