Cistite - aguda

A cistite aguda é uma infecção da bexiga ou do trato urinário inferior. Aguda significa que a infecção começa repentinamente.
A cistite é causada por germes, geralmente bactérias. Esses germes entram na uretra e depois na bexiga e podem causar uma infecção. A infecção geralmente se desenvolve na bexiga. Também pode se espalhar para os rins.
Na maioria das vezes, seu corpo pode se livrar dessas bactérias quando você urina. Mas, a bactéria pode aderir à parede da uretra ou da bexiga, ou crescer tão rápido que algumas permanecem na bexiga.
As mulheres tendem a ter infecções com mais freqüência do que os homens. Isso acontece porque sua uretra é mais curta e mais próxima do ânus. As mulheres têm maior probabilidade de contrair uma infecção após a relação sexual. Usar um diafragma para controle de natalidade também pode ser uma causa. A menopausa também aumenta o risco de infecção do trato urinário.
O seguinte também aumenta suas chances de ter cistite:
- Um tubo chamado cateter urinário inserido na bexiga
- Bloqueio da bexiga ou uretra
- Diabetes
- Próstata aumentada, uretra estreitada ou qualquer coisa que bloqueie o fluxo de urina
- Perda de controle intestinal (incontinência intestinal)
- Idade avançada (mais frequentemente em pessoas que vivem em casas de repouso)
- Gravidez
- Problemas para esvaziar totalmente a bexiga (retenção urinária)
- Procedimentos que envolvem o trato urinário
- Ficar parado (imóvel) por um longo período de tempo (por exemplo, quando você está se recuperando de uma fratura de quadril)
A maioria dos casos é causada por Escherichia coli (E coli). É um tipo de bactéria encontrada no intestino.
Os sintomas de uma infecção da bexiga incluem:
- Urina turva ou com sangue
- Urina com cheiro forte ou fétido
- Febre baixa (nem todos terão febre)
- Dor ou ardor ao urinar
- Pressão ou cãibras na parte inferior do abdômen médio ou nas costas
- Forte necessidade de urinar com frequência, mesmo logo após a bexiga ter sido esvaziada
Freqüentemente, em uma pessoa idosa, mudanças mentais ou confusão são os únicos sinais de uma possível infecção.
Na maioria dos casos, uma amostra de urina é coletada para fazer os seguintes testes:
- Urinálise - Este teste é feito para procurar leucócitos, glóbulos vermelhos, bactérias e para verificar se há certos produtos químicos, como nitritos na urina. Na maioria das vezes, seu médico pode diagnosticar uma infecção por meio de um exame de urina.
- Cultura de urina - pode ser necessária uma amostra limpa de urina. Esse teste é feito para identificar a bactéria na urina e decidir sobre o antibiótico correto.
Os antibióticos podem ser administrados por via oral. Estes são mais frequentemente administrados para impedir que a infecção se espalhe para os rins.
Para uma infecção simples da bexiga, você tomará antibióticos por 3 dias (mulheres) ou 7 a 14 dias (homens). Para uma infecção da bexiga com complicações como gravidez, diabetes ou uma infecção renal leve, na maioria das vezes você tomará antibióticos por 7 a 14 dias.
É importante que você termine todos os antibióticos prescritos. Termine-os mesmo que se sinta melhor antes do final do tratamento. Se você não terminar os antibióticos, pode desenvolver uma infecção que é mais difícil de tratar.
Informe o seu provedor se você estiver grávida.
Seu provedor pode prescrever medicamentos para aliviar o desconforto. O cloridrato de fenazopiridina (Pyridium) é o mais comum desse tipo de droga. Você ainda precisará tomar antibióticos.
Todas as pessoas com infecção urinária devem beber muita água.
Algumas mulheres têm infecções repetidas da bexiga. Seu provedor pode sugerir tratamentos como:
- Tomar uma única dose de um antibiótico após o contato sexual. Isso pode prevenir infecções sexualmente transmissíveis.
- Manter um curso de antibióticos de 3 dias. Estes serão administrados com base nos seus sintomas.
- Tomar uma única dose diária de um antibiótico. Esta dose irá prevenir infecções.
Produtos de venda livre que aumentam o ácido na urina, como ácido ascórbico ou suco de cranberry, podem ser recomendados. Esses medicamentos diminuem a concentração de bactérias na urina.
O acompanhamento pode incluir culturas de urina. Esses testes irão garantir que a infecção bacteriana tenha desaparecido.
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir algumas infecções do trato urinário.
A maioria dos casos de cistite é desconfortável, mas desaparece sem complicações após o tratamento.
Ligue para seu provedor se você:
- Apresenta sintomas de cistite
- Já foram diagnosticados e os sintomas pioram
- Desenvolver novos sintomas, como febre, dor nas costas, dor de estômago ou vômitos
Infecção não complicada do trato urinário; ITU - cistite aguda; Infecção aguda da bexiga; Cistite bacteriana aguda
Trato urinário feminino
Trato urinário masculino
Cooper KL, Badalato GM, Rutman MP. Infecções do trato urinário. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Campbell-Walsh-Wein Urology.12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 55.
Nicolle LE, Drekonja D. Abordagem ao paciente com infecção do trato urinário. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 268.
Sobel JD, Brown P. Urinary trato infecções. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 72.