Como é o pulmão de um fumante diferente de um pulmão saudável?
Contente
- Como funcionam os pulmões de um não fumante?
- Como fumar afeta seus pulmões?
- Por quais condições você corre risco como fumante?
- Como parar de fumar pode afetar seus pulmões?
- Como parar de fumar
Fumar 101
Você provavelmente sabe que fumar tabaco não é bom para sua saúde. Um relatório recente do cirurgião geral dos EUA atribui quase meio milhão de mortes anualmente ao fumo. Seus pulmões são um dos órgãos que são mais afetados pelo tabaco. Veja como fumar afeta seus pulmões e sua saúde geral.
Como funcionam os pulmões de um não fumante?
O ar de fora do corpo entra por uma via chamada traquéia. Em seguida, passa por canais chamados bronquíolos. Eles estão localizados nos pulmões.
Seus pulmões são feitos de tecido elástico que se contrai e se expande conforme você respira. Os bronquíolos trazem ar puro e rico em oxigênio para os pulmões e expelem dióxido de carbono. Estruturas minúsculas semelhantes a cabelos revestem os pulmões e as vias aéreas. Esses são chamados de cílios. Eles limpam qualquer poeira ou sujeira encontrada no ar que você respira.
Como fumar afeta seus pulmões?
A fumaça do cigarro contém muitos produtos químicos que prejudicam o sistema respiratório. Esses produtos químicos inflamam os pulmões e podem levar à superprodução de muco. Por causa disso, os fumantes correm um risco maior de tosse, bronquite e doenças infecciosas, como pneumonia. Essa inflamação também pode desencadear ataques de asma em pessoas com asma.
A nicotina do tabaco também paralisa os cílios. Normalmente, os cílios limpam produtos químicos, poeira e sujeira por meio de movimentos de varredura bem coordenados. Quando os cílios estão inativos, substâncias tóxicas podem se acumular. Isso pode resultar em congestão pulmonar e tosse do fumante.
Tanto o tabaco quanto os produtos químicos encontrados nos cigarros alteram a estrutura celular dos pulmões. As paredes elásticas dentro das vias aéreas se rompem. Isso significa que há menos área de superfície funcional nos pulmões.
Para trocar efetivamente o ar que respiramos, que é rico em oxigênio, com o ar que exalamos, que é preenchido com dióxido de carbono, precisamos de uma grande área de superfície.
Quando os tecidos pulmonares se rompem, eles não são capazes de participar dessa troca. Eventualmente, isso leva a uma condição conhecida como enfisema. Esta condição é caracterizada por falta de ar.
Muitos fumantes desenvolverão enfisema. O número de cigarros que fuma e outros fatores do estilo de vida podem influenciar a quantidade de danos causados. Se você for diagnosticado com enfisema ou bronquite crônica, diz-se que você tem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ambos os transtornos são tipos de DPOC.
Por quais condições você corre risco como fumante?
O fumo habitual pode levar a uma série de consequências de curto prazo. Isso inclui:
- falta de ar
- desempenho atlético prejudicado
- uma tosse forte
- má saúde pulmonar
- mal hálito
- dentes amarelos
- cabelo, corpo e roupas com cheiro ruim
Fumar também está associado a muitos riscos para a saúde a longo prazo. É sabido que os fumantes têm muito mais probabilidade do que os não fumantes de desenvolver todas as formas de câncer de pulmão. Estima-se que 90 por cento dos casos de câncer de pulmão são causados pelo fumo regular. Homens que fumam têm 23 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que homens que nunca fumaram. Da mesma forma, as mulheres têm 13 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão do que as que nunca fumaram.
Fumar também aumenta o risco de outras doenças pulmonares, como DPOC e pneumonia. Quase todas as mortes relacionadas à DPOC nos Estados Unidos são causadas pelo fumo. Os fumantes regulares também têm maior probabilidade de ter câncer de:
- pâncreas
- fígado
- estômago
- rim
- boca
- bexiga
- esôfago
O câncer não é o único problema de saúde a longo prazo que o fumo pode causar. A inalação do tabaco também prejudica a circulação sanguínea. Isso pode aumentar sua probabilidade de:
- um ataque cardíaco
- derrame
- doença arterial coronária
- vasos sanguíneos danificados
Como parar de fumar pode afetar seus pulmões?
Nunca é tarde para parar de fumar. Dias depois de parar de fumar, os cílios começarão a se regenerar. Dentro de semanas a meses, seus cílios podem se tornar completamente funcionais novamente. Isso reduz drasticamente o risco de desenvolver doenças relacionadas ao pulmão, como câncer de pulmão e DPOC.
Após 10 a 15 anos de abstinência do tabaco, seu risco de desenvolver câncer de pulmão se tornará equivalente ao de alguém que nunca fumou.
Como parar de fumar
Embora possa não ser fácil quebrar o hábito, é possível. Fale com seu médico, um conselheiro licenciado ou outras pessoas em sua rede de apoio para começar no caminho certo.
Existem várias opções disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar em um ritmo adequado para você. Isso inclui:
- Manchas de nicotina
- cigarros eletrônicos
- participando de um grupo de apoio
- aconselhamento
- gerenciamento de condições que promovem o tabagismo, como estresse
- exercício físico
- desistindo de peru frio
É importante tentar métodos diferentes ao parar de fumar. Às vezes, é útil combinar estratégias diferentes, como exercícios e redução da nicotina. Reduzir a quantidade de cigarros que fuma ou eliminar o hábito pode ajudar a melhorar a saúde dos pulmões.
Se tiver sintomas de abstinência, você deve falar com seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar um plano para parar de fumar adequado para você.