Púrpura trombocitopênica imunológica (PTI)
Púrpura trombocitopênica imunológica (PTI) é um distúrbio hemorrágico no qual o sistema imunológico destrói as plaquetas, que são necessárias para a coagulação normal do sangue. Pessoas com a doença têm poucas plaquetas no sangue.
A ITP ocorre quando certas células do sistema imunológico produzem anticorpos contra as plaquetas. As plaquetas ajudam a coagular o sangue, aglutinando-se para tapar pequenos orifícios nos vasos sanguíneos danificados.
Os anticorpos se ligam às plaquetas. O corpo destrói as plaquetas que carregam os anticorpos.
Em crianças, a doença às vezes ocorre após uma infecção viral. Em adultos, é mais frequentemente uma doença de longo prazo (crônica) e pode ocorrer após uma infecção viral, com o uso de certos medicamentos, durante a gravidez ou como parte de um distúrbio imunológico.
ITP afeta mulheres com mais freqüência do que homens. É mais comum em crianças do que em adultos. Em crianças, a doença afeta igualmente meninos e meninas.
Os sintomas de ITP podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Menstruação anormalmente intensa em mulheres
- Sangrando na pele, geralmente ao redor das canelas, causando uma erupção cutânea que se parece com manchas vermelhas pontuais (erupção petequial)
- Hematomas fáceis
- Sangramento nasal ou sangramento na boca
Serão feitos exames de sangue para verificar sua contagem de plaquetas.
A aspiração da medula óssea ou biópsia também pode ser realizada.
Em crianças, a doença geralmente desaparece sem tratamento. Algumas crianças podem precisar de tratamento.
Os adultos geralmente começam a tomar um medicamento esteróide chamado prednisona ou dexametasona. Em alguns casos, a cirurgia para remover o baço (esplenectomia) é recomendada. Isso aumenta a contagem de plaquetas em cerca de metade das pessoas. No entanto, outros tratamentos medicamentosos são geralmente recomendados.
Se a doença não melhorar com prednisona, outros tratamentos podem incluir:
- Infusões de gamaglobulina em altas doses (um fator imunológico)
- Drogas que suprimem o sistema imunológico
- Terapia anti-RhD para pessoas com certos tipos de sangue
- Drogas que estimulam a medula óssea a produzir mais plaquetas
Pessoas com PTI não devem tomar aspirina, ibuprofeno ou varfarina, porque esses medicamentos interferem na função plaquetária ou na coagulação do sangue, e pode ocorrer sangramento.
Mais informações e suporte para pessoas com ITP e suas famílias podem ser encontradas em:
- pdsa.org/patients-caregivers/support-resources.html
Com o tratamento, a chance de remissão (um período sem sintomas) é boa. Em casos raros, a ITP pode se tornar uma condição de longo prazo em adultos e reaparecer, mesmo após um período sem sintomas.
Pode ocorrer perda súbita e grave de sangue do trato digestivo. Também pode ocorrer sangramento para o cérebro.
Vá para a sala de emergência ou ligue para o 911 ou o número de emergência local se ocorrer sangramento grave ou se outros novos sintomas surgirem.
ITP; Trombocitopenia imune; Desordem de sangramento - púrpura trombocitopênica idiopática; Transtorno de sangramento - ITP; Autoimune - ITP; Baixa contagem de plaquetas - ITP
- Células sanguíneas
Abrams CS. Trombocitopenia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 163.
Arnold DM, Zeller MP, Smith JW, Nazy I.Doenças do número de plaquetas: trombocitopenia imune, trombocitopenia aloimune neonatal e púrpura pós-transfusão. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 131.