Doença da hemoglobina C
![Arthur Honegger - Pacific 231 Mouvement symphonique No. 1 (1923)](https://i.ytimg.com/vi/wS6XAjd-9h8/hqdefault.jpg)
A doença da hemoglobina C é uma doença do sangue transmitida de forma familiar. Isso leva a um tipo de anemia, que ocorre quando os glóbulos vermelhos se rompem mais cedo do que o normal.
A hemoglobina C é um tipo anormal de hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. É um tipo de hemoglobinopatia. A doença é causada por um problema com um gene chamado beta globina.
A doença ocorre com mais frequência em afro-americanos. É mais provável que você tenha a doença da hemoglobina C se alguém de sua família já teve.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer icterícia. Algumas pessoas podem desenvolver cálculos biliares que precisam ser tratados.
Um exame físico pode mostrar um baço aumentado.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Hemograma completo
- Eletroforese de hemoglobina
- Esfregaço de sangue periférico
- Hemoglobina sangüínea
Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário. Os suplementos de ácido fólico podem ajudar seu corpo a produzir glóbulos vermelhos normais e melhorar os sintomas da anemia.
As pessoas com hemoglobina C podem ter uma vida normal.
As complicações podem incluir:
- Anemia
- Doença da vesícula biliar
- Aumento do baço
Ligue para o seu médico se tiver sintomas da doença da hemoglobina C.
Você pode procurar aconselhamento genético se tiver alto risco para a doença e estiver pensando em ter um bebê.
Hemoglobina C clínica
Células sanguíneas
Howard J. Doença falciforme e outras hemoglobinopatias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 154.
Smith-Whitley K, Kwiatkowski JL. Hemoglobinopatias. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 489.
Wilson CS, Vergara-Lluri ME, Brynes RK. Avaliação de anemia, leucopenia e trombocitopenia. In: Jaffe ES, Arber DA, Campo E, Harris NL, Quintanilla-Martinez L, eds. Hematopatologia. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 11.