Actinomicose
A actinomicose é uma infecção bacteriana de longa duração (crônica) que comumente afeta o rosto e o pescoço.
A actinomicose geralmente é causada pela bactéria chamada Actinomyces israelii. Este é um organismo comum encontrado no nariz e na garganta. Normalmente não causa doenças.
Devido à localização normal da bactéria no nariz e na garganta, a actinomicose afeta mais comumente o rosto e o pescoço. A infecção às vezes pode ocorrer no tórax (actinomicose pulmonar), abdome, pelve ou outras áreas do corpo. A infecção não é contagiosa. Isso significa que não se espalha para outras pessoas.
Os sintomas ocorrem quando a bactéria entra nos tecidos da face após um trauma, cirurgia ou infecção. Os gatilhos comuns incluem abscesso dentário ou cirurgia oral. A infecção também pode afetar certas mulheres que fizeram uso de um dispositivo intra-uterino (DIU) para evitar a gravidez.
Uma vez no tecido, a bactéria causa um abscesso, produzindo um caroço duro, vermelho a roxo-avermelhado, geralmente na mandíbula, de onde vem o nome comum da doença, "mandíbula protuberante".
Eventualmente, o abscesso rompe a superfície da pele para produzir um trato sinusal de drenagem.
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Drenagem de feridas na pele, especialmente na parede torácica de infecção pulmonar por actinomices
- Febre
- Leve ou sem dor
- Inchaço ou caroço duro, vermelho a roxo-avermelhado no rosto ou na parte superior do pescoço
- Perda de peso
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.
Os testes que podem ser feitos para verificar a presença da bactéria incluem:
- Cultura do tecido ou fluido
- Exame do fluido drenado ao microscópio
- Tomografia computadorizada de áreas afetadas
O tratamento da actinomicose geralmente requer antibióticos por vários meses a um ano. Drenagem cirúrgica ou remoção da área afetada (lesão) pode ser necessária. Se a condição estiver relacionada a um DIU, o dispositivo deve ser removido.
A recuperação total pode ser esperada com o tratamento.
Em casos raros, a meningite pode se desenvolver a partir da actinomicose. A meningite é uma infecção nas membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Essa membrana é chamada de meninges.
Ligue para o seu provedor se você desenvolver sintomas desta infecção. Começar o tratamento imediatamente ajuda a acelerar a recuperação.
Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista podem ajudar a prevenir algumas formas de actinomicose.
Mandíbula irregular
- Actinomicose (mandíbula protuberante)
- Bactérias
Brook I. Actinomicose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 313.
Gardella C, Eckert LO, Lentz GM. Infecções do trato genital: vulva, vagina, colo do útero, síndrome do choque tóxico, endometrite e salpingite. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 23.
Russo TA. Agentes de actinomicose. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed.Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 254.