Não consegue sentir a seqüência do dispositivo intra-uterino (DIU): isso é normal?
Contente
- Você deveria se preocupar?
- Por que você pode não ser capaz de sentir suas cordas
- As cordas estão no alto da sua vagina
- As cordas se enrolaram no colo do útero
- Expulsão
- Perfuração
- Sintomas a serem observados
- Como o seu médico irá localizar o seu DIU
- O que seu médico fará se o DIU se mover
- A linha inferior
Você deveria se preocupar?
Não consegue encontrar sua sequência de DIU? Você não está sozinho Cerca de 18% das mulheres com DIU são incapazes de sentir suas cordas, de acordo com uma revisão de 2011.
E as chances são de que está tudo bem. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer. A maioria não é motivo de preocupação.
Continue lendo para saber o que pode ser o culpado, os sintomas que você deve observar e como o seu médico poderá ajudar.
Por que você pode não ser capaz de sentir suas cordas
Quando o médico inseriu o DIU, ele deixou uma ou duas finas cordas de plástico penduradas no canal vaginal. Essas cordas têm cerca de 5 cm de comprimento - apenas o suficiente para poder senti-las com a ponta do dedo. Eles se sentem como uma linha de pesca leve.
No entanto, muitas mulheres são incapazes de sentir essas cordas. Isso normalmente não é motivo para preocupação, mas você ainda deve usar uma forma alternativa de controle de natalidade até conseguir localizar as seqüências de caracteres ou consultar seu médico.
Você pode não conseguir sentir as cordas porque:
As cordas estão no alto da sua vagina
Você pode não senti-los porque foram cortados muito curtos para alcançá-los.
As cordas se enrolaram no colo do útero
Às vezes, as cordas se enrolam ao lado do colo do útero. Eles podem até estar escondidos em uma dobra de tecido vaginal. As seqüências de caracteres podem se encaixar novamente no seu próximo período. Portanto, faça uma anotação para verificar novamente.
Expulsão
Isso ocorre quando o seu DIU cai do seu útero. Embora isso não seja comum, ainda é possível. Quando isso acontece, geralmente é durante o primeiro ano de inserção.
Em alguns casos, o DIU não cai completamente, então você pode não encontrá-lo em sua cueca ou vaso sanitário. Se o seu DIU aparecer, não tente recolocá-lo. Marque uma consulta com seu médico.
Perfuração
Isso ocorre quando o DIU penetra ou atravessa a parede do colo do útero ou do útero. A perfuração é muito rara. Isso acontece apenas em 1,4 por 1.000 (0,14%) inserções de DIU hormonais e em 1,1 por 1.000 (0,11%) inserções de cobre-DIU, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Seu risco de perfuração pode ser maior se você deu à luz recentemente ou está amamentando.
Sintomas a serem observados
Se suas cordas estiverem simplesmente fora de alcance ou enroladas no colo do útero, você não terá nenhum sintoma. Você deve agendar um check-up com seu médico e usar uma forma alternativa de controle de natalidade até então.
Se você tem um DIU que libera hormônios - como Mirena, Liletta, Kyleena ou Skyla - seus períodos devem ficar mais leves e mais curtos. Se seus períodos não mudarem ou se voltarem ao normal depois de clarear, marque uma consulta com seu médico. Seu DIU pode ter caído e você terá que adquirir um novo. Certifique-se de usar outra forma de controle de natalidade até que seu médico dê tudo claro.
Alguns sintomas podem apontar para um problema maior, como perfuração, extravio ou infecção. Consulte seu médico imediatamente se você começar a experimentar:
- cólicas severas ou prolongadas
- febre ou calafrios
- sangue, fluido ou odor anormal proveniente da vagina
Como o seu médico irá localizar o seu DIU
Se você não sentir as cordas do DIU, seu médico fará um exame pélvico para verificar se as cordas ainda estão lá. Eles podem girar um cotonete de algodão longo ou uma cito-escova, o pincel que eles usam para coletar um exame de Papanicolaou, ao redor da vagina e no colo do útero para encontrar as cordas.
Eles também podem usar um dispositivo de ampliação chamado colposcópio para obter uma melhor aparência.
Se eles não conseguirem encontrar as cordas dessa maneira, poderão realizar um ultrassom. Se o ultrassom não revelar a sua colocação no DIU, a causa mais provável é que ele foi expelido pela vagina e você pode não ter percebido. Seu médico pode fazer um raio-X para garantir que o DIU não perfurou seu útero e viajou para sua cavidade abdominal.
Se o seu DIU estiver na posição correta e você quiser mantê-lo, não será necessário fazer mais nada. Se você deseja remover o DIU ou se estiver fora de posição, seu médico o retirará.
O que seu médico fará se o DIU se mover
Se o DIU perfurou sua parede do útero, você precisará removê-la cirurgicamente no hospital.
Mas se estiver simplesmente fora de lugar ou parcialmente expulso, seu médico o removerá durante sua consulta.
Primeiro, seu colo do útero será dilatado ou aberto. Isso pode ser feito com um medicamento chamado misoprostol. É inserido na vagina antes do procedimento.
O seu médico também pode administrar um analgésico como o ibuprofeno para ajudar a prevenir cãibras. Se for necessário um alívio adicional da dor durante o procedimento, seu médico poderá injetar um medicamento anestésico no colo do útero ou aplicar um gel tópico de anestesia.
Depois que o colo do útero se dilatar, seu médico usará instrumentos diferentes, como pinças de pinça, para alcançar seu útero e remover o DIU.
Na maioria dos casos, você pode inserir um novo DIU imediatamente após a remoção do extraviado.
A linha inferior
Suas cordas de DIU não saem da sua vagina como uma corda de tampão. Deve haver um fio suficiente pendurado no canal vaginal para sentir com a ponta dos dedos.
Você deve verificar suas cadeias de DIU com um dedo limpo uma vez por mês. Um bom momento para fazer isso é o dia seguinte ao término do período.
Se você não conseguir sentir as cordas, tente manter a calma. Use contracepção de reserva e ligue para o seu médico. Eles podem ajudá-lo a localizar suas seqüências de caracteres e aconselhá-lo sobre as próximas etapas.