Meningite estafilocócica
A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Essa cobertura é chamada de meninges.
As bactérias são um tipo de germe que pode causar meningite. As bactérias estafilocócicas são um tipo de bactéria que causa meningite.
A meningite estafilocócica é causada pela bactéria estafilococo. Quando é causado por Staphylococcus aureus ou Staphylococcus epidermidis bactérias, geralmente se desenvolve como uma complicação de cirurgia ou como uma infecção que se espalha pelo sangue de outro local.
Os fatores de risco incluem:
- Infecções de válvulas cardíacas
- Infecção anterior do cérebro
- Meningite passada devido a derivações do fluido espinhal
- Cirurgia cerebral recente
- A presença de um shunt de fluido espinhal
- Trauma
Os sintomas podem surgir rapidamente e incluem:
- Febre e calafrios
- Mudanças de status mental
- Nausea e vomito
- Sensibilidade à luz (fotofobia)
- Dor de cabeça severa
- Torcicolo
Outros sintomas que podem ocorrer com esta doença:
- Agitação
- Fontanelas salientes em bebês
- Alerta diminuído
- Má alimentação ou irritabilidade em crianças
- Respiração rápida
- Postura incomum, com cabeça e pescoço arqueados para trás (opistótono)
O profissional de saúde fará um exame físico. As perguntas se concentrarão nos sintomas e nos fatores de risco.
Se o médico achar que a meningite é possível, uma punção lombar (punção lombar) é feita para remover uma amostra de fluido espinhal para teste. Se você tiver um shunt de fluido espinhal, a amostra pode ser retirada deste.
Os testes podem incluir:
- Cultura de sangue
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada da cabeça
- Coloração de Gram, outras colorações especiais e cultura de LCR
Os antibióticos serão iniciados o mais rápido possível. A vancomicina é a primeira escolha para suspeita de meningite estafilocócica. A nafcilina é usada quando os testes mostram que a bactéria é sensível a esse antibiótico.
Freqüentemente, o tratamento inclui a pesquisa e a remoção de possíveis fontes de bactérias no corpo. Isso inclui shunts ou válvulas cardíacas artificiais.
O tratamento precoce melhora o resultado. No entanto, algumas pessoas não sobrevivem. Crianças pequenas e adultos com mais de 50 anos correm o maior risco de morte.
A meningite estafilocócica geralmente melhora mais rapidamente, com menos complicações, se a fonte da infecção for removida. A fonte pode incluir shunts, hardware nas articulações ou válvulas cardíacas artificiais.
As complicações de longo prazo podem incluir:
- Dano cerebral
- Acúmulo de fluido entre o crânio e o cérebro (derrame subdural)
- Acúmulo de fluido dentro do crânio que leva ao inchaço do cérebro (hidrocefalia)
- Perda de audição
- Convulsões
- Infecção por estafilococos em outra área do corpo
Ligue para o 911 ou para o número de emergência local ou vá a um pronto-socorro se suspeitar de meningite em uma criança que apresenta os seguintes sintomas:
- Problemas de alimentação
- Choro estridente
- Irritabilidade
- Febre persistente e inexplicável
A meningite pode rapidamente se tornar uma doença com risco de vida.
Em pessoas de alto risco, tomar antibióticos antes de procedimentos diagnósticos ou cirúrgicos pode ajudar a reduzir o risco. Discuta isso com seu médico.
Meningite estafilocócica
- Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
- Contagem de células CSF
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Meningite bacteriana. www.cdc.gov/meningitis/bacterial.html. Atualizado em 6 de agosto de 2019. Acessado em 1 de dezembro de 2020.
Nath A. Meningite: bacteriana, viral e outras. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 384.
Hasbun R, Van de Beek D., Brouwer MC, Tunkel AR. Meningite aguda. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 87.