Quando você sentir vontade de mudar seu remédio
Você pode encontrar um momento em que deseja interromper ou trocar o medicamento. Mas mudar ou interromper o medicamento por conta própria pode ser perigoso. Isso pode piorar sua condição.
Aprenda a conversar com seu médico e farmacêutico sobre o seu medicamento. Vocês podem tomar decisões juntos para que se sintam bem com seus medicamentos.
Você pode pensar em parar ou mudar seu medicamento quando:
- Sentir-se melhor
- Acho que não está funcionando
- Estão tendo efeitos colaterais e se sentem mal
- Estão preocupados com os custos
Freqüentemente, você se sente melhor rapidamente ao tomar algum medicamento. Você pode sentir que não precisa mais aguentar.
Se parar de tomar o medicamento antes do devido, não obterá todos os seus efeitos ou a sua condição pode piorar. aqui estão alguns exemplos:
- Ao tomar antibióticos, você se sentirá melhor em 1 a 2 dias. Se parar de tomar o medicamento mais cedo, você pode ficar doente novamente.
- Se estiver tomando um pacote de esteróides para a asma, você se sentirá melhor rapidamente. Você pode pensar que pode parar de tomá-lo porque se sente muito bem. A interrupção repentina de uma embalagem de esteróides pode fazer você se sentir muito mal.
Se não se sentir melhor, pode pensar que o seu medicamento não está a funcionar. Fale com seu provedor antes de fazer qualquer alteração. Descobrir:
- O que esperar do medicamento. Alguns medicamentos podem demorar mais para fazer a diferença.
- Se você está tomando o medicamento corretamente.
- Se houver outro medicamento que possa funcionar melhor.
Alguns medicamentos podem fazer você se sentir mal. Você pode ter um estômago embrulhado, coceira na pele, garganta seca ou qualquer outra coisa que não pareça certa.
Quando você se sentir enjoado com o medicamento, pare de tomá-lo. Converse com seu provedor antes de interromper qualquer medicamento. O provedor pode:
- Mude a sua dose para não se sentir enjoado.
- Mude seu medicamento para um tipo diferente.
- Dar sugestões de como se sentir melhor ao tomar o medicamento.
Os remédios podem custar muito dinheiro. Se você está preocupado com dinheiro, pode cortar custos.
Não corte os comprimidos pela metade, a menos que seu provedor diga para fazer isso. Não tome menos doses do que o prescrito nem tome o seu medicamento apenas quando se sentir mal. Isso pode piorar sua condição.
Fale com o seu provedor se você não tiver dinheiro suficiente para o seu medicamento. Seu provedor pode mudar seu medicamento para uma marca genérica que custe menos. Muitas farmácias e empresas farmacêuticas têm programas para reduzir o custo para as pessoas.
Ligue para o provedor quando desejar trocar de medicamento. Conheça todos os medicamentos que você toma. Informe o seu provedor sobre seus medicamentos prescritos, medicamentos sem receita e quaisquer vitaminas, suplementos ou ervas. Junto com seu provedor, decida quais medicamentos você vai tomar.
Medicação - não conformidade; Medicação - não adesão
Site da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde. 20 dicas para ajudar a prevenir erros médicos: ficha do paciente. www.ahrq.gov/patients-consumers/care-planning/errors/20tips/index.html. Atualizado em agosto de 2018. Acessado em 10 de agosto de 2020.
Naples JG, Handler SM, Maher RL, Schmader KE, Hanlon JT. Farmacoterapia geriátrica e polifarmácia. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 101.
Site do Instituto Nacional de Envelhecimento. Uso seguro de medicamentos para idosos. www.nia.nih.gov/health/safe-use-medicines-older-adults. Atualizado em 26 de junho de 2019. Acessado em 10 de agosto de 2020.
- Medicação
- Conversando com seu médico