Qual é a diferença entre amigdalite e estreptococo?
Contente
- Sintomas
- Causas
- Fatores de risco
- Complicações
- Quando você deve consultar um médico?
- Diagnóstico
- Tratamento
- Amidalite
- Strep garganta
- Outlook
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
Você pode ter ouvido os termos amigdalite e faringite estreptocócica usados indistintamente, mas isso não é exato. Você pode ter amigdalite sem ter infecções na garganta. Amigdalite pode ser causada pelo grupo A Estreptococo bactéria, que é responsável por infecções na garganta, mas você também pode pegar amigdalite de outras bactérias e vírus.
Continue lendo para aprender mais sobre amigdalite e faringite estreptocócica.
Sintomas
Amigdalite e faringite estreptocócica têm muitos sintomas semelhantes. Isso porque a faringite estreptocócica pode ser considerada um tipo de amigdalite. Mas as pessoas com faringite estreptocócica apresentam sintomas adicionais e únicos.
Sintomas de amigdalite | Sintomas de faringite estreptocócica |
linfonodos grandes e sensíveis no pescoço | linfonodos grandes e sensíveis no pescoço |
dor de garganta | dor de garganta |
vermelhidão e inchaço nas amígdalas | pequenas manchas vermelhas no céu da boca |
dificuldade ou dor ao engolir | dificuldade ou dor ao engolir |
febre | febre mais alta do que em pessoas com amigdalite |
torcicolo | dores no corpo |
dor de estômago | náuseas ou vômitos, especialmente em crianças |
descoloração branca ou amarela nas amígdalas ou ao redor delas | amígdalas inchadas e vermelhas com estrias brancas de pus |
dor de cabeça | dor de cabeça |
Causas
A amigdalite pode ser causada por uma variedade de germes, incluindo vírus e bactérias. É mais comumente causado por vírus, no entanto, como:
- gripe
- coronavírus
- adenovírus
- Vírus de Epstein Barr
- vírus herpes simplex
- HIV
A amigdalite é apenas um sintoma desses vírus. Seu médico precisará fazer testes e revisar todos os seus sintomas para determinar qual vírus, se houver, é a causa de sua amigdalite.
A amigdalite também pode ser causada por bactérias. Estima-se que 15-30 por cento das amigdalites sejam causadas por bactérias. As bactérias infecciosas mais comuns são do grupo A Estreptococo, que causa infecção na garganta. Outras espécies de bactérias estreptocócicas também podem causar amigdalite, incluindo:
- Staphylococcus aureus (MRSA)
- Chlamydia pneumoniae (clamídia)
- Neisseria gonorrhoeae (gonorréia)
Strep garganta é causada especificamente pelo grupo A Estreptococo bactérias. Nenhum outro grupo de bactérias ou vírus o causa.
Fatores de risco
Os fatores de risco para amigdalite e faringite estreptocócica incluem:
- Idade jovem. Amigdalite causada por bactérias é mais comum em crianças de 5 a 15 anos.
- Exposição frequente a outras pessoas. Crianças pequenas na escola ou creche são freqüentemente expostas a germes. Da mesma forma, as pessoas que vivem ou trabalham nas cidades ou usam o transporte público podem ter mais exposição aos germes da amigdalite.
- Época do ano. Strep garganta é mais comum no outono e no início da primavera.
Você só pode ter amigdalite se tiver amígdalas.
Complicações
Em casos extremos, infecções na garganta e amigdalite podem levar às seguintes complicações:
- escarlatina
- inflamação do rim
- febre reumática
Quando você deve consultar um médico?
Você pode não precisar consultar um médico para amigdalite ou faringite estreptocócica. Na maioria dos casos, os sintomas remitem dentro de alguns dias após o atendimento domiciliar, como descanso, ingestão de líquidos quentes ou sucção de pastilhas para a garganta.
Você pode precisar consultar um médico, no entanto, se:
- os sintomas duram mais de quatro dias e não mostram sinais de melhora ou pioraram
- você tem sintomas graves, como febre acima de 102,6 ° F (39,2 ° C) ou dificuldade para respirar ou beber
- dor intensa que não cessa
- você teve vários casos de amigdalite ou faringite estreptocócica no último ano
Diagnóstico
Seu médico perguntará sobre os sintomas e fará um exame físico. Durante o exame físico, eles examinarão sua garganta em busca de nódulos linfáticos inchados e verificarão se há sinais de infecção em seu nariz e orelhas.
Se o seu médico suspeitar de amigdalite ou infecção na garganta, ele limpará a parte de trás da sua garganta para colher uma amostra. Eles podem usar um teste rápido de estreptococo para determinar se você está infectado com a bactéria estreptocócica. Eles podem obter resultados em poucos minutos. Se seu teste for negativo para estreptococos, seu médico usará uma cultura de garganta para testar outras bactérias em potencial. Os resultados desse teste geralmente levam 24 horas.
Tratamento
A maioria dos tratamentos irá aliviar seus sintomas em vez de realmente tratar sua condição. Por exemplo, você pode usar medicamentos antiinflamatórios para aliviar a dor da febre e da inflamação, como o paracetamol (Tylenol) ou o ibuprofeno (Advil e Motrin).
Para aliviar os sintomas de dor de garganta, você pode tentar estes remédios caseiros:
- descansar
- Bebe muita água
- beber líquidos quentes, como caldo, chá com mel e limão ou sopa quente
- gargarejo com água quente salgada
- chupar rebuçados ou pastilhas para a garganta
- aumente a umidade em sua casa ou escritório usando um umidificador
Amidalite
Se você tiver amigdalite causada por um vírus, seu médico não poderá tratá-la diretamente. Se sua amigdalite for causada por bactérias, seu médico pode prescrever antibióticos para tratar a infecção. Certifique-se de tomar os antibióticos exatamente como indicado pelo seu médico.
Tomar antibióticos também o ajudará a reduzir o risco de infectar outras pessoas. Um estudo envolvendo 2.835 casos de dor de garganta mostrou que os antibióticos reduziram a duração dos sintomas em uma média de 16 horas.
Em casos mais extremos, suas amígdalas podem estar tão inchadas que você não consegue respirar. Seu médico irá prescrever esteróides para diminuir a inflamação. Se isso não funcionar, eles recomendarão uma cirurgia chamada amigdalectomia para remover suas amígdalas. Esta opção é usada apenas em casos raros. Pesquisas recentes também questionam sua eficácia, com uma observando que a tonsilectomia é apenas modestamente benéfica.
Strep garganta
A infecção de garganta é causada por uma bactéria, portanto, seu médico prescreverá um antibiótico oral 48 horas após o início da doença. Isso reduzirá a duração e a gravidade dos sintomas, bem como as complicações e o risco de infectar outras pessoas. Você também pode usar remédios caseiros para controlar os sintomas de amígdalas inflamadas e dor de garganta.
Outlook
Amigdalite e faringite estreptocócica são contagiosas, então, se possível, evite ficar perto de outras pessoas enquanto estiver doente. Com remédios caseiros e muito descanso, sua dor de garganta deve desaparecer em alguns dias. Consulte o seu médico se os seus sintomas forem extremos ou persistirem por muito tempo.