Induzindo trabalho de parto
Induzir o trabalho de parto refere-se a diferentes tratamentos usados para iniciar ou mover seu trabalho de parto em um ritmo mais rápido. O objetivo é provocar contrações ou torná-las mais fortes.
Vários métodos podem ajudar a iniciar o trabalho de parto.
O líquido amniótico é a água que envolve seu bebê no útero. Ele contém membranas ou camadas de tecido. Um método de induzir o parto é "quebrar a bolsa d'água" ou romper as membranas.
- Seu médico fará um exame pélvico e guiará uma pequena sonda de plástico com um gancho na extremidade através do colo do útero para criar um orifício na membrana. Isso não machuca você ou seu bebê.
- Seu colo do útero já deve estar dilatado e a cabeça do bebê deve ter caído em sua pélvis.
Na maioria das vezes, as contrações começam dentro de minutos a algumas horas depois. Se o trabalho de parto não começar após algumas horas, você pode receber um medicamento pelas veias para ajudar a iniciar as contrações. Isso ocorre porque quanto mais tempo o trabalho de parto demorar para começar, maior será a chance de você pegar uma infecção.
No início da gravidez, o colo do útero deve ser firme, longo e fechado. Antes que o colo do útero comece a dilatar ou abrir, ele deve primeiro ficar macio e começar a "afinar".
Para alguns, esse processo pode começar antes do início do trabalho de parto. Mas se o colo do útero ainda não começou a amadurecer ou afinar, seu provedor pode usar um medicamento chamado prostaglandinas.
O medicamento é colocado na vagina, próximo ao colo do útero. As prostaglandinas freqüentemente amadurecem ou amolecem o colo do útero, e as contrações podem até começar. A frequência cardíaca do seu bebê será monitorada por algumas horas. Se o trabalho de parto não começar, você poderá deixar o hospital e passear.
A oxitocina é um medicamento administrado pelas suas veias (IV ou intravenosa) para iniciar as suas contrações ou torná-las mais fortes. Uma pequena quantidade entra em seu corpo através da veia em um ritmo constante. A dose pode ser aumentada lentamente conforme necessário.
A frequência cardíaca do seu bebê e a força de suas contrações serão monitoradas de perto.
- Isso é feito para garantir que suas contrações não sejam tão fortes a ponto de prejudicar o bebê.
- A oxitocina não pode ser usada se os testes mostrarem que o feto não está recebendo oxigênio ou alimentos suficientes através da placenta.
A oxitocina freqüentemente cria contrações regulares. Assim que seu próprio corpo e útero "entrarem em ação", seu provedor poderá reduzir a dose.
Existem muitos motivos pelos quais você pode precisar da indução do parto.
A indução do parto pode ser iniciada antes que quaisquer sinais de parto estejam presentes quando:
- As membranas ou bolsa d'água se rompem, mas o trabalho de parto não começou (depois de sua gravidez ter passado de 34 a 36 semanas).
- Você ultrapassa a data de vencimento, mais frequentemente quando a gravidez está entre 41 e 42 semanas.
- Você já teve um natimorto no passado.
- Durante a gravidez, você tem uma condição como hipertensão ou diabetes que pode ameaçar a sua saúde ou a de seu bebê.
A oxitocina também pode ser iniciada após o início do trabalho de parto da mulher, mas suas contrações não foram fortes o suficiente para dilatar o colo do útero.
Indução do parto; Gravidez - indução do parto; Prostaglandina - indução de trabalho de parto; Trabalho de indução de ocitocina
Sheibani I, Wing DA. Trabalho de parto anormal e indução do parto. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 13.
Thorp JM, Grantz KL. Aspectos clínicos do trabalho de parto normal e anormal. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 43.
- Parto