As pessoas estão colocando seu equilíbrio à prova no Desafio TikTok do "Centro de Gravidade"
Contente
- Primeiro, vamos ser claros sobre o que significa "centro de gravidade".
- O centro de gravidade não é o único fator em jogo aqui, no entanto.
- Revisão para
Do Desafio Koala ao Desafio Alvo, o TikTok está repleto de maneiras divertidas de manter você e seus entes queridos entretidos. Agora, há um novo desafio circulando: é chamado de Desafio do Centro de Gravidade, e é muito fascinante.
O desafio é simples: um homem e uma mulher gravam-se de quatro, um ao lado do outro. Eles se movem para que os antebraços repousem no chão, seguidos pelos cotovelos, com o rosto apoiado nas mãos. Então, eles rapidamente movem os braços do chão para trás. Na maioria dos vídeos, os homens acabam plantando o rosto enquanto as mulheres se levantam (e, claro, riem).
OK mas…o que? Alguns TikTokers estão dizendo que este é um exemplo de como homens e mulheres supostamente têm centros de gravidade diferentes, enquanto outros afirmam que isso mostra que as mulheres têm "melhor equilíbrio". Então, o que realmente está acontecendo neste desafio viral do TikTok? (Relacionado: O Desafio de Prancha "Cupid Shuffle" é o único treino essencial que você vai querer fazer de agora em diante)
Primeiro, vamos ser claros sobre o que significa "centro de gravidade".
A NASA define o centro de gravidade, também conhecido como centro de massa, como a localização média do peso de um objeto. A Britannica dá um passo adiante ao chamar o centro de gravidade de um "ponto imaginário" em um corpo de matéria onde se pensa que o peso total do corpo está concentrado.
O centro de gravidade pode ser difícil de determinar porque a massa e o peso de um objeto podem não estar uniformemente distribuídos, de acordo com a NASA. E, embora o mesmo seja verdadeiro para os humanos, existem algumas regras gerais do centro de gravidade que se aplicam de forma diferente a homens e mulheres, diz Ryan Glatt, psicometrista do Pacific Neuroscience Institute no Providence Saint John's Health Center.
Muito disso se resume à anatomia, explica Glatt, que tem formação em saúde cerebral e ciência do exercício. “Como as mulheres tendem a ter quadris maiores do que os homens, elas terão centros de gravidade mais baixos”, diz ele. Os homens, por outro lado, tendem a "ter centros de gravidade mais distribuídos".
Lá tem Já foram feitas algumas pesquisas sobre isso, incluindo um estudo que descobriu que as astronautas do sexo feminino têm cinco vezes mais chances de ter problemas com a pressão arterial baixa depois de voltar do espaço em comparação com seus colegas do sexo masculino. A razão, teorizaram os pesquisadores, é que as mulheres geralmente têm um centro de gravidade mais baixo, o que pode afetar o fluxo sanguíneo e, como resultado, a pressão arterial. (Relacionado: Exatamente o que causa a pressão arterial baixa, de acordo com os médicos)
Então, por que o Desafio do Centro de Gravidade parece ser mais difícil para os homens do que para as mulheres? Glatt diz que se trata do posicionamento do corpo no desafio. “Durante o desafio, o tronco fica paralelo ao solo e, quando a pessoa retira o cotovelo, o centro de massa fica muito dependente dos joelhos e do quadril”, explica. Isso não é problema para as mulheres, muitas das quais já têm seu centro de gravidade nessa área, diz Glatt. Mas, para as pessoas que têm um centro de gravidade distribuído de maneira mais uniforme (ou seja, normalmente os homens), isso pode fazer com que tombem, explica Glatt.
O centro de gravidade não é o único fator em jogo aqui, no entanto.
Rajiv Ranganathan, Ph.D., professor associado do Departamento de Cinesiologia da Michigan State University, aponta que as pessoas que "vencem" o desafio parecem mudar de posição antes de mover os braços para trás. “Parece que as pessoas que mantêm o equilíbrio nesta tarefa estão recostadas com o peso sobre os calcanhares quando colocam os cotovelos no chão”, explica Ranganathan. "Isso tende a manter o centro de gravidade relativamente próximo aos joelhos e, portanto, será mais fácil de equilibrar mesmo quando você remover os cotovelos", diz ele.
Já as pessoas que caem parecem "quase adotar uma postura push-up, com o peso nas mãos muito maior" do que no quadril e na parte inferior do corpo, acrescenta.
Para que esta seja uma "demonstração mais convincente" das diferenças no centro de gravidade, Ranganathan diz que o desafio precisaria ser filmado de lado para garantir que todos estivessem na mesma posição antes de remover os cotovelos. "Meu palpite é que a postura faz uma diferença muito maior aqui, se alguém pode ficar equilibrado ou não", diz ele.
Claro, o corpo de cada pessoa é diferente. Ranganathan diz que os homens que têm curvas ou mulheres com quadris menores, por exemplo, poderiam facilmente ter resultados diferentes com este desafio, o que significa que realmente se resume à anatomia e às diferenças corporais individuais, e não apenas ao gênero. (Este teste de condicionamento físico pode dar uma ideia melhor do seu equilíbrio.)
Independentemente disso, apenas saiba que esse desafio "não tem nada a ver com equilíbrio performativo", diz Glatt. Dito isso, se você tentar em casa, certifique-se de ter uma superfície macia para a sua cabeça pousar no caso de você Faz rosto-planta.
Procurando outras maneiras de testar seu equilíbrio? Experimente este desafio caratê e Pilates de Cassey Ho da Blogilates.