Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Qué es el estreptococo, cómo se transmite y cómo se previene.
Vídeo: Qué es el estreptococo, cómo se transmite y cómo se previene.

Strep garganta é uma doença que causa dor de garganta (faringite). É uma infecção por um germe denominado bactéria estreptococo do grupo A.

A infecção estreptocócica é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos, embora qualquer pessoa possa pegá-la.

Strep garganta é transmitida pelo contato pessoa a pessoa com fluidos do nariz ou saliva. Geralmente se espalha entre a família ou membros do agregado familiar.

Os sintomas aparecem cerca de 2 a 5 dias após o contato com o germe estreptocócico. Eles podem ser leves ou graves.

Os sintomas comuns incluem:

  • Febre que pode começar repentinamente e costuma ser maior no segundo dia
  • Arrepios
  • Dor de garganta vermelha que pode ter manchas brancas
  • Dor ao engolir
  • Glândulas do pescoço inchadas e sensíveis

Outros sintomas podem incluir:


  • Mal-estar geral
  • Perda de apetite e paladar anormal
  • Dor de cabeça
  • Náusea

Algumas cepas de faringite estreptocócica podem causar erupções cutâneas semelhantes à escarlatina. A erupção aparece primeiro no pescoço e no peito. Ele pode então se espalhar pelo corpo. A erupção pode ser áspera como uma lixa.

O mesmo germe que causa infecções na garganta também pode causar sintomas de infecção nos seios da face ou no ouvido.

Muitas outras causas de dor de garganta podem ter os mesmos sintomas. Seu médico deve fazer um teste para diagnosticar infecções na garganta e decidir se deve prescrever antibióticos.

Um teste rápido de estreptococo pode ser feito na maioria dos consultórios de provedores. No entanto, o teste pode ser negativo, mesmo se houver estreptococos.

Se o teste rápido para estreptococos for negativo e seu provedor ainda suspeitar que a bactéria estreptocócica está causando a dor de garganta, um esfregaço de garganta pode ser testado (cultivado) para ver se o estreptococo cresce a partir dele. Os resultados levarão de 1 a 2 dias.

A maioria das dores de garganta é causada por vírus, não por bactérias.


A dor de garganta deve ser tratada com antibióticos apenas se o teste de estreptococos for positivo. Os antibióticos são tomados para prevenir problemas de saúde raros, mas mais graves, como a febre reumática.

A penicilina ou a amoxicilina são, na maioria das vezes, os primeiros medicamentos a serem experimentados.

  • Certos outros antibióticos também podem funcionar contra a bactéria estreptocócica.
  • Os antibióticos devem ser tomados por 10 dias, embora os sintomas geralmente desapareçam em poucos dias.

As dicas a seguir podem ajudar a sentir a dor de garganta melhor:

  • Beba líquidos quentes, como chá de limão ou chá com mel.
  • Gargareje várias vezes ao dia com água salgada morna (1/2 colher de chá ou 3 gramas de sal em 1 xícara ou 240 mililitros de água).
  • Beba líquidos frios ou chupe picolés com sabor de frutas.
  • Chupe balas duras ou pastilhas para a garganta. Crianças pequenas não devem receber esses produtos porque podem engasgar com eles.
  • Um vaporizador ou umidificador de névoa fria pode umedecer e aliviar a garganta seca e dolorida.
  • Experimente analgésicos de venda livre, como o paracetamol.

Os sintomas de infecção de garganta geralmente melhoram em cerca de 1 semana. Se não for tratada, a estreptococos pode causar complicações graves.


As complicações podem incluir:

  • Doença renal causada por estreptococos
  • Doença da pele em que pequenas manchas vermelhas e escamosas em forma de lágrima aparecem nos braços, nas pernas e no meio do corpo, chamada de psoríase gutata
  • Abcesso na área ao redor das amígdalas
  • Febre reumática
  • escarlatina

Ligue para o seu provedor se você ou seu filho desenvolver sintomas de faringite estreptocócica. Além disso, ligue se os sintomas não melhorarem dentro de 24 a 48 horas após o início do tratamento.

A maioria das pessoas com estreptococos pode transmitir a infecção a outras pessoas até que tenham tomado antibióticos por 24 a 48 horas. Eles devem ficar em casa, não vão à escola, à creche ou ao trabalho até que tomem antibióticos por pelo menos um dia.

Obtenha uma nova escova de dentes após 2 ou 3 dias, mas antes de terminar os antibióticos. Caso contrário, a bactéria pode viver na escova de dentes e reinfectá-lo quando os antibióticos terminarem. Além disso, mantenha as escovas de dente e os utensílios de sua família separados, a menos que tenham sido lavados.

Se casos repetidos de estreptococos ainda ocorrem em uma família, você deve verificar se alguém é portador de estreptococos. Os portadores têm estreptococos na garganta, mas as bactérias não os deixam doentes. Às vezes, tratá-los pode evitar que outras pessoas contraiam infecções na garganta.

Faringite - estreptocócica; Faringite estreptocócica; Amigdalite - estreptococo; Strep de garganta inflamada

  • Anatomia da garganta
  • Strep garganta

Ebell MH. Diagnóstico de faringite estreptocócica. Médico Am Fam. 2014; 89 (12): 976-977. PMID: 25162166 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25162166.

Flores AR, Caserta MT. Faringite. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 59.

Harris AM, Hicks LA, Qaseem A; Força-tarefa de cuidado de alto valor do American College of Physicians e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Uso apropriado de antibióticos para infecção aguda do trato respiratório em adultos: conselho para cuidados de alto valor do American College of Physicians e do Center for Disease Control and Prevention. Ann Intern Med. 2016; 164 (6): 425-434. PMID: 26785402 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26785402.

Shulman ST, Bisno AL, Clegg HW, et al. Diretriz de prática clínica para o diagnóstico e tratamento da faringite por estreptococos do grupo A: atualização de 2012 pela Infectious Diseases Society of America. Clin Infect Dis. 2012; 55 (10): e86-e102. PMID: 22965026 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22965026.

Tanz RR. Faringite aguda. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 409.

van Driel ML, De Sutter AI, Habraken H, Thorning S, Christiaens T. Diferentes tratamentos com antibióticos para faringite estreptocócica do grupo A. Cochrane Database Syst Rev. 2016; 9: CD004406. PMID: 27614728 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27614728.

Ganhando Popularidade

Dentes de bebê adulto

Dentes de bebê adulto

O dente de leite ão o primeiro dente que você cria. Ele também ão conhecido como dente decíduo, temporário ou decíduo.O dente começam a urgir por volta do 6 a 1...
Cansado demais para comer? Estas 5 receitas essenciais irão confortá-lo

Cansado demais para comer? Estas 5 receitas essenciais irão confortá-lo

Em um mundo onde etamo empre “ligado”, dede o fluxo interminável de menagen e e-mail do lack até a demanda de manter uma vida ocial e tudo mai, lembrar de comer à veze pode er deixado d...