Infecções por clamídia em mulheres
A clamídia é uma infecção que pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato sexual. Este tipo de infecção é conhecido como infecção sexualmente transmissível (IST).
A clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Homens e mulheres podem ter essa infecção. No entanto, eles podem não apresentar sintomas. Como resultado, você pode ser infectado ou transmitir a infecção ao seu parceiro sem saber.
Você tem maior probabilidade de se infectar com clamídia se tiver:
- Sexo sem usar camisinha
- Teve vários parceiros sexuais
- Já foi infectado com clamídia antes
A maioria das mulheres não apresenta sintomas. Mas alguns têm:
- Queimando quando urinam
- Dor na parte inferior da barriga, possivelmente com febre
- Relação sexual dolorosa
- Corrimento vaginal ou sangramento após a relação sexual
- Dor retal
Se você tiver sintomas de infecção por clamídia, seu médico irá coletar uma cultura ou realizar um teste chamado teste de amplificação de ácido nucléico.
No passado, o teste exigia um exame pélvico feito por um profissional de saúde. Hoje, testes muito precisos podem ser feitos em amostras de urina. Os cotonetes vaginais, que a própria mulher coleta, também podem ser testados. Os resultados demoram 1 a 2 dias para voltar. Seu provedor também pode verificar se há outros tipos de DSTs. As ISTs mais comuns são:
- Gonorréia
- HIV / AIDS
- Sífilis
- Hepatite
- Herpes
Mesmo se você não tiver sintomas, pode precisar de um teste de clamídia se:
- Tem 25 anos ou menos e é sexualmente ativo (faça o teste todos os anos)
- Ter um novo parceiro sexual ou mais de um parceiro
A clamídia pode ser tratada com antibióticos. Alguns destes são seguros para tomar se estiver grávida. Os efeitos colaterais comuns incluem:
- Náusea
- Estômago virado
- Diarréia
Você e seu parceiro precisam tomar antibióticos.
- Conclua todos eles, mesmo se você se sentir melhor e ainda tiver alguns sobrando.
- Todos os seus parceiros sexuais devem ser tratados. Faça-os tomar os medicamentos mesmo que não apresentem sintomas. Isso o impedirá de passar as DSTs para frente e para trás.
Você e seu parceiro devem se abster de relações sexuais durante o tratamento.
A gonorréia freqüentemente ocorre com a clamídia. Portanto, o tratamento para a gonorréia geralmente é administrado ao mesmo tempo.
As práticas de sexo seguro são necessárias para evitar a infecção por clamídia ou sua disseminação para outras pessoas.
O tratamento com antibióticos quase sempre funciona. Você e seu parceiro devem tomar os medicamentos conforme as instruções.
Se a clamídia se espalhar para o útero e as trompas de falópio, ela pode causar cicatrizes. A cicatriz pode tornar mais difícil engravidar. Você pode ajudar a prevenir isso:
- Terminando seus antibióticos durante o tratamento
- Certifique-se de que seus parceiros sexuais também tomem antibióticos. Você pode pedir ao seu provedor uma receita para seu parceiro sem que ele seja visto pelo provedor
- Conversar com seu provedor sobre ser testado para clamídia e consultar o seu provedor se tiver sintomas
- Usar preservativos e praticar sexo seguro
Marque uma consulta com seu provedor se:
- Você tem sintomas de clamídia
- Você está preocupado com a possibilidade de ter clamídia
Cervicite - clamídia; IST - clamídia; DST - clamídia; Transmitido sexualmente - clamídia; PID - clamídia; Doença inflamatória pélvica - clamídia
- Anatomia reprodutiva feminina
- Útero
- Anticorpos
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Infecções por clamídia em adolescentes e adultos. www.cdc.gov/std/tg2015/chlamydia.htm. Atualizado em 4 de junho de 2015. Acessado em 30 de julho de 2020.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Recomendações para a detecção laboratorial de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, 2014. Rel de recomendação MMWR. 2014; 63 (RR-02): 1-19. PMID: 24622331 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24622331/.
Geisler WM. Diagnóstico e gestão de infecções não complicadas por clamídia trachomatis em adolescentes e adultos: resumo das evidências revisadas para as diretrizes de tratamento de centros de controle e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis de 2015. Clin Infect Dis. 2015; (61): 774-784. PMID: 26602617 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26602617/.
Geisler WM.Doenças causadas por clamídias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 302.
LeFevre ML; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para clamídia e gonorreia: declaração de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2014; 161 (12): 902-910. PMID: 25243785 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25243785/.
Workowski KA, Bolan GA; Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Diretrizes para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. 2015 Rel de recomendação MMWR. 2015; 64 (RR-03): 1-137. PMID: 26042815 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26042815/.