Enurese
Enurese noturna ou enurese noturna é quando uma criança faz xixi na cama à noite mais de duas vezes por mês após os 5 ou 6 anos de idade.
O último estágio do treinamento para usar o banheiro é permanecer seco à noite. Para ficar seco à noite, o cérebro e a bexiga do seu filho devem trabalhar juntos para que ele acorde e vá ao banheiro. Algumas crianças desenvolvem essa habilidade mais tarde do que outras.
A enurese é muito comum. Milhões de crianças nos Estados Unidos fazem xixi na cama à noite. Aos 5 anos, mais de 90% das crianças ficam secas durante o dia e mais de 80% ficam secas durante a noite. O problema geralmente desaparece com o tempo, mas algumas crianças ainda fazem xixi na cama aos 7 anos ou até mais. Em alguns casos, crianças e mesmo um pequeno número de adultos continuam a ter episódios de enurese noturna.
A enurese também ocorre em famílias. Os pais que fazem xixi na cama quando crianças têm maior probabilidade de ter filhos que fazem xixi na cama.
Existem 2 tipos de enurese noturna.
- Enurese primária. Crianças que nunca ficaram constantemente secas à noite. Isso geralmente ocorre quando o corpo urina mais durante a noite do que a bexiga pode conter e a criança não acorda quando a bexiga está cheia. O cérebro da criança não aprendeu a responder ao sinal de que a bexiga está cheia. Não é culpa da criança ou dos pais. Esse é o motivo mais comum para fazer xixi na cama.
- Enurese secundária. Crianças que ficaram secas por pelo menos 6 meses, mas começaram a urinar na cama novamente. Há muitos motivos pelos quais as crianças fazem xixi na cama depois de terem aprendido a usar o banheiro. Pode ser físico, emocional ou apenas uma mudança no sono. Isso é menos comum, mas ainda não é culpa da criança ou dos pais.
Embora menos comuns, as causas físicas da enurese podem incluir:
- Lesões da medula espinhal inferior
- Defeitos congênitos do trato geniturinário
- Infecções do trato urinário
- Diabetes
Lembre-se de que seu filho não tem controle sobre a enurese noturna. Portanto, tente ser paciente. Seu filho também pode ficar constrangido e envergonhado por isso, então diga a ele que muitas crianças fazem xixi na cama. Deixe seu filho saber que você quer ajudar. Acima de tudo, não castigue seu filho ou ignore o problema. Nenhuma das abordagens ajudará.
Siga estas etapas para ajudar seu filho a superar a enurese noturna.
- Ajude seu filho a compreender que não deve reter a urina por muito tempo.
- Certifique-se de que seu filho vai ao banheiro nos horários normais durante o dia e à noite.
- Certifique-se de que seu filho vai ao banheiro antes de dormir.
- Não há problema em reduzir a quantidade de líquidos que seu filho bebe algumas horas antes de deitar. Só não exagere.
- Recompense seu filho por noites secas.
Você também pode tentar usar um alarme de enurese noturna. Esses alarmes são pequenos e fáceis de comprar sem receita médica. Os alarmes funcionam ao acordar as crianças quando começam a urinar. Então eles podem se levantar e usar o banheiro.
- Os alarmes de enurese funcionam melhor se você usá-los todas as noites.
- O treinamento do alarme pode levar vários meses para funcionar corretamente.
- Assim que seu filho estiver seco por 3 semanas, continue usando o alarme por mais 2 semanas. Então pare.
- Você pode precisar treinar seu filho mais de uma vez.
Você também pode usar um gráfico ou diário para que seus filhos possam marcar todas as manhãs em que acordarem secos. Isso é especialmente útil para crianças de 5 a 8 anos de idade. Os diários permitem que você veja padrões nos hábitos de seu filho que podem ajudar. Você também pode mostrar este diário ao médico do seu filho. Escreva:
- Quando seu filho urina normalmente durante o dia
- Qualquer episódio de molhar
- O que seu filho come e bebe durante o dia (incluindo hora das refeições)
- Quando seu filho cochila, vai dormir à noite e se levanta de manhã
Sempre notifique o profissional de saúde do seu filho sobre quaisquer episódios de enurese noturna. A criança deve fazer um exame físico e um teste de urina para descartar infecção do trato urinário ou outras causas.
Entre em contato com o médico do seu filho imediatamente se ele estiver tendo dor ao urinar, febre ou sangue na urina. Estes podem ser sinais de uma infecção que necessita de tratamento.
Você também deve ligar para o provedor do seu filho:
- Se seu filho ficou seco por 6 meses, comece a urinar na cama novamente. O provedor procurará a causa da enurese noturna antes de recomendar o tratamento.
- Se você já tentou autocuidado em casa e seu filho ainda está fazendo xixi na cama.
O médico do seu filho pode prescrever um medicamento chamado DDAVP (desmopressina) para tratar a enurese noturna. Isso diminuirá a quantidade de urina produzida à noite. Pode ser prescrito por um curto período de tempo para dormir em casa de um casal ou usado por um longo período por meses. Alguns pais acham que alarmes para enurese noturna combinados com remédios funcionam melhor. O provedor de seu filho trabalhará com você para encontrar a solução certa para você e seu filho.
Enurese; Enurese noturna
Capdevilia OS. Enurese relacionada ao sono. In: Sheldon SH, Ferber R, Kryger MH, Gozal D, eds. Princípios e prática da medicina pediátrica do sono. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 13.
Elder JS. Enurese e disfunção miccional. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 558.
Leung AKC. Enurese noturna. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2020. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 1228-1230.
- Enurese