Angiopatia amilóide cerebral
A angiopatia amilóide cerebral (CAA) é uma condição na qual proteínas chamadas amilóide se acumulam nas paredes das artérias do cérebro. CAA aumenta o risco de acidente vascular cerebral causado por sangramento e demência.
Pessoas com CAA têm depósitos de proteína amilóide nas paredes dos vasos sanguíneos do cérebro. A proteína geralmente não é depositada em nenhum outro lugar do corpo.
O principal fator de risco é o aumento da idade. O CAA é visto com mais frequência em pessoas com mais de 55 anos. Às vezes, é transmitido através das famílias.
O CAA pode causar sangramento no cérebro. O sangramento geralmente ocorre nas partes externas do cérebro, chamadas córtex, e não nas áreas profundas. Os sintomas ocorrem porque o sangramento no cérebro prejudica o tecido cerebral. Algumas pessoas têm problemas graduais de memória. Quando uma tomografia computadorizada é feita, há sinais de sangramento no cérebro que podem não ter percebido.
Se houver muito sangramento, os sintomas imediatos ocorrem e se assemelham a um derrame. Esses sintomas incluem:
- Sonolência
- Dor de cabeça (geralmente em uma determinada parte da cabeça)
- Alterações do sistema nervoso que podem começar repentinamente, incluindo confusão, delírio, visão dupla, diminuição da visão, alterações de sensação, problemas de fala, fraqueza ou paralisia
- Convulsões
- Estupor ou coma (raramente)
- Vômito
Se o sangramento não for grave ou disseminado, os sintomas podem incluir:
- Episódios de confusão
- Dores de cabeça que vêm e vão
- Perda da função mental (demência)
- Fraqueza ou sensações incomuns que vêm e vão e envolvem áreas menores
- Convulsões
O CAA é difícil de diagnosticar com certeza sem uma amostra de tecido cerebral. Isso geralmente é feito após a morte ou quando é feita uma biópsia dos vasos sanguíneos do cérebro.
Um exame físico pode ser normal se o sangramento for pequeno. Pode haver algumas mudanças nas funções cerebrais. É importante que o médico faça perguntas detalhadas sobre os sintomas e o histórico médico. Os sintomas e resultados do exame físico e de quaisquer exames de imagem podem fazer com que o médico suspeite de CAA.
Os testes de imagem da cabeça que podem ser feitos incluem:
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética para verificar se há sangramento no cérebro
- Varredura de ARM para verificar grandes sangramentos e descartar outras causas de sangramento
- PET scan para verificar se há depósitos de amiloide no cérebro
Não há tratamento eficaz conhecido. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. Em alguns casos, a reabilitação é necessária para fraqueza ou falta de jeito. Isso pode incluir terapia física, ocupacional ou fonoaudiológica.
Às vezes, são usados medicamentos que ajudam a melhorar a memória, como os para a doença de Alzheimer.
As convulsões, também chamadas de crises amilóides, podem ser tratadas com medicamentos anticonvulsivantes.
O distúrbio piora lentamente.
As complicações do CAA podem incluir:
- Demência
- Hidrocefalia (raramente)
- Convulsões
- Episódios repetidos de sangramento no cérebro
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 190) se você tiver perda repentina de movimento, sensação, visão ou fala.
Amiloidose - cerebral; CAA; Angiopatia congofílica
- Amiloidose dos dedos
- Artérias do cérebro
Charidimou A, Boulouis G, Gurol ME, et al. Conceitos emergentes em angiopatia amilóide cerebral esporádica. Cérebro. 2017; 140 (7): 1829-1850. PMID: 28334869 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28334869/.
Greenberg SM, Charidimou A. Diagnóstico de angiopatia amilóide cerebral: evolução dos critérios de Boston. Golpe. 2018; 49 (2): 491-497. PMID: 29335334 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29335334/.
Kase CS, Shoamanesh A. Intracerebral hemorrhage. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 66.