Como cuidar de úlceras de pressão
Uma ferida de pressão é uma área da pele que se rompe quando algo continua esfregando ou pressionando contra a pele.
As úlceras de pressão ocorrem quando há muita pressão na pele por muito tempo. Isso reduz o fluxo sanguíneo para a área. Sem sangue suficiente, a pele pode morrer e pode formar-se uma ferida.
É mais provável que você tenha uma ferida de pressão se:
- Use uma cadeira de rodas ou fique na cama por muito tempo
- É um adulto mais velho
- Não consegue mover certas partes do seu corpo sem ajuda
- Tem uma doença que afeta o fluxo sanguíneo, incluindo diabetes ou doença vascular
- Tiver doença de Alzheimer ou outra condição que afete seu estado mental
- Tem pele frágil
- Não consegue controlar sua bexiga ou intestinos
- Não receba nutrição suficiente
As úlceras de pressão são agrupadas pela gravidade dos sintomas. O estágio I é o estágio mais brando. O estágio IV é o pior.
- Estágio I: Uma área avermelhada e dolorida na pele que não fica branca quando pressionada. Isso é um sinal de que uma úlcera de pressão pode estar se formando. A pele pode ser quente ou fria, firme ou macia.
- Estágio II: A pele fica com bolhas ou forma uma ferida aberta. A área ao redor da ferida pode ficar vermelha e irritada.
- Estágio III: A pele agora desenvolve um buraco aberto e afundado chamado cratera. O tecido abaixo da pele está danificado. Você pode ver a gordura corporal na cratera.
- Estágio IV: A úlcera de pressão tornou-se tão profunda que há danos aos músculos e ossos e, às vezes, aos tendões e articulações.
Existem dois outros tipos de úlceras de pressão que não se encaixam nos estágios.
- Feridas cobertas por pele morta que é amarela, bronzeada, verde ou marrom. A pele morta torna difícil dizer a profundidade da ferida. Este tipo de ferida é "incontrolável".
- Feridas de pressão que se desenvolvem no tecido abaixo da pele. Isso é chamado de lesão profunda do tecido. A área pode ser roxa escura ou marrom. Pode haver uma bolha com sangue sob a pele. Este tipo de lesão de pele pode rapidamente se tornar uma ferida de pressão estágio III ou IV.
As úlceras de pressão tendem a se formar onde a pele cobre áreas ósseas, como:
- Nádegas
- Cotovelo
- Quadris
- Calcanhares
- Tornozelos
- Ombros
- Voltar
- Parte de trás da cabeça
As feridas nos estágios I ou II geralmente cicatrizam se tratadas com cuidado. As feridas nos estágios III e IV são mais difíceis de tratar e podem levar muito tempo para cicatrizar. Veja como cuidar de uma ferida de pressão em casa.
Alivie a pressão na área.
- Use travesseiros especiais, almofadas de espuma, botas ou protetores de colchão para reduzir a pressão. Algumas almofadas são cheias de água ou ar para ajudar a apoiar e amortecer a área. O tipo de almofada que você usa depende do seu ferimento e se você está na cama ou em uma cadeira de rodas. Converse com seu médico sobre quais escolhas seriam melhores para você, incluindo quais formas e tipos de materiais.
- Mude de posição com freqüência. Se você estiver em uma cadeira de rodas, tente mudar de posição a cada 15 minutos. Se você estiver na cama, deve se deslocar a cada 2 horas.
Cuide da ferida conforme indicado pelo seu provedor. Mantenha a ferida limpa para prevenir infecções. Limpe a ferida toda vez que você trocar um curativo.
- Para um estágio dolorido, você pode lavar a área delicadamente com água e sabão neutro. Se necessário, use uma barreira contra umidade para proteger a área de fluidos corporais. Pergunte ao seu provedor que tipo de hidratante usar.
- As úlceras de pressão do estágio II devem ser limpas com água salgada (soro fisiológico) para remover o tecido morto solto. Ou seu provedor pode recomendar um limpador específico.
- Não use produtos de limpeza com água oxigenada ou iodo. Eles podem danificar a pele.
- Mantenha a ferida coberta com um curativo especial. Isso protege contra infecções e ajuda a manter a ferida úmida para que possa cicatrizar.
- Converse com seu provedor sobre que tipo de curativo usar. Dependendo do tamanho e estágio da ferida, você pode usar um filme, gaze, gel, espuma ou outro tipo de curativo.
- A maioria das feridas nos estágios III e IV será tratada pelo seu provedor. Pergunte sobre quaisquer instruções especiais para cuidados domiciliares.
Evite mais ferimentos ou fricção.
- Polvilhe seus lençóis levemente para que sua pele não os esfregue na cama.
- Evite escorregar ou deslizar ao mover as posições. Tente evitar posições que pressionem sua ferida.
- Cuida de uma pele saudável, mantendo-a limpa e hidratada.
- Verifique se há úlceras de pressão em sua pele todos os dias. Peça ao seu cuidador ou alguém de sua confiança para verificar as áreas que você não consegue ver.
- Se a úlcera de pressão mudar ou se formar uma nova, informe o seu provedor.
Cuide da sua saúde.
- Coma alimentos saudáveis. Obter a nutrição certa o ajudará a se curar.
- Perca o excesso de peso.
- Durma bastante.
- Pergunte ao seu provedor se está tudo bem para fazer alongamentos suaves ou exercícios leves. Isso pode ajudar a melhorar a circulação.
Não massageie a pele próxima ou sobre a úlcera. Isso pode causar mais danos. Não use almofadas em formato de rosca ou anel. Eles reduzem o fluxo sanguíneo para a área, o que pode causar feridas.
Ligue para o seu provedor se você desenvolver bolhas ou feridas abertas.
Ligue imediatamente se houver sinais de infecção, como:
- Um odor fétido da ferida
- Pus saindo da ferida
- Vermelhidão e sensibilidade ao redor da ferida
- A pele próxima à ferida está quente e / ou inchada
- Febre
Úlcera de pressão - cuidados; Escaras - cuidado; Úlcera de decúbito - cuidados
- Progressão de uma úlcera de decubite
James WD, Elston DM Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Dermatoses resultantes de fatores físicos. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele: dermatologia clínica. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 3.
Marston WA. Tratamento de feridas. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 115.
Qaseem A, Humphrey LL, Forciea MA, Starkey M, Denberg TD; Comitê de Diretrizes Clínicas do American College of Physicians. Tratamento de úlceras de pressão: uma diretriz de prática clínica do American College of Physicians. Ann Intern Med. 2015; 162 (5): 370-379. PMID: 25732279 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25732279/.
- Pressionar feridas