Rinite alérgica
A rinite alérgica é um diagnóstico associado a um grupo de sintomas que afetam o nariz. Esses sintomas ocorrem quando você respira algo a que é alérgico, como poeira, pelos de animais ou pólen. Os sintomas também podem ocorrer quando você ingere um alimento ao qual é alérgico.
Este artigo enfoca a rinite alérgica causada pelo pólen das plantas. Este tipo de rinite alérgica é comumente chamado de febre do feno ou alergia sazonal.
Um alérgeno é algo que desencadeia uma alergia. Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno como pólen, mofo, pêlos de animais ou poeira, o corpo libera substâncias químicas que causam sintomas de alergia.
A febre do feno envolve uma reação alérgica ao pólen.
As plantas que causam a febre do feno são árvores, gramíneas e ambrósia. Seu pólen é transportado pelo vento. (O pólen das flores é transportado por insetos e não causa a febre do feno.) Os tipos de plantas que causam a febre do feno variam de pessoa para pessoa e de área para área.
A quantidade de pólen no ar pode afetar o desenvolvimento ou não dos sintomas da febre do feno.
- Dias quentes, secos e com vento são mais propensos a ter muito pólen no ar.
- Em dias frios, úmidos e chuvosos, a maior parte do pólen é lavada para o solo.
A febre do feno e as alergias geralmente ocorrem em famílias. Se ambos os pais têm febre do feno ou outras alergias, é provável que você tenha febre do feno e alergias também. A chance é maior se sua mãe tiver alergia.
Os sintomas que ocorrem logo após você entrar em contato com a substância à qual você é alérgico podem incluir:
- Coceira no nariz, boca, olhos, garganta, pele ou qualquer área
- Problemas com cheiro
- Coriza
- Espirros
- Olhos marejados
Os sintomas que podem se desenvolver posteriormente incluem:
- Nariz entupido (congestão nasal)
- Tossindo
- Orelhas obstruídas e olfato diminuído
- Dor de garganta
- Olheiras sob os olhos
- Inchaço sob os olhos
- Fadiga e irritabilidade
- Dor de cabeça
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas. Você será questionado se os seus sintomas variam de acordo com a hora do dia ou estação do ano e a exposição a animais de estimação ou outros alérgenos.
O teste de alergia pode revelar o pólen ou outras substâncias que desencadeiam seus sintomas. O teste cutâneo é o método mais comum de teste de alergia.
Se o seu médico determinar que você não pode fazer o teste cutâneo, exames de sangue especiais podem ajudar no diagnóstico. Esses testes, conhecidos como testes RAST de IgE, podem medir os níveis de substâncias relacionadas à alergia.
Um teste de hemograma completo (CBC), chamado de contagem de eosinófilos, também pode ajudar a diagnosticar alergias.
ESTILO DE VIDA E EVITANDO ALÉRGENOS
O melhor tratamento é evitar o pólen que causa seus sintomas. Pode ser impossível evitar todo o pólen. Mas muitas vezes você pode tomar medidas para reduzir sua exposição.
Podem ser prescritos medicamentos para tratar a rinite alérgica. O medicamento que o seu médico prescreve depende dos seus sintomas e da gravidade deles. Sua idade e se você tem outras condições médicas, como asma, também serão considerados.
Para rinite alérgica leve, uma lavagem nasal pode ajudar a remover o muco do nariz. Você pode comprar uma solução salina em uma farmácia ou fazer em casa usando 1 xícara (240 mililitros) de água morna, meia colher de chá (3 gramas) de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.
Os tratamentos para rinite alérgica incluem:
ANTIHISTAMINOS
Os medicamentos chamados anti-histamínicos funcionam bem no tratamento dos sintomas de alergia. Eles podem ser usados quando os sintomas não acontecem com frequência ou duram pouco. Esteja ciente do seguinte:
- Muitos anti-histamínicos administrados por via oral podem ser comprados sem receita médica.
- Alguns podem causar sonolência. Não deve conduzir ou operar máquinas após tomar este tipo de medicamento.
- Outros causam pouca ou nenhuma sonolência.
- Sprays nasais anti-histamínicos funcionam bem no tratamento da rinite alérgica. Pergunte ao seu médico se deve experimentar estes medicamentos primeiro.
CORTICOSTERÓIDES
- Sprays de corticosteroides nasais são o tratamento mais eficaz para a rinite alérgica.
- Eles funcionam melhor quando usados sem parar, mas também podem ser úteis quando usados por períodos mais curtos de tempo.
- Sprays de corticosteróides são geralmente seguros para crianças e adultos.
- Muitas marcas estão disponíveis. Você pode comprar quatro marcas sem receita. Para todas as outras marcas, você precisará de uma receita do seu médico.
DECONGESTANTES
- Os descongestionantes também podem ser úteis para reduzir sintomas como congestão nasal.
- Não use descongestionantes em spray nasal por mais de 3 dias.
OUTROS MEDICAMENTOS
- Os inibidores de leucotrienos são medicamentos prescritos que bloqueiam os leucotrienos. Esses são os produtos químicos que o corpo libera em resposta a um alérgeno que também desencadeia os sintomas.
TIRAS DE ALERGIA
Injeções de alergia (imunoterapia) às vezes são recomendadas se você não puder evitar o pólen e seus sintomas forem difíceis de controlar. Isso inclui injeções regulares do pólen ao qual você é alérgico. Cada dose é ligeiramente maior do que a dose anterior, até atingir a dose que ajuda a controlar os seus sintomas. As injeções de alergia podem ajudar seu corpo a se ajustar ao pólen que está causando a reação.
TRATAMENTO DE IMUNOTERAPIA SUBLINGUAL (SLIT)
Em vez de injeções, o medicamento colocado sob a língua pode ajudar no tratamento de alergias a grama e ambrósia.
A maioria dos sintomas de rinite alérgica pode ser tratada. Os casos mais graves precisam de injeções contra alergia.
Algumas pessoas, especialmente crianças, podem superar uma alergia à medida que o sistema imunológico se torna menos sensível ao gatilho. Mas, uma vez que uma substância, como o pólen, causa alergias, muitas vezes continua a ter um efeito de longo prazo na pessoa.
Ligue para uma consulta com seu provedor se:
- Você tem sintomas de febre do feno graves
- O tratamento que antes funcionava para você não funciona mais
- Seus sintomas não respondem ao tratamento
Às vezes, você pode prevenir os sintomas evitando o pólen ao qual é alérgico. Durante a temporada de pólen, você deve ficar em casa, onde há ar-condicionado, se possível. Durma com as janelas fechadas e dirija com as janelas fechadas.
Rinite alérgica; Alergias nasais; Alergia sazonal; Rinite alérgica sazonal; Alergias - rinite alérgica; Alergia - rinite alérgica
- Rinite alérgica - o que perguntar ao seu médico - adulto
- Rinite alérgica - o que perguntar ao seu médico - criança
- Sintomas de alergia
- Rinite alérgica
- Reconhecendo invasor
Cox DR, Wise SK, Baroody FM. Alergia e imunologia das vias aéreas superiores. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 35.
Milgrom H, Sicherer SH. Rinite alérgica. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 168.
Wallace DV, Dykewicz MS, Oppenheimer J, Portnoy JM, Lang DM. Tratamento farmacológico da rinite alérgica sazonal: sinopse das orientações da força-tarefa conjunta de 2017 sobre parâmetros de prática. Ann Intern Med. 2017; 167 (12): 876-881. PMID: 29181536 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29181536/.