Ajude seu filho a lidar com o estresse
Os adolescentes enfrentam uma variedade de tensões. Para alguns, é tentar equilibrar um emprego de meio período com montanhas de dever de casa. Outros podem ter que ajudar em casa ou lidar com o bullying ou a pressão dos colegas.Seja qual for a causa, começar no caminho para a vida adulta tem seus próprios desafios especiais.
Você pode ajudar seu filho adolescente aprendendo a reconhecer os sinais de estresse e ensinando-lhe maneiras saudáveis de lidar com ele.
Fontes comuns de estresse em adolescentes incluem:
- Preocupar-se com trabalhos escolares ou notas
- Malabarismo com responsabilidades, como escola, trabalho ou esportes
- Ter problemas com amigos, bullying ou pressões de grupos de pares
- Tornar-se sexualmente ativo ou sentir-se pressionado para isso
- Mudar de escola, mudar ou lidar com problemas de moradia ou falta de moradia
- Ter pensamentos negativos sobre si mesmos
- Passando por mudanças corporais, tanto em meninos quanto em meninas
- Ver seus pais passando por um divórcio ou separação
- Tendo problemas financeiros na família
- Morar em uma casa ou vizinhança insegura
- Descobrir o que fazer depois do ensino médio
- Entrando na faculdade
Aprenda a reconhecer os sinais de estresse em seu filho adolescente. Observe se seu filho:
- Age com raiva ou irritado
- Chora frequentemente ou parece choroso
- Afasta-se de atividades e pessoas
- Tem problemas para dormir ou dorme muito
- Parece muito preocupado
- Come muito ou não o suficiente
- Queixa-se de dores de cabeça ou de estômago
- Parece cansado ou sem energia
- Usa drogas ou álcool
Aprenda os sinais de problemas de saúde mental mais graves para que possa obter ajuda para o seu filho:
- Sinais de depressão adolescente
- Sinais de transtorno de ansiedade
Se você acha que seu filho está sob muito estresse, você pode ajudá-lo a aprender a lidar com isso. Aqui estão algumas dicas:
- Passar tempo juntos. Tente passar algum tempo sozinho com seu filho a cada semana. Mesmo que seu filho adolescente não aceite, eles perceberão que você ofereceu. Envolva-se gerenciando ou treinando sua equipe esportiva, ou participando de atividades escolares. Ou simplesmente vá a jogos, shows ou peças de teatro em que esteja envolvido.
- Aprenda a ouvir. Ouça abertamente as preocupações e sentimentos de seu filho e compartilhe pensamentos positivos. Faça perguntas, mas não interprete ou salte com conselhos a menos que você seja solicitado. Esse tipo de comunicação aberta pode tornar seu filho adolescente mais disposto a discutir seu estresse com você.
- Seja um modelo. Quer você saiba ou não, seu filho adolescente o vê como um modelo de comportamento saudável. Faça o possível para manter seu próprio estresse sob controle e gerenciá-lo de maneira saudável.
- Faça seu filho adolescente se mexer. Fazer exercícios regularmente é uma das melhores maneiras de vencer o estresse, tanto para adultos quanto para adolescentes. Incentive seus filhos adolescentes a encontrar um exercício de que gostem, sejam esportes de equipe ou outras atividades como ioga, escalada em paredes, natação, dança ou caminhadas. Você pode até sugerir que tentem uma nova atividade juntos.
- Fique de olho no sono. Os adolescentes precisam de bastante sono. Não dormir o suficiente torna mais difícil controlar o estresse. Certifique-se de que seu filho tenha pelo menos 8 horas de sono por noite. Isso pode ser um desafio entre o horário escolar e o dever de casa. Uma maneira de ajudar é limitando o tempo de tela, tanto da TV quanto do computador, à noite antes de dormir.
- Ensine habilidades de gerenciamento de trabalho. Ensine a seu filho algumas maneiras básicas de gerenciar tarefas, como fazer listas ou dividir tarefas maiores em menores e fazer uma peça de cada vez.
- Não tente resolver os problemas do seu filho adolescente. Como pai, é difícil ver seu filho sob estresse. Mas tente resistir a resolver os problemas de seu filho. Em vez disso, trabalhem juntos para pensar em soluções e deixe seu filho ter ideias. Usar essa abordagem ajuda os adolescentes a aprenderem a lidar com situações estressantes por conta própria.
- Abasteça-se de alimentos saudáveis. Como muitos adultos, os adolescentes costumam comer lanches não saudáveis quando estão sob estresse. Para ajudá-los a resistir ao impulso, encha a geladeira e os armários com vegetais, frutas, grãos inteiros e proteínas magras. Evite refrigerantes e lanches açucarados de alto teor calórico.
- Crie rituais familiares. As rotinas familiares podem ser reconfortantes para o seu filho adolescente em momentos de estresse. Ter um jantar em família ou uma noite de cinema pode ajudar a aliviar o estresse do dia e dar a você a chance de se conectar.
- Não exija perfeição. Nenhum de nós faz tudo perfeitamente. Esperar a perfeição de seu filho é irreal e só aumenta o estresse.
Ligue para seu médico se seu filho parecer:
- Oprimido pelo estresse
- Fala sobre automutilação
- Menciona pensamentos de suicídio
Ligue também se notar sinais de depressão ou ansiedade.
Adolescentes - estresse; Ansiedade - lidar com o estresse
Associação Americana de Psicologia. Os adolescentes estão adotando hábitos de estresse de adultos? www.apa.org/news/press/releases/stress/2013/stress-report.pdf. Atualizado em fevereiro de 2014. Acessado em 26 de outubro de 2020.
Associação Americana de Psicologia. Como ajudar crianças e adolescentes a controlar o estresse. www.apa.org/topics/child-development/stress. Atualizado em 24 de outubro de 2019. Acessado em 26 de outubro de 2020.
Katzman DK, Joffe A. Adolescent medicine. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Medicina Cecil de Goldman. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 14.
Holland-Hall CM. Desenvolvimento físico e social do adolescente. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 132.
- Estresse
- Saúde Mental do Adolescente