Momento da amamentação
Pode levar de 2 a 3 semanas para você e seu bebê iniciarem a rotina de amamentação.
Amamentar um bebê sob demanda é um trabalho exaustivo e em tempo integral. Seu corpo precisa de energia para produzir leite suficiente. Certifique-se de comer bem, descansar e dormir. Cuide bem de si mesma para que possa cuidar bem do seu bebê.
Se seus seios ficarem inchados:
- Seus seios ficarão inchados e doloridos 2 a 3 dias após o parto.
- Você precisará amamentar seu bebê com freqüência para aliviar a dor.
- Bombeie seus seios se você falhar uma mamada ou se a mamada não aliviar a dor.
- Converse com seu médico se seus seios não melhorarem após 1 dia.
Durante o primeiro mês:
- A maioria dos bebês amamenta a cada 1 hora e meia a 2 horas e meia, dia e noite.
- Os bebês digerem o leite materno mais rapidamente do que a fórmula. Bebês que amamentam precisam comer com frequência.
Durante surtos de crescimento:
- Seu bebê terá um surto de crescimento por volta das 2 semanas e, em seguida, aos 2, 4 e 6 meses.
- Seu bebê vai querer muito mamar. Esta amamentação frequente aumentará seu suprimento de leite e permitirá o crescimento normal. Seu bebê pode mamar a cada 30 a 60 minutos e permanecer na mama por períodos mais longos.
- A amamentação frequente para surtos de crescimento é temporária. Após alguns dias, seu suprimento de leite aumentará para fornecer leite suficiente a cada mamada. Então, seu bebê comerá com menos frequência e por períodos mais curtos de tempo.
Algumas mães param de amamentar durante os primeiros dias ou semanas porque temem não estar produzindo leite suficiente. Pode parecer que seu bebê está sempre com fome. Você não sabe quanto leite seu bebê está bebendo, então você se preocupa.
Saiba que seu bebê mamará muito quando houver uma necessidade maior de leite materno. Esta é uma maneira natural de o bebê e a mãe trabalharem juntos para garantir que haja leite suficiente.
Resista a suplementar a dieta do seu bebê com fórmulas infantis nas primeiras 4 a 6 semanas.
- Seu corpo responderá ao seu bebê e produzirá leite suficiente.
- Quando você suplementa com fórmula e amamenta menos, seu corpo não sabe como aumentar o suprimento de leite.
Você sabe que seu bebê está comendo o suficiente se ele:
- Enfermeiros a cada 2 a 3 horas
- Tem 6 a 8 fraldas realmente molhadas por dia
- Está ganhando peso (cerca de 1 libra ou 450 gramas por mês)
- Faz ruídos ao engolir enquanto amamenta
A frequência da alimentação diminui com a idade, à medida que o bebê come mais a cada mamada. NÃO desanime. Eventualmente, você será capaz de fazer mais do que dormir e mamar.
Você pode descobrir que manter seu bebê no mesmo quarto que você, ou em um quarto próximo, o ajuda a descansar melhor. Você pode usar uma babá eletrônica para ouvir seu bebê chorar.
- Algumas mães gostam que seus bebês durmam ao lado deles em um berço. Eles podem mamar na cama e devolver o bebê ao berço.
- Outras mães preferem que seu bebê durma em um quarto separado. Eles amamentam em uma cadeira e devolvem o bebê ao berço.
A Academia Americana de Pediatria recomenda que você não durma com seu bebê.
- Devolva o bebê ao berço ou ao moisés quando a amamentação terminar.
- NÃO traga o seu bebê para a cama se estiver muito cansado ou se estiver tomando remédios que te deixem com muito sono.
Espere que seu bebê mame muito à noite quando você voltar ao trabalho.
Amamentar à noite é bom para os dentes do seu bebê.
- Se seu bebê está bebendo bebidas açucaradas e amamentando, ele pode ter problemas de cárie dentária. NÃO dê ao seu bebê bebidas açucaradas, especialmente perto da hora de dormir.
- A alimentação com fórmula à noite pode causar cáries.
Seu bebê pode ser agitado e mamar muito no final da tarde e à noite. Você e seu bebê estão mais cansados a esta hora do dia. Resista a dar uma mamadeira ao seu bebê. Isso diminuirá seu suprimento de leite a essa hora do dia.
Os movimentos intestinais do seu bebê (fezes) durante os primeiros 2 dias serão pretos e semelhantes a alcatrão (pegajosos e moles).
Amamente frequentemente durante os primeiros 2 dias para eliminar as fezes pegajosas das entranhas do seu bebê.
As fezes tornam-se então amareladas e com caroço. Isso é normal para um bebê amamentado e não é diarreia.
Durante o primeiro mês, seu bebê pode evacuar após cada mamada. NÃO se preocupe se seu bebê defecar após cada mamada ou a cada 3 dias, contanto que o padrão seja regular e seu bebê esteja ganhando peso.
Padrão de amamentação; Freqüência de enfermagem
Newton ER. Lactação e amamentação. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2017: cap 24.
Valentine CJ, Wagner CL. Manejo nutricional da díade de amamentação. Pediatr Clin North Am. 2013; 60 (1): 261-274. PMID: 23178069 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23178069.