Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Quando um tratamento contra o câncer não funciona, há chance de um segundo tratamento funcionar?
Vídeo: Quando um tratamento contra o câncer não funciona, há chance de um segundo tratamento funcionar?

O câncer às vezes pode causar dor. Essa dor pode vir do próprio câncer ou dos tratamentos para o câncer.

O tratamento da dor deve fazer parte do tratamento geral do câncer. Você tem o direito de receber tratamento para a dor oncológica. Existem muitos medicamentos e outros tratamentos que podem ajudar. Se você sentir alguma dor, converse com seu médico sobre suas opções.

A dor do câncer pode ter algumas causas diferentes:

  • O cancer. Quando um tumor cresce, pode pressionar nervos, ossos, órgãos ou a medula espinhal, causando dor.
  • Exames médicos. Alguns exames médicos, como biópsia ou exame de medula óssea, podem causar dor.
  • Tratamento. Muitos tipos de tratamentos contra o câncer podem causar dor, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

A dor de cada pessoa é diferente. Sua dor pode variar de leve a forte e pode durar apenas um curto período de tempo ou continuar por um longo tempo.

Muitas pessoas com câncer não recebem tratamento suficiente para a dor. Isso pode ser porque eles não querem tomar remédios para dor ou acham que não vão ajudar. Mas tratar a dor faz parte do tratamento do câncer. Você deve receber tratamento para a dor da mesma forma que faria para qualquer outro efeito colateral.


Controlar a dor também pode ajudá-lo a se sentir melhor em geral. O tratamento pode ajudá-lo:

  • Dormir melhor
  • Seja mais ativo
  • Quer comer
  • Sinta menos estresse e depressão
  • Melhore a sua vida sexual

Algumas pessoas têm medo de tomar remédios para dor porque acham que ficarão viciadas. Com o tempo, seu corpo pode desenvolver tolerância a medicamentos para a dor. Isso significa que você pode precisar de mais para tratar sua dor. Isso é normal e também pode acontecer com outros medicamentos. Isso não significa que você está viciado. Contanto que você esteja tomando o medicamento conforme prescrito pelo seu médico, você tem poucas chances de se tornar um viciado.

Para garantir que você receba o tratamento certo para sua dor, é importante ser o mais honesto possível com seu médico. Você vai querer dizer ao seu provedor:

  • Qual é a sensação da sua dor (dolorosa, opaca, latejante, constante ou aguda)
  • Onde você sente a dor
  • Quanto tempo dura a dor
  • Como é forte
  • Se há uma hora do dia, parece melhor ou pior
  • Se houver mais alguma coisa que o faça sentir melhor ou pior
  • Se a sua dor o impede de fazer qualquer atividade

Seu provedor pode pedir que você avalie sua dor usando uma escala ou gráfico. Pode ser útil manter um diário da dor para ajudar a controlá-la. Você também pode acompanhar quando toma remédios para as dores e o quanto eles ajudam. Isso ajudará o seu provedor a saber se o medicamento está funcionando bem.


Existem três tipos principais de medicamentos para a dor oncológica. Seu provedor trabalhará com você para encontrar um medicamento que funcione melhor para você, com o mínimo de efeitos colaterais. Em geral, você começará com a menor quantidade de medicamento com o mínimo de efeitos colaterais que aliviem sua dor. Se um medicamento não funcionar, seu provedor pode sugerir outro. Pode demorar um pouco para encontrar o medicamento certo e a dose certa para você.

  • Analgésicos não opióides. Esses medicamentos incluem paracetamol (Tylenol) e antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin, outros) e naproxeno (Aleve). Eles são os melhores para tratar a dor leve a moderada. Você pode comprar a maioria desses medicamentos sem receita.
  • Opioides ou narcóticos. Estes são medicamentos mais fortes, usados ​​para tratar dores moderadas a fortes. Você precisa ter uma receita para tomá-los. Alguns opioides comuns incluem codeína, fentanil, morfina e oxicodona. Você pode tomar esses medicamentos além de outros analgésicos.
  • Outros tipos de medicamentos. Seu provedor pode prescrever outros medicamentos para ajudar com sua dor. Estes podem incluir anticonvulsivantes ou antidepressivos para dores nos nervos ou esteróides para tratar a dor causada pelo inchaço.

É importante tomar o seu medicamento para dor exatamente como o seu provedor lhe disse. Aqui estão algumas dicas para obter o máximo de seu remédio para dor:


  • Informe o seu provedor sobre todos os outros medicamentos que você está tomando. Alguns medicamentos para a dor podem interagir com outros medicamentos.
  • Não pule doses ou tente ir mais longe entre as doses. A dor é mais fácil de tratar quando você a trata precocemente. Não espere até que a dor seja forte antes de tomar o seu medicamento. Isso pode tornar a sua dor mais difícil de tratar e fazer com que você precise de doses maiores.
  • Não pare de tomar o medicamento sozinho. Informe o seu provedor se você tiver efeitos colaterais ou outros problemas. Seu provedor pode ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com os efeitos colaterais ou outros problemas. Se os efeitos colaterais forem muito graves, pode ser necessário tentar outro medicamento.
  • Informe o seu provedor se o medicamento não estiver funcionando. Eles podem aumentar a sua dose, fazer com que você tome mais frequentemente ou tente outro medicamento.

Em alguns casos, seu provedor pode sugerir outro tipo de tratamento para sua dor oncológica. Algumas opções incluem:

  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). TENS é uma corrente elétrica leve que pode ajudar a aliviar a dor. Você o coloca na parte do corpo onde sente dor.
  • Bloqueio nervoso. Este é um tipo especial de analgésico injetado ao redor ou dentro de um nervo para aliviar a dor.
  • Remoção por radiofrequência. As ondas de rádio aquecem regiões do tecido nervoso para ajudar a aliviar a dor.
  • Radioterapia. Este tratamento pode reduzir o tumor que está causando dor.
  • Quimioterapia. Esses medicamentos também podem encolher um tumor para reduzir a dor.
  • Cirurgia. Seu provedor pode usar a cirurgia para remover um tumor que está causando dor. Em alguns casos, um tipo de cirurgia cerebral pode cortar os nervos que transmitem mensagens de dor ao cérebro.
  • Tratamentos complementares ou alternativos. Você também pode optar por tentar tratamentos como acupuntura, quiropraxia, meditação ou biofeedback para ajudar a tratar sua dor. Na maioria dos casos, as pessoas usam esses métodos além de medicamentos ou outros tipos de analgésicos.

Paliativo - dor oncológica

Nesbit S, Browner I, Grossman SA. Dor relacionada ao câncer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 37.

Site do National Cancer Institute. Dor oncológica (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects/pain/pain-hp-pdq. Atualizado em 3 de setembro de 2020. Acessado em 24 de outubro de 2020.

Scarborough BM, Smith CB. Tratamento ideal da dor para pacientes com câncer na era moderna. CA Cancer J Clin. 2018; 68 (3): 182-196. PMID: 29603142 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29603142/.

  • Câncer - Vivendo com Câncer

Nós Recomendamos

Este intenso treino de corpo inteiro queimará uma tonelada de calorias

Este intenso treino de corpo inteiro queimará uma tonelada de calorias

Não há nada melhor do que morder um hambúrguer uculento, comer alguma batata frita e engolir com um milk hake cremo o. Ma a montanha de caloria que vem com ele ? Ehh, não tão ...
Pode ficar Paleo fazer você adoecer?

Pode ficar Paleo fazer você adoecer?

Para Ryan Brady, mudar para a Dieta Paleo foi um movimento de e perado.Na faculdade, ela foi diagno ticada com a doença de Lyme e um efeito colateral foi o can aço grave. Além di o, ape...