Autor: William Ramirez
Data De Criação: 18 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
TENDINITE DO CALCÂNEO - Tratamento e Exercícios Domiciliares
Vídeo: TENDINITE DO CALCÂNEO - Tratamento e Exercícios Domiciliares

Quando você usa excessivamente o tendão de Aquiles, ele pode ficar inchado e dolorido perto da planta do pé e causar dor no calcanhar. Isso é chamado de tendinite de Aquiles.

O tendão de Aquiles conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Juntos, eles o ajudam a empurrar o calcanhar do chão quando você fica na ponta dos pés. Você usa esses músculos e o tendão de Aquiles ao caminhar, correr e pular.

A dor no calcanhar é mais frequentemente devido ao uso excessivo do pé. Raramente é causado por uma lesão.

A tendinite devido ao uso excessivo é mais comum em pessoas mais jovens. Pode ocorrer em caminhantes, corredores ou outros atletas.

A tendinite por artrite é mais comum em adultos de meia-idade ou mais velhos. Um esporão ou crescimento ósseo pode se formar na parte de trás do osso do calcanhar. Isso pode irritar o tendão de Aquiles e causar dor e inchaço.

Você pode sentir dor no calcanhar ao longo do tendão ao caminhar ou correr. Sua dor e rigidez podem aumentar pela manhã. O tendão pode doer ao toque. A área pode estar quente e inchada.


Você também pode ter problemas para ficar em um dedo do pé e mover o pé para cima e para baixo.

Seu médico examinará seu pé. Você pode fazer um raio-X ou uma ressonância magnética para verificar se há problemas nos ossos ou no tendão de Aquiles.

Siga estas etapas para aliviar os sintomas e ajudar a curar sua lesão:

  • Aplique gelo sobre o tendão de Aquiles por 15 a 20 minutos, 2 a 3 vezes por dia. Use uma bolsa de gelo embrulhada em um pano. NÃO aplique gelo diretamente na pele.
  • Tome analgésicos, como aspirina, ibuprofeno (Advil ou Motrin) ou naproxeno (Aleve, Naprosyn) para diminuir a inflamação e a dor.
  • Use uma bota de caminhada ou elevadores de salto, se recomendado pelo seu provedor.

Fale com o seu provedor antes de usar medicamentos para a dor se você tiver doença cardíaca, pressão alta, doença renal ou já teve úlceras estomacais ou hemorragia interna. NÃO tome mais do que a quantidade recomendada no frasco ou pelo seu provedor.

Para permitir que o tendão cicatrize, você deve interromper ou diminuir as atividades que causam dor, como correr ou pular.


  • Faça atividades que não tensionem o tendão, como nadar ou andar de bicicleta.
  • Ao caminhar ou correr, escolha superfícies macias e lisas. Evite colinas.
  • Aumente gradualmente a quantidade de atividade que você faz.

Seu provedor pode fornecer exercícios para alongar e fortalecer os músculos e tendões.

  • Os exercícios de amplitude de movimento o ajudarão a recuperar o movimento em todas as direções.
  • Faça exercícios suavemente. NÃO estique demais, o que pode causar lesões no tendão de Aquiles.
  • Os exercícios de fortalecimento ajudarão a prevenir o reaparecimento da tendinite.

Se seus sintomas não melhorarem com o autocuidado em 2 semanas, consulte seu médico. Se sua lesão não sarar com os cuidados pessoais, talvez você precise consultar um fisioterapeuta.

Ter tendinite coloca você em risco de ruptura do tendão de Aquiles. Você pode ajudar a prevenir outros problemas acompanhando os exercícios de alongamento e fortalecimento para manter o pé flexível e forte.

Você deve ligar para o seu provedor:


  • Se seus sintomas não melhorarem ou piorarem
  • Você nota uma dor aguda no tornozelo
  • Você tem dificuldade para andar ou ficar em pé

Brotzman SB. Tendinopatia de Aquiles. In: Giangarra CE, Manske RC, eds. Reabilitação Clínica Ortopédica: Uma Abordagem de Equipe. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 44.

Grear BJ. Distúrbios de tendões e fáscias e pés planos em adolescentes e adultos. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 82.

Irwin TA. Lesões dos tendões do pé e tornozelo. In: Miller MD, Thompson SR. eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 118.

Silverstein JA, Moeller JL, Hutchinson MR. Problemas comuns em ortopedia. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 30.

  • Lesões e distúrbios do calcanhar
  • Tendinite

Popular Hoje

Faciais de drenagem linfática: a mais recente arma contra a pele inchada e opaca

Faciais de drenagem linfática: a mais recente arma contra a pele inchada e opaca

O itema linfático é uma parte crucial do eu itema imunológico. Atravé de uma rede de centena de gânglio linfático, ele drena o líquido chamado linfa para er tranport...
Os 8 melhores remédios para coceira

Os 8 melhores remédios para coceira

O prurido, também conhecido como "prurido", pode er mai do que um pequeno aborrecimento. Pode cauar muito deconforto e até e tornar uma ditração. Você pode etar e pe...