Daltonismo
O daltonismo é a incapacidade de ver algumas cores da maneira usual.
O daltonismo ocorre quando há um problema com os pigmentos em certas células nervosas do olho que detectam a cor. Essas células são chamadas de cones. Eles são encontrados na camada de tecido sensível à luz na parte posterior do olho, chamada retina.
Se apenas um pigmento estiver faltando, você pode ter problemas para distinguir entre vermelho e verde. Este é o tipo mais comum de daltonismo. Se um pigmento diferente estiver faltando, você pode ter problemas para ver as cores amarelo-azuladas. Pessoas com daltonismo azul-amarelo costumam ter problemas para enxergar vermelhos e verdes também.
A forma mais grave de daltonismo é a acromatopsia. Esta é uma condição rara em que uma pessoa não consegue ver nenhuma cor, apenas tons de cinza.
A maior parte do daltonismo se deve a um problema genético. Cerca de 1 em cada 10 homens tem alguma forma de daltonismo. Muito poucas mulheres são daltônicas.
A droga hidroxicloroquina (Plaquenil) também pode causar daltonismo. É usado para tratar a artrite reumatóide e outras condições.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:
- Problemas para ver as cores e o brilho das cores da maneira usual
- Incapacidade de dizer a diferença entre tons de cores iguais ou semelhantes
Freqüentemente, os sintomas são tão leves que as pessoas podem não saber que são daltônicas. Um pai pode notar sinais de daltonismo quando uma criança está aprendendo cores pela primeira vez.
Em casos graves, podem ocorrer movimentos oculares rápidos de um lado para o outro (nistagmo) e outros sintomas.
Seu médico ou oftalmologista pode verificar sua visão das cores de várias maneiras. O teste para daltonismo é uma parte comum de um exame oftalmológico.
Não há tratamento conhecido. Lentes de contato e óculos especiais podem ajudar pessoas com daltonismo a diferenciar cores semelhantes.
O daltonismo é uma condição vitalícia. A maioria das pessoas consegue se ajustar a isso.
Pessoas daltônicas podem não conseguir um emprego que requeira a capacidade de ver as cores com precisão. Por exemplo, eletricistas, pintores e designers de moda precisam ser capazes de ver as cores com precisão.
Ligue para seu médico ou oftalmologista se achar que você (ou seu filho) pode ser daltonismo.
Deficiência de cor; Cegueira - cor
Baldwin AN, Robson AG, Moore AT, Duncan JL.Anormalidades da função da haste e do cone. In: Schachat AP, Sadda SVR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 46.
Crouch ER, Crouch ER, Grant TR. Oftalmologia. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 17.
Wiggs JL. Genética molecular de distúrbios oculares selecionados. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 1.2.