Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 11 Abril 2025
Anonim
O Mito Das Gorduras SATURADAS!
Vídeo: O Mito Das Gorduras SATURADAS!

A gordura saturada é um tipo de gordura dietética. É uma das gorduras prejudiciais à saúde, junto com a gordura trans. Essas gorduras costumam ser sólidas em temperatura ambiente. Alimentos como manteiga, óleo de palma e de coco, queijo e carne vermelha têm grandes quantidades de gordura saturada.

O excesso de gordura saturada na dieta pode causar doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

As gorduras saturadas são prejudiciais à saúde de várias maneiras:

Risco de doença cardíaca. Seu corpo precisa de gorduras saudáveis ​​para energia e outras funções. Mas muita gordura saturada pode fazer com que o colesterol se acumule nas artérias (vasos sanguíneos). As gorduras saturadas aumentam o colesterol LDL (mau). O colesterol LDL alto aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

Ganho de peso. Muitos alimentos ricos em gordura, como pizza, assados ​​e frituras, têm muita gordura saturada. Comer muita gordura pode adicionar calorias extras à sua dieta e fazer com que você ganhe peso. Todas as gorduras contêm 9 calorias por grama de gordura. Isso é mais do que o dobro da quantidade encontrada em carboidratos e proteínas.


Cortar alimentos ricos em gordura pode ajudar a manter o peso sob controle e a manter o coração saudável. Manter um peso saudável pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

A maioria dos alimentos contém uma combinação de diferentes gorduras. É melhor você escolher alimentos ricos em gorduras mais saudáveis, como gorduras mono e poliinsaturadas. Essas gorduras tendem a ser líquidas à temperatura ambiente.

Quanto você deve receber todos os dias? Aqui estão as recomendações das Diretrizes Alimentares para Americanos de 2015-2020:

  • Você não deve obter mais do que 25% a 30% de suas calorias diárias de gorduras.
  • Você deve limitar a gordura saturada a menos de 10% de suas calorias diárias.
  • Para reduzir ainda mais o risco de doenças cardíacas, limite as gorduras saturadas a menos de 7% do total de calorias diárias.
  • Para uma dieta de 2.000 calorias, isso é 140 a 200 calorias ou 16 a 22 gramas (g) de gorduras saturadas por dia. Por exemplo, apenas 1 fatia de bacon cozido contém cerca de 9 g de gordura saturada.
  • Se você tem doença cardíaca ou colesterol alto, seu médico pode pedir-lhe para limitar ainda mais a gordura saturada.

Todos os alimentos embalados têm um rótulo nutricional que inclui o teor de gordura. Ler os rótulos dos alimentos pode ajudá-lo a controlar a quantidade de gordura saturada que você ingere.


Verifique a gordura total em 1 porção. Além disso, verifique a quantidade de gordura saturada em uma porção. Em seguida, some quantas porções você come.

Como um guia, ao comparar ou ler rótulos:

  • 5% do valor diário de gorduras e colesterol é baixo
  • 20% do valor diário de gorduras é alto

Escolha alimentos com baixas quantidades de gordura saturada e gordura trans.

Muitos restaurantes de fast food também fornecem informações nutricionais em seus menus. Se você NÃO o vir postado, pergunte ao seu servidor. Você também pode encontrá-lo no site do restaurante.

As gorduras saturadas são encontradas em todos os alimentos de origem animal e em algumas fontes vegetais.

Os seguintes alimentos podem ser ricos em gorduras saturadas. Muitos deles também são pobres em nutrientes e têm calorias extras de açúcar:

  • Produtos de padaria (bolo, donuts, dinamarquês)
  • Alimentos fritos (frango frito, frutos do mar fritos, batatas fritas)
  • Carnes gordurosas ou processadas (bacon, salsicha, frango com pele, cheeseburger, bife)
  • Laticínios integrais (manteiga, sorvete, pudim, queijo, leite integral)
  • Gorduras sólidas, como óleo de coco, palma e óleos de palmiste (encontrados em alimentos embalados)

Aqui estão alguns exemplos de itens alimentares populares com o teor de gordura saturada em uma porção típica:


  • 12 onças (onças), ou 340 g, bife - 20 g
  • Cheeseburger - 10 g
  • Batido de baunilha - 8 g
  • 1 colher de sopa (15 mL) de manteiga - 7 g

É bom mimar-se com esses tipos de alimentos de vez em quando. Mas, é melhor limitar a frequência com que você os come e limitar o tamanho das porções ao fazê-lo.

Você pode cortar a quantidade de gordura saturada que ingere substituindo alimentos mais saudáveis ​​por opções menos saudáveis. Substitua os alimentos ricos em gorduras saturadas por alimentos que contenham gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Aqui está como começar:

  • Substitua as carnes vermelhas por frango ou peixe sem pele alguns dias por semana.
  • Use canola ou azeite de oliva em vez de manteiga e outras gorduras sólidas.
  • Substitua os laticínios integrais por leite desnatado ou desnatado, iogurte e queijo.
  • Coma mais frutas, vegetais, grãos inteiros e outros alimentos com pouca ou nenhuma gordura saturada.

Colesterol - gordura saturada; Aterosclerose - gordura saturada; Endurecimento das artérias - gordura saturada; Hiperlipidemia - gordura saturada; Hipercolesterolemia - gordura saturada; Doença da artéria coronária - gordura saturada; Doença cardíaca - gordura saturada; Doença arterial periférica - gordura saturada; PAD - gordura saturada; AVC - gordura saturada; CAD - gordura saturada; Dieta saudável para o coração - gordura saturada

Chowdhury R, ​​Warnakula S, Kunutsor S, et al. Associação de ácidos graxos dietéticos, circulantes e suplementos com risco coronariano: uma revisão sistemática e meta-análise. Ann Intern Med. 2014; 160 (6): 398-406. PMID: 24723079 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24723079/.

Eckel RH, Jakicic JM, Ard JD, et al. Diretriz da AHA / ACC de 2013 sobre a gestão do estilo de vida para reduzir o risco cardiovascular: um relatório do American College of Cardiology American / Heart Association Task Force on Practice Guidelines. J Am Coll Cardiol. 2014; 63 (25 Pt B): 2960-2984. PMID: 24239922 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24239922/.

Hensrud DD, Heimburger DC. Interface da nutrição com saúde e doença. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 202.

Mozaffarian D. Nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.

Departamento de Agricultura dos EUA; Site do Serviço de Pesquisa Agrícola. FoodData Central, 2019. fdc.nal.usda.gov. Acessado em 1 de julho de 2020.

Departamento de Agricultura dos EUA e Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Diretrizes dietéticas para americanos, 2020-2025. 9ª ed. www.dietaryguidelines.gov/sites/default/files/2020-12/Dietary_Guidelines_for_Americans_2020-2025.pdf. Atualizado em dezembro de 2020. Acessado em 25 de janeiro de 2021.

  • Gorduras dietéticas
  • Como diminuir o colesterol com dieta

Posts Fascinantes

7 perguntas a fazer ao seu dermatologista sobre como lidar com o eczema grave

7 perguntas a fazer ao seu dermatologista sobre como lidar com o eczema grave

vião globale você continuar a ter crie de eczema grave, apear de uar medicamento tópico ou orai, é hora de ter uma convera éria com eu médico.Eczema, ou dermatite at...
O que você precisa saber se tiver ataques de pânico ao dirigir

O que você precisa saber se tiver ataques de pânico ao dirigir

Ataque de pânico, ou breve período de medo extremo, podem er autadore, não importa quando acontecem, ma podem er epecialmente preocupante e acontecerem enquanto você etá dirig...