Fatos sobre gorduras saturadas
A gordura saturada é um tipo de gordura dietética. É uma das gorduras prejudiciais à saúde, junto com a gordura trans. Essas gorduras costumam ser sólidas em temperatura ambiente. Alimentos como manteiga, óleo de palma e de coco, queijo e carne vermelha têm grandes quantidades de gordura saturada.
O excesso de gordura saturada na dieta pode causar doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
As gorduras saturadas são prejudiciais à saúde de várias maneiras:
Risco de doença cardíaca. Seu corpo precisa de gorduras saudáveis para energia e outras funções. Mas muita gordura saturada pode fazer com que o colesterol se acumule nas artérias (vasos sanguíneos). As gorduras saturadas aumentam o colesterol LDL (mau). O colesterol LDL alto aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.
Ganho de peso. Muitos alimentos ricos em gordura, como pizza, assados e frituras, têm muita gordura saturada. Comer muita gordura pode adicionar calorias extras à sua dieta e fazer com que você ganhe peso. Todas as gorduras contêm 9 calorias por grama de gordura. Isso é mais do que o dobro da quantidade encontrada em carboidratos e proteínas.
Cortar alimentos ricos em gordura pode ajudar a manter o peso sob controle e a manter o coração saudável. Manter um peso saudável pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
A maioria dos alimentos contém uma combinação de diferentes gorduras. É melhor você escolher alimentos ricos em gorduras mais saudáveis, como gorduras mono e poliinsaturadas. Essas gorduras tendem a ser líquidas à temperatura ambiente.
Quanto você deve receber todos os dias? Aqui estão as recomendações das Diretrizes Alimentares para Americanos de 2015-2020:
- Você não deve obter mais do que 25% a 30% de suas calorias diárias de gorduras.
- Você deve limitar a gordura saturada a menos de 10% de suas calorias diárias.
- Para reduzir ainda mais o risco de doenças cardíacas, limite as gorduras saturadas a menos de 7% do total de calorias diárias.
- Para uma dieta de 2.000 calorias, isso é 140 a 200 calorias ou 16 a 22 gramas (g) de gorduras saturadas por dia. Por exemplo, apenas 1 fatia de bacon cozido contém cerca de 9 g de gordura saturada.
- Se você tem doença cardíaca ou colesterol alto, seu médico pode pedir-lhe para limitar ainda mais a gordura saturada.
Todos os alimentos embalados têm um rótulo nutricional que inclui o teor de gordura. Ler os rótulos dos alimentos pode ajudá-lo a controlar a quantidade de gordura saturada que você ingere.
Verifique a gordura total em 1 porção. Além disso, verifique a quantidade de gordura saturada em uma porção. Em seguida, some quantas porções você come.
Como um guia, ao comparar ou ler rótulos:
- 5% do valor diário de gorduras e colesterol é baixo
- 20% do valor diário de gorduras é alto
Escolha alimentos com baixas quantidades de gordura saturada e gordura trans.
Muitos restaurantes de fast food também fornecem informações nutricionais em seus menus. Se você NÃO o vir postado, pergunte ao seu servidor. Você também pode encontrá-lo no site do restaurante.
As gorduras saturadas são encontradas em todos os alimentos de origem animal e em algumas fontes vegetais.
Os seguintes alimentos podem ser ricos em gorduras saturadas. Muitos deles também são pobres em nutrientes e têm calorias extras de açúcar:
- Produtos de padaria (bolo, donuts, dinamarquês)
- Alimentos fritos (frango frito, frutos do mar fritos, batatas fritas)
- Carnes gordurosas ou processadas (bacon, salsicha, frango com pele, cheeseburger, bife)
- Laticínios integrais (manteiga, sorvete, pudim, queijo, leite integral)
- Gorduras sólidas, como óleo de coco, palma e óleos de palmiste (encontrados em alimentos embalados)
Aqui estão alguns exemplos de itens alimentares populares com o teor de gordura saturada em uma porção típica:
- 12 onças (onças), ou 340 g, bife - 20 g
- Cheeseburger - 10 g
- Batido de baunilha - 8 g
- 1 colher de sopa (15 mL) de manteiga - 7 g
É bom mimar-se com esses tipos de alimentos de vez em quando. Mas, é melhor limitar a frequência com que você os come e limitar o tamanho das porções ao fazê-lo.
Você pode cortar a quantidade de gordura saturada que ingere substituindo alimentos mais saudáveis por opções menos saudáveis. Substitua os alimentos ricos em gorduras saturadas por alimentos que contenham gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Aqui está como começar:
- Substitua as carnes vermelhas por frango ou peixe sem pele alguns dias por semana.
- Use canola ou azeite de oliva em vez de manteiga e outras gorduras sólidas.
- Substitua os laticínios integrais por leite desnatado ou desnatado, iogurte e queijo.
- Coma mais frutas, vegetais, grãos inteiros e outros alimentos com pouca ou nenhuma gordura saturada.
Colesterol - gordura saturada; Aterosclerose - gordura saturada; Endurecimento das artérias - gordura saturada; Hiperlipidemia - gordura saturada; Hipercolesterolemia - gordura saturada; Doença da artéria coronária - gordura saturada; Doença cardíaca - gordura saturada; Doença arterial periférica - gordura saturada; PAD - gordura saturada; AVC - gordura saturada; CAD - gordura saturada; Dieta saudável para o coração - gordura saturada
Chowdhury R, Warnakula S, Kunutsor S, et al. Associação de ácidos graxos dietéticos, circulantes e suplementos com risco coronariano: uma revisão sistemática e meta-análise. Ann Intern Med. 2014; 160 (6): 398-406. PMID: 24723079 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24723079/.
Eckel RH, Jakicic JM, Ard JD, et al. Diretriz da AHA / ACC de 2013 sobre a gestão do estilo de vida para reduzir o risco cardiovascular: um relatório do American College of Cardiology American / Heart Association Task Force on Practice Guidelines. J Am Coll Cardiol. 2014; 63 (25 Pt B): 2960-2984. PMID: 24239922 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24239922/.
Hensrud DD, Heimburger DC. Interface da nutrição com saúde e doença. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 202.
Mozaffarian D. Nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.
Departamento de Agricultura dos EUA; Site do Serviço de Pesquisa Agrícola. FoodData Central, 2019. fdc.nal.usda.gov. Acessado em 1 de julho de 2020.
Departamento de Agricultura dos EUA e Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Diretrizes dietéticas para americanos, 2020-2025. 9ª ed. www.dietaryguidelines.gov/sites/default/files/2020-12/Dietary_Guidelines_for_Americans_2020-2025.pdf. Atualizado em dezembro de 2020. Acessado em 25 de janeiro de 2021.
- Gorduras dietéticas
- Como diminuir o colesterol com dieta